Gerenciamento de TI

OpMon 6.1 – Monitoramento de infraestrutura de TI e Negócio

O OpMon ajuda você a acompanhar, em tempo real, o desempenho das atividades da empresa e seus resultados. Gera relatórios de disponibilidade, capacidade e performance, SLA, SLM, entre outros. Permite a diminuição dos gastos com profissionais especializados e a redução no prejuízo/hora oriundo de falhas nos sistemas.

 

OpMon: Gerencimanto de TI e Processos de Negócios

 
É uma plataforma completa para a governança de TI e Telecom, monitoramento dos processos de negócios e gerenciamento de redes e sistemas. Monitora qualquer tipo de dispositivo que gere dados como: servidores, switches, banco de dados, link de internet, câmeras de vigilância, aplicações, entre outros.

Além da visão de toda a infraestrutura do ambiente de TI, o OpMon possui diversos módulos que fornecem visões diferenciadas para o melhor acompanhamento do negócio. Uma dessas visões são os dashboards que fornecem uma visão centralizada e permitem que as empresas se antecipem aos problemas e resolvam os problemas antes que os usuários reclamem. Veja abaixo um exemplo de visão de negócio de unidades dos ambientes de uma empresa da região sul com indicadores de negócios:

 
Dashboard CPU

 

Principais diferenciais competitivos

  • Relatórios sobre impacto financeiro, disponibilidade e plano de capacidade com previsão futura;
  • Flexibilidade para desenvolvimento de novos recursos adequados a realidade de cada empresa;
  • Dashboards (editáveis) que apresentam todas as informações relevantes em uma única tela;
  • Visão centralizada para indicadores de negócio, gestão e infraestrutura de TI;
  • Integra-se com diferentes soluções. Ex: Service Desk, ERP, Inventário, etc.;
  • Monitoramento da experiência do usuário;
  • Suporte local e em português.

 

O que pode ser monitorado?

O OpMon possibilita a monitoração de qualquer tipo de dispositivo que gere dados como, por exemplo: redes (roteadores, switches, etc); servidores e sistemas operacionais; web, ftp e e-mails; banco de dados e máquinas virtuais; impressoras e no-breaks; storages; NFe e processos de negócios; entre outros.

 
Assista ao vídeo que explica como o OpMon pode ajudar a sua empresa:
 

 

Quais são os principais recursos/features?

  • Console gráfica para configurações;
  • Gerenciamento de disponibilidade (SLA/ANS);
  • Gerenciamento de nível de serviço (SLM/GNS);
  • Cortes de tempo para geração de relatórios;
  • Planejamento de capacidade com previsão futura de esgotamento de recursos;
  • Monitoração com linhas de tendências (trendlines);
  • Alarmes a partir de linhas de base (baseline);
  • Gerenciamento de capacidade (CP/capacity plannig).

 

OpMon: Online Graph

 

Monitoramento da experiência do usuário

Uma das reclamações mais frequentes dos gestores da TI é que a infraestrutura está sem problemas mas os usuários estão reclamando. Pensando nisto desenvolvemos para os nossos clientes uma solução de construção de robôs que simulam os passos de um usuário ao acessar uma loja virtual, tirar um extrato bancário, gerar uma nota fiscal eletrônica ou qualquer outro tipo de aplicação crítica ao negócio. Além de verificar velocidade, disponibilidade de links ou situações em que os erros ocorrem, também é possível antecipar essas problemas baseado nessas informações colhidas.

 

Integração com plataformas de Service Desk

Para fortalecer a oferta de serviços e oferecer uma suíte de produtos e serviços mais completa para nossos clientes, desenvolvemos integrações webservices entre o OpMon (gerenciamento de TI) e diferentes soluções de Service Desk.

Desta forma , é possível acompanhar todo o ciclo de vida de um IC com o inventário e o Service Desk em um único CMDB. Com esta integração é possível visualizar as informações de atendimentos do Help Desk em dashboards com KPIs no OpMon. Além disso, possibilita a abertura automática de chamados, na plataforma de Service Desk, oriundos de eventos do OpMon.

 

Service Desk Dashboard

 
Além das integrações padrões com o Qualitor é possível integrar o OpMon com outras soluções de Service Desk como o OTRS, além de integrações com outras soluções sob consulta da nossa equipe técnica.

 

Mais informações:

Módulos Adicionais
  • OpCEM (Robôs de aplicação);
  • OpMon Traffic Analyzer (Tráfego de Rede);
  • OpTraps;
  • OpLogs;
Recursos e funcionalidades do OpMon
  • Console gráfica para configurações;
  • Interface multilinguagem;
  • Gerenciamento de disponibilidade (SLA/ANS);
  • Gerenciamento de nível de serviço (SLM/GNS);
  • Cortes de tempo para geração de relatórios;
  • Planejamento de capacidade com previsão futura de esgotamento de recursos (future projection);
  • Monitoração com linhas de tendências (trendlines);
  • Alarmes a partir de linhas de base (baseline);
  • Gerenciamento de capacidade (CP/capacity planning);
  • Dashboards (editáveis) que apresentam toda a informação relevante em uma única tela;
  • Catálogo de Serviços;
  • Alta performance e escalabilidade para gerenciamento;
  • Compatibilidade com biblioteca de plugins Nagios Exchange;
  • Agendamento e envio automático de relatórios por e-mail;
  • Gráficos em tempo real;
  • Análise de impacto;
  • Gerenciamento de documentação e configuração.
Recursos da integração com Service Desk
  • Integração desenvolvida com tecnologia webservices;
  • Abertura automática de incidentes no Service Desk a partir de eventos do OpMon;
  • Associação do IC ao chamado de incidente no momento do seu registro;
  • Flexibilidade de definições na abertura de chamados (Serviço, SLA, Prioridade, Responsáveis);
  • Registro automático de comentário/ação no OpMon com número do chamado;
  • Processo de atualização do CMDB a partir do inventario e monitoramento do OpMon;
  • Gerenciamento da configuração dos ICs no CMDB com versionamento automático;
  • Dashboards e relatórios customizáveis de KPIs do Service Desk no OpMon.
O que o OpMon monitora
  • Redes (roteadores, switches, etc);
  • Servidores de diversos SOs;
  • Experiência do usuário;
  • Web e FTP;
  • E-mail;
  • Sistemas ERP;
  • Banco de dados;
  • Impressoras e No-Breaks;
  • Arcondicionados;
  • Aplicações;
  • Máquinas virtuais;
  • Storages;
  • Notas Fiscais eletrônicas;
  • Aplicações;
  • Service Desk;
  • Sistemas Operacionais;
  • E-commerce e E-procurement
  • Supply Chain Design;
  • CRM (Customer Relationship Management)
  • SCM (Supply Chain Management)
  • Capacidade Energética;
  • Call Center;
  • Nível de Combustível de geradores;
  • Níveis de produção fabril
  • Níveis de produtividade dos funcionários;
  • Ou qualquer dispositivo que gere dados.
Últimas novidades da versão 6.1 (Changelog)
    Interface

    • Atualização identidade visual;
    • Migração para EXTJS4;
    • Extinfo redesign HTML5;
    • Redesign das janelas de comandos externos, buscas avançadas;
    • Ajustes de fontes e espaçamento na interface geral;
    • Filtros de notifiçação;
    • Remoção do item: Visões ­> CMDB;

    ODP ­ OpMon Dashboard Presenter

    • Aplicativo grátis;
    • Nova identidade visual;
    • Nova visualização de dashboards;
    • Versão para Android;
    • Integrado com ferramenta de análise de uso (flurry);
    • Nova tela de apresentação;

    Integrações

    • Nova integracao OTRS;
    • Integração ServiceDesk Qualitor.

    Relatórios

    • Novo tipo de relatório agrupado (max,min,avg,sum);
    • Visualização para métricas com valores máximos e mínimos;
    • Suporte para periodo de tempo “Esta Hora”;
    • Suporte a criação de relatórios customizados usando dados da base através de JasperReports.

    Discovery

    • Correções de problemas;
    • Suporte ao uso de ifName ou ifDescr no nome da interface.

    Opcfg

    • Suporte a classificação de comandos em classes.
Formas de comercialização
    Aquisição de Licenças:

    • Valor pago pela aquisição de licenças, de acordo com o número de devices (IC) a serem monitorados;
    • O cliente administra a solução;
    • Anualmente 25% do valor para upgrade;
    • Gerencia número ilimitado de serviços (AICs).

    Licença de USO:

    • Valor mensal pago por device (IC) monitorado;
    • O cliente administra a solução;
    • Gerencia número ilimitado de serviços (AICs).

    Professional Services OpMon

    • Contratação de Serviço;
    • A abertura de solicitações será realizada através da interface web disponibilizada pela Central de Serviços OpServices;
    • O cliente pode contratar serviços de instalação;
    • O cliente pode contratar pacotes de horas para suporte e desenvolvimento.
Requisitos Mínimos
    Os requisitos abaixo listados são indicados para monitoramento de até 100 devices, acima disso será necessária a ampliação de recursos de hardware.
     
    Servidor Plataforma OpMon
    O hardware mínimo recomendado para executar o OpMon 6.1 no servidor de gerenciamento é:

  • Processador Quad Core 2 GHz ou superior;
  • Memória RAM de 4 Gb ou superior;
  • Disco rígido de 250 Gb;
  • Placa de rede 10/100/1000 Mbits;
  • DVD ROM 8X ou superior.
  •  
    Estação de Acesso ao OpMon
    O hardware mínimo recomendado para acessar o OpMon 6.1 com os navegadores recomendados é:

  • Processador Dual Core 2 Ghz superior;
  • Memória RAM de 2 Gb ou superior;
  • Disco rígido de 80 Gb;
  • Placa de rede 10/100/1000 Mbits;
  • Monitor com resolução de 1024 x 768;
  • Sistema Operacional Linux, Windows 7.
Sobre a OpServices
  • Fabricante de software focada no gerenciamento de ambientes de TI e Telecom e processos de negócios;
  • Mais de 10 anos de experiência no monitoramento de indicadores de infraestrutura;
  • Sede em Porto Alegre e São Paulo;
  • Mais de 30 revendas comerciais em toda América Latina;
  • Mais de 100 mil indicadores gerenciados de clientes médio e grande porte, líderes em seu segmento de atuação.