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Por: Pedro César Tebaldi em 15.12.2014

Oferta para redução de custos nas operações de TI

redução de custos na TI

A partir de um cenário brasileiro de crescimento baixo do PIB, desindustrialização de alguns setores e varejo com resultados muito abaixo do esperado no primeiro semestre, vem se fortalecendo um movimento do mercado nacional de redução de custos nas operações.

Alguns investimentos que tinham grande expectativa de crescimento foram mal dimensionados e agora passam por um reajuste inevitável. Neste artigo abordaremos algumas dicas sobre redução de custos nas operações de TI

 

Integrações entre soluções de TI para redução de custos e redução no período de implantação

Neste cenário, a TI vem sendo impactada significativamente. A ordem dos CEOs, de cima para baixo, é cortar custos em áreas com menor impacto no negócio da organização. CIOs (Chief Information Officers) têm sofrido bastante pressão e buscado rever alguns contratos de serviço e licenças de software. As equipes também foram reestruturadas para uma operação mais enxuta.

 
Com a leitura dessa necessidade de mercado a OpServices e Qualitor, desenvolvedoras de soluções para governança de TI e central de serviços compartilhados, respectivamente, montaram uma oferta para suprir esta demanda de redução de custos. Com a integração das soluções de gerenciamento de TI e service desk as empresas buscam se tornar aliados dos CIOs para oferecer, além da redução dos custos com licenças, uma redução em custos de implantação e diminuição do tempo necessário para ter as duas plataformas rodando para toda a equipe, pois um dos maiores pesadelos dos decisores de TI são implantações que nunca terminam, imobilizando recursos que poderiam ser aproveitados no core do negócio.

 
De acordo com Dario Bestetti, CEO da OpServices:

“Os fornecedores de tecnologia não precisam encarar a redução de custos como um problema. Em todas as crises e períodos de baixo crescimento existem oportunidades para empresas que oferecem valor operacional para seus clientes ”.

 
Com relação aos dados de produtividade, através do histórico de cases de sucesso, foi atingido um aumento de 20% a 30% de produtividade do Qualitor com a adoção de boas práticas tais como: chat, portal web com catálogo de serviços, workflows, escalonamentos automáticos, formulários de abertura, integrações, etc. Além disso, foram conquistadas reduções de 10% de atendimentos com a habilitação do recurso de autoatendimento com o uso de scripts e base de conhecimento.

 
Outra importante ferramenta para redução de custos e aumento de produtividade é a gestão a vista. Através dos dashboards do OpMon é possível visualizar indicadores de todas as áreas, baseados em dados coletados em diversos sistemas. Um exemplo, pode ser a visualização de KPI’s de Service Desk:

 

 
Além da visualização centralizada, foi desenvolvida uma integração webservices entre o OpMon e o Qualitor. Desta forma, é possível a abertura automática de chamados oriundos de eventos do OpMon.

 
Para Donald Reis, Diretor de Negócios da Qualitor:

“A soma das soluções da OpServices e Qualitor resulta em uma excelente plataforma de monitoramento e gestão. São nestes oportunos momentos, nos quais se percebe um cenário desafiador em que nosso portfólio atua na diminuição de gaps e custos; ajustando no processo, mudando o hábito de gestão, trazendo mais segurança e produtividade para os negócios”.

 
Para fortalecer seus portifólios de produtos, OpServices e Qualitor focaram no desenvolvimento de suas soluções para uma maior aderência ao ITIL:

 
Qualitor_OpMon_Adoti_ITIL

 
Hoje o maior desafio da TI das organizações é dar sustentação a todos os processos que necessitam de tecnologia, agregando eficiência e alta disponibilidade a um custo que torne a operação viável. Neste quadro que Qualitor e OpServices procuram competir com os grandes players fornecedores de tecnologia que possuem grandes dificuldades de flexibilização das suas soluções para atender a diferentes cenários econômicos globais.

 
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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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