Menu
Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 29.10.2014

Qual o perfil de profissionais de TI o mercado busca?

Perfil dos profissionais de TI

Quando a área de TI despontou, era exigido um profissional extremamente tecnológico — afinal, era preciso que ele desse conta das primeiras demandas técnicas da profissão. Hoje em dia, com o amadurecimento do mercado, o perfil do profissional foi se modificando, pedindo profissionais que vão além de apenas capacidades de solucionar problemas tecnológicos.

Você que está entrando no mercado agora precisa conhecer qual o perfil exigido pelas empresas, para se adequar a este novo cenário do mercado. Para isso, confira o nosso post de hoje!

 

Foco em execução e gerenciamento de Projetos

A área de TI está sempre se modificando, de acordo com os avanços tecnológicos que proporcionam maior produtividade para as empresas. Hoje um dos maiores problemas da TI são os projetos ou implantações que não acabam nunca por falhas na execução ou no gerenciamentos destes projetos. O profissional de TI que o mercado busca necessita de habilidades para atuar e/ou gerenciar os projetos do início ao fim. Essa provavelmente seja a habilidade mais importante, e talvez a mais difícil de descobrir antes de entrar na empresa, para as áreas de TI das organizações

 

Tenha flexibilidade

As empresas não possuem mais espaço para profissionais engessados, rígidos, que ficam arraigados em uma mesma metodologia e não seja capaz de experimentar novas formas de operar as soluções de TI. Ele deve ser capaz de lidar com adversidades, problemas e contratempos, porém, de forma rápida e estratégica: algumas situações podem fazer com que todo o escopo seja modificado e ele deve estar preparado para isso.

 

Saia da sua zona de conforto

O profissional de TI não pode fugir da possibilidade de utilizar novos métodos. Principalmente por ser uma área tecnológica, portanto, em constante mutação, o profissional não pode ser do tipo que tem medo de ousar e arriscar novas formas de trabalho. Profissionais que se estressam ou se deixam abalar por situações que o tirem da sua zona de conforto não combinam com o cenário atual da área de Tecnologia da Informação.

 

Tenha bom relacionamento interpessoal

Como cada vez mais o trabalho de TI depende da integração com diversos setores da empresa, o profissional tem que ser capaz de lidar com os outros funcionários da corporação de forma respeitosa e eficiente. Deve ser uma pessoa com boa capacidade de comunicação interpessoal. Principalmente para gestores de TI, essa capacidade é fundamental. Afinal, ele deve ser capaz de fazer com que sua equipe fique afinada com os objetivos traçados e também informar os dirigentes da corporação de forma eficaz sobre o andamento dos projetos.

Assim, além de saber se comunicar bem, deve saber ouvir bem, para que seja capaz de compreender as demandas exigidas pela empresa. Ele deve conseguir repassar os dados de forma clara e concisa, sem precisar apelar para detalhes técnicos de como o big data está sendo usado, por exemplo. Deve saber dizer para seus superiores os avanços que esses usos estão trazendo como resultado real. Os detalhes operacionais pouco serão entendidos efetivamente.

 

Esteja em atualização constante

Novas soluções, métodos e metodologias surgem constantemente. Por isso este profissional deve estar apto a buscar se atualizar constantemente. Como falamos anteriormente, profissionais que se sentem satisfeitos com o conhecimento que possuem, acreditando que já conhecem as melhores soluções, podem acabar sendo ultrapassados por uma nova geração de profissionais.

 

Tenha visão estratégica e global do negócio

Se antes o profissional de TI precisava apenas compreender sobre questões tecnológicas e oferecer as soluções pedidas, ele hoje precisa ter a habilidade de conhecer todas as etapas do negócio e oferecer soluções estratégicas, apontar saídas e desenvolver projetos que a empresa demande antes mesmo que o dirigente peça. Essas soluções também dependem de uma maior integração entre os setores — e é função também do profissional de TI facilitar estes processos e desenvolver soluções e projetos que promovam essa integração.

 
Lembre-se de que essas são algumas das características básicas. Outras demandas de perfil serão determinadas pelo perfil da empresa e variam de recrutador para recrutador. Por isso foque nessas características, desenvolva-as e conquiste seu lugar no mercado.

No mercado de infraestrutura de TI, por exemplo, uma certificação muito requisitada é a ITIL. Acesse nosso post sobre por que possuir a certificação ITIL Foundation?

Compartilhe:

ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos