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Por: Pedro César Tebaldi em 08.10.2015

O que é e para que serve o Business Process Management (BPM)

BPM Business Process Management

Segundo o Gartner: “O BPM define, torna possível e gerencia a troca de informações nas organizações através da visão semântica de um processo de negócio, envolvendo empregados, clientes, parceiros, aplicações e banco de dados.”

Os resultados de uma empresa dependem em grande parte do quão eficientes os processos internos e externos conseguem ser. Investir em ferramentas não apenas de análise, mas também de melhorias é fundamental para conseguir resultados melhores — e uma dessas soluções é o Business Process Management (BPM), cada vez mais aproveitado em diferentes ambientes e setores organizacionais. Descubra o que é e para que serve o BPM!

 

O que é o Business Process Management?

O Business Process Management (BPM) é uma gestão dos processos do negócio. Essa gestão é feita através de uma visão sistêmica e geral da organização e é baseada na definição de parâmetros, monitoramento, controle e adaptação para melhoria contínua dos processos. A automação dos processos também é um objetivo do uso do BPM.

 

Para que serve o Business Process Management?

O BPM serve, de maneira geral, para melhorar os resultados da empresa como um todo e, por isso, é especialmente utilizado em tempos de crise. Para fornecer esses resultados, o BPM atua da seguinte maneira:

 

1. Melhora a efetividade e eficiência dos processos

Como os processos são avaliados, gerenciados e passam por melhorias contínuas, eles se tornam mais eficientes, atingindo os objetivos de maneira mais precisa. Além disso, com o uso adequado do BPM é possível evitar retrabalhos.

2. Reduz os custos

Processos eficientes são processos mais baratos e, por isso, o uso dessa gestão de maneira correta permite que a empresa gaste menos para as mesmas operações — o que é especialmente útil em períodos de crise.

3. Diminui o tempo de produção e melhora a qualidade

Como permite a automatização de processos, o BPM diminui a exposição a erros e falhas em geral, melhorando a qualidade como um todo do resultado final. Além disso, a automação ou mesmo o gerenciamento eficaz reduzem o tempo gasto pelo processo.

4. Diminui ou elimina ruídos na comunicação

Ruídos na comunicação em um meio empresarial podem significar perda de tempo e de dinheiro. Como garante uma visão mais sistêmica, o BPM ajuda a reduzir ou mesmo a eliminar essas falhas de comunicação, garantindo que o processo ocorra de maneira otimizada.

 

Vantagens do BPM

O BPM ajuda empresas a identificar a importância estratégica de seus processos e a tirar vantagens competitivas disso. Serve, também, para proporcionar ao gestor uma maior facilidade de encontrar oportunidades de melhoria no serviço prestado ao cliente, por meio de indicadores e resultados.

Os processos são controlados por uma série de índices de avaliação de processos, como o tempo de execução do processo, melhorias de desempenho, acompanhamento do processo corrente, entre outros.

 

Onde e como o Business Process Management pode ser usado?

Basicamente, o BPM pode ser utilizado em diferentes departamentos da empresa, sendo necessário apenas adequá-lo aos parâmetros das necessidades de cada setor.

Assim, o BPM pode ser utilizado no RH, por exemplo, para estabelecer e controlar práticas de gerenciamento do capital humano. De maneira semelhante, o setor de atendimento de uma empresa pode se beneficiar do uso de BPM já que terá indicações de procedimentos e automatizações para realizar tarefas específicas, como quando um cliente deseja uma troca sob condição de pagamento específica.

Outros processos indicados para o uso de BPM incluem os mais complexos, os que envolvem múltiplos setores, os dinâmicos, os que envolvem interação e principalmente aqueles que possuem exceções e que necessitem de tomadas de decisões rápidas e embasadas, já que o BPM ajuda em sua automação considerando as diferentes variáveis.

 

Ferramentas para BPM

Ao implementar projetos de BPM podemos utilizar algumas ferramentas, entre elas está o Business Process Modeling Notation (BPMN), ou em português, Notação de Modelagem de Processos de Negócios. A metodologia BPMN consiste em uma notação gráfica para representar processos de negócios em um diagrama (trata-se de uma série de ícones padrão para o desenho de processos, o que facilita o entendimento do usuário).

O objetivo do BPMN é servir de apoio ao uso do BPM por não especialistas, fornecendo-lhes uma notação bastante intuitiva, permitindo, assim, representar processos de negócio complexos. Veja abaixo um exemplo de um processo mapeado através da metodologia BPM.

BPM - Business Process Management

BPM – Business Process Management

 

Fases do BPM

O BPM consiste basicamente em duas fases: As IS (modelagem do estado atual do processo) e To Be (otimização e modelagem do estado desejado).

O primeiro passo para qualquer projeto de BPM (exceto em caso de processo novo) é entender o processo existente e identificar suas falhas para:

  • Não cometer os erros do passado;
  • Evitar rejeição imediata dos atuais usuários do processo;
  • Conhecer melhor os pontos de melhoria;
  • Definir métricas para identificar as melhorias proporcionadas pela otimização.

O processo ‘As Is’ é o processo como funciona atualmente, contendo seus erros e acertos. Em cima deste processo é necessário aplicar indicadores e encontrar gargalos para propor o processo futuro ‘To Be’. Algumas ações importantes:

  • Discutir e compreender o processo;
  • Analisar a eficiência e a eficácia do processo atual;
  • Simular alternativas;
  • Especificar os sistemas de informação que deverão suportar o negócio.

No processo ‘To Be’ pretende-se criar um ambiente de discussão entre as partes envolvidas de forma a melhorar o processo em questão, inová-lo ou mesmo questionar se ele se faz necessário e se, de fato, agrega valor à empresa, com as seguintes abordagens:

  • Melhoria contínua;
  • Benchmarking;
  • Adoção de melhores práticas e processos;
  • Redesenho de processo;
  • Inovação de processos.

A habilidade para mudar o processo passa a ser mais relevante do que a habilidade de criá-lo, pois ela gera condições para que toda a cadeia de valor possa ser monitorada, continuamente melhorada e otimizada.

O conhecimento do processo e sua documentação são de extrema importância para a identificação dos pontos positivos e negativos, afinal de contas, como chegar ao To Be sem conhecer o As Is?

Enfim, avaliar, controlar, melhorar e automatizar os processos garante que a empresa consiga processos mais eficientes e mais baratos e isso pode ser conseguindo ao se utilizar o Business Process Management. Especialmente em operações e processos que possuam muitas modificações de acordo com suas condições, o BPM é bastante eficiente em garantir, inclusive, vantagens competitivas para a empresa.

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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