IT Brasil realiza monitoração distribuída via Probes de todos os seus clientes.

Por: Pedro César Tebaldi Gomes em 20.07.2019
Case IT Brasil

A IT Brasil é uma empresa de tecnologia que está há 20 anos no mercado. É provedora de serviços gerenciados (Managed Service Provider), principalmente para redes de supermercados regionais, como o Unisuper.

Entre seus principais serviços está a sustentação da tecnologia dos seus clientes, como infraestrutura de rede, hospedagem de gateway de pagamento, virtualização, etc. Por se tratar de um MSP, a IT Brasil provê serviços de monitoramento para clientes a partir de sua central de gerenciamento de redes e sistemas, diminuindo os custos destes serviços.

Neste case, abordaremos como foi realizado o projeto, desde as necessidades do cliente até os resultados obtidos.

 

O início do projeto

Um dos motivos que levou a empresa a buscar o OpMon foi melhorar a identificação de falhas na infraestrutura que sustenta seus clientes e, assim, fornecer um serviço de maior qualidade e valor agregado. Além disso, outra exigência era encontrar uma solução que realizasse a monitoração distribuída, a partir de probes (sondas) que se comunicassem com a rede de monitoramento da IT Brasil.

A implementação da solução ocorreu em 30 dias, com duração de duas sprints e sendo simplificada pelo alto nível de engajamento da equipe. Hoje existe um OpMon Master, no Datacenter da IT Brasil, e cada um de seus clientes é monitoramento via Probe. Ou seja, caso a conexão seja perdida os dados são restabelecidos após retorno da conexão e a monitoração nunca é interrompida.

Dashboard de Monitoramento das lojas por Geolocalização

Dashboard de Monitoramento por Geolocalização

 

Resultados e Benefícios

Um dos benefícios gerados pela nova tecnologia de monitoramento é que a equipe passou a ter uma visão centralizada de toda a estrutura dos clientes, fato que não ocorria anteriormente. Além disso, foram construídos catálogos de serviços críticos para simplificar a gestão de incidentes e reduzir o tempo de descoberta da causa raiz dos problemas.

Hoje a empresa possui diversos dashboards, que apresentam a disponibilidade e geolocalização do monitoramento de cada loja de seus clientes. Entre os principais elementos monitorados podemos citar VPN, links de internet, banco de dados, AD, firewall, switches, SX, gateways de pagamento, virtualização, etc.

 

Dashboard da Saúde do Ambiente

Dashboard da Saúde do Ambiente

 
Vale citar que também houveram algumas customizações específicas para o cliente, como a integração com o Telegram para notificar os incidentes. Foram criadas regras específicas de notificação para escalar incidentes por criticidade e por periodicidade.

Por fim, o resultado final foi uma melhoria considerável na qualidade do serviço da empresa, com a automatização de diversas etapas do monitoramento. Todo o ambiente está visível para a equipe e os problemas são identificados rapidamente, trazendo maior tranquilidade quanto à qualidade do serviço entregue.

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