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Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 16.06.2015

Monitoramento Comportamental do negócio

monitoramento comportamental do negócio

Ter informações sobre os principais sistemas críticos que suportam o negócio da empresa não é suficiente para que a TI apoie o Business. O volume de informações disponíveis já permite realizar análises sobre o desempenho dos negócios das organizações. Porém, aí surge o desafio de como centralizar a informação e como refiná-la para que o decisor possa trabalhar com o dado de forma a produzir resultados.

Temos realizado um trabalho em alguns clientes nossos, com alto grau de maturidade, que permite centralizar informações de diversos sistemas plotados em dashboards dinâmicos com drill-down para granularidade de informações. Acompanhe o artigo e entenda mais como isso e possível!

 

Monitoramento de indicadores do negócio em tempo real

Entre os principais recursos da plataforma OpMon aplicados ao monitoramento do negócio estão os alarmes por baseline, configuração de thresholds, alarmes quando o SLA não está OK, alarmes para descobrir comportamentos fora do esperado, entre outras features mais avançadas.

 
Neste pacote de serviços avançados, ofertamos dashboards de indicadores críticos ao negócio. A partir da expertise de nossos profissionais, realizamos o mapeamento dos sistemas que suportam esses processos e apresentamos, em forma de painéis visuais, os dados mais relevantes para facilitar a tomada de decisão. Os dados podem gerar alarmes a partir de resultados (SLAs) não atingidos, via configuração de thresholds. Veja alguns dos indicadores gerenciados em nossos clientes, de acordo com o ramo de atuação:

 
Dashboard Financeiro

Dashboard de painel financeiro

 
Serviços Financeiros: Dashboards transacionais, monitoramento comportamental de transações, autorizador de cartões, monitoramento dos serviços dos bancos (transações confirmadas, negadas e desfazimentos).

 
Indústria: Indicadores do BSC (Balanced Scorecard), linha de produção, componentes industriais, comportamentos anômalos, cortes de tempo em horários específicos do setor.

 
Infraestrutura: Disponibilidade de links de internet e dos sistemas críticos como sala de servidores e banco de dados das aplicações, além do tempo de resposta para o usuário da infraestrutura que suporta a aplicação.

 
Varejo: Monitoramento de Nota Fiscal Eletrônica (NFe), Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFCe), SiTEF, transações em tempo real, bandeira de cartões, desempenho das lojas, métricas de PCI.

 
Dashboard Financeiro - Monitoração SiTEF

Dashboard de monitoração de SiTef

 
Saúde: Disponibilidade de leitos (visão do paciente e gerencial), faturamento, autorização de consultas, exames (online x manuais), pagamento de conveniados.

 
Educação: Visualização de novas matrículas em tempo real, SLA de atendimento aos alunos e professores da equipe de HelpDesk, gerenciamento das catracas eletrônicas.

 
Governo: Transparência pública via visualização de dados de forma compreensível, contabilidade administrativa, fatores de governança e cumprimento de metas governamentais.

 
Serviços de TI e Telecom: Gerenciamento de metas de equipes de HelpDesk / Service Desk, monitoramento de links de internet, catálogo de serviços com possibilidade de mapear todas as dependências lógicas para a entrega de um serviço. As dependências podem ser organizadas de forma hierárquica, serial, contingente/paralela e, inclusive, com interdependências entre serviços para a descoberta da causa-raiz dos problemas, do impacto do incidente e dos usuários afetados.

Gestão de indicadores críticos ao negócio: o monitoramento comportamental do negócio é um pacote tecnológico de alto valor agregado oferecido para as empresas que enxergam a TI como uma área estratégica para o negócio. A solução contém plataforma e serviço, baseado no conhecimento adquirido pela OpServices em dez anos de desenvolvimento tecnológico e serviços prestados para empresas líderes de mercado. A implantação da solução e o serviço de consultoria contêm três fases de execução. O resultado são indicadores de negócio, através de dashboards, visíveis para todas as áreas dentro da organização. A comercialização é feita de acordo com o número de processos mapeados.

 
E aí, curtiu o nosso artigo? Então entre em contato conosco e entenda como podemos ajudar a sua empresa!

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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