Menu
Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 20.05.2015

Monitoração de temperatura usando Arduino com OpMon

Monitoração de Temperatura com Arduino

Neste post demonstraremos como é simples coletar dados de um sensor de temperatura usando a plataforma Arduino e enviá-los para o monitoração no OpMon.

 

O que é o Arduino?

Arduino é uma plataforma aberta de hardware e de software que simplifica a programação de um microcontrolador usado para interagir com os mais variados componentes eletrônicos.

Muito utilizado para a criação de protótipos e na aprendizagem de eletrônica é também muito empregado em finalidades mais práticas, devido a sua flexibilidade, compatibilidade e baixo custo, quando comparado com equipamentos especializados.

O Arduino por ser um hardware com especificações abertas possui muitas versões compatíveis disponíveis, além de muitos “shields”, ou adaptadores, que implementam as mais diversas funcionalidades como comunicação com redes, rádio-frequência, controle de motores, etc.

 

Implementação

A implementação utiliza um sensor de temperatura e umidade DHT11 e um display de led de 4bits para visualização dos valores coletados e estado do serviço. A comunicação e a alimentação do circuito é feita pela porta USB de um computador conectado à rede .

 

opmon-arduino-temperature

Utilização de sensores para monitoração do hardware Arduino

 

Como funciona a monitoração de temperatura?

Para cada ciclo de monitoração determinado, o Arduino realiza uma comunicação serial pela porta USB enviando o resultado que foi coletado no sensor para um equipamento em rede que tratará de repassar esta saída para o servidor OpMon usando checagem passiva (nsca). Para a implementação foi utilizado um servidor intermediário porém com o emprego de um “shield” Ethernet e algumas linhas de programação o próprio Arduino poderia enviar os dados para o servidor de monitoração.

 

Conclusão

A implementação é bem trivial mas as possibilidades são grandes, pois com a utilização de uma plataforma aberta e de baixo custo como o Arduino ampliam-se significativamente as possibilidades de monitoração. Existe um grande número de sensores analógicos disponíveis que podem ser utilizados para a medição físicas nos mais diferentes ambientes, como: datacenters, indústrias, distribuidoras de energia, telecoms, etc.

 

Mais informações:

Alguns sensores disponíveis: Clique aqui
Para saber mais sobre o Arduino: Clique aqui
Mais informações sobre como utilizar o sensor de temperatura: Clique aqui

 
Fernando Lunardelli
Software Engineer

Compartilhe:

ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos