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Contato Comercial

Motivos que levaram a empresa a buscar a OpServices:

Motivos que levaram a empresa a nos procurar:

Tornar “observável” o processo
da fabricação de papel;

Visão centralizada dos
KPIs, notificação e alerta de causa raiz;

Know-how em projetos com
infraestruturas complexas e híbridas.

Monitoração do Ambiente

Com a evolução do ambiente de TI da empresa, foi se tornando necessário a realização de checagens mais avançadas, especialmente para os ambientes em Cloud como para AWS, Azure, Kafka, Kubernetes, Bus IP, SAP (SOA Manager), Prometheus, SICP, Bancos de dados SQL Server e Oracle, Golden Gate, Service Bus, CloudWatch, gerenciador de filas Kiwi, entre outras tecnologias.

O projeto buscou a monitoração de um ambiente de tecnologia complexo e híbrido. O objetivo central do cliente era ter a visibilidade geral do funcionamento dos seus componentes e saber quando algum estava apresentando problemas.

Contamos com um diagrama trazido pelo cliente, com o desenho da estrutura de todo o proceso de negócio. O objetivo era se ter clareza da saúde do processo, um passo após o outro, como uma “esteira” de produção. Para isso, criamos o dashboard abaixo, atualizado de minuto a minuto.

Além deste painel, também criamos toda uma infraestrutura de catálogos de serviços que se apoiam entre si, cruzando informações de monitoramento para verificar todos os componentes do processo, garantindo seu pleno funcionamento.

Cada uma das plantas tinha seu próprio dashboard, onde era exibido uma composição geral dos itens principais para o processo de observabilidade do sistema como Kafka (gerenciador de filas), bancos de dados de integração, OMP/TIPS/SRP e SAP. Cada tecnologia tinha seu próprio dashboard que podia ser visualizado por meio de drill-drop.

Benefícios e resultados alcançados

Benefícios e resultados

Entre os principais benefícios alcançados após a implementação do projeto, se destaca a visibilidade completa do funcionamento dos componentes que dão sustentação ao processo de produção e a rápida identificação de onde está ocorrendo algum problema.

Até o atual momento já foram desenvolvidos 168 dashboards, contemplando visões macro e micro do andamento do negócio para se ter a visão do rastreamento de possíveis falhas e de onde elas estariam surgindo. Ao todo, foram criados mais de 660 catálogos de serviço, sendo que cerca de 460 destes foram destinados à questão das plantas que se conectam entre si.

Leia o Case completo