Uma das grandes discussões atuais é a respeito da dificuldade dos CIOs em encontrar fornecedores de tecnologia adequados às suas expectativas.

O cenário da TI tem se transformado muito, deixando de ser uma área responsiva e, cada vez mais, sendo estratégica dentro das organizações, atuando preventivamente e gerando valor ao negócio. O CIO responde, hoje, diretamente ao CEO e CFO. Muito mais do que conhecer tecnologia os decisores da área devem ter um perfil estratégico para alinhar o direcionamento do setor tecnológico ao negócio da empresa.

Um dos grandes erros dos fornecedores é chegar no CIO sem um estudo prévio sobre o negócio do cliente potencial e sem, primeiro, ouvir quais são os desafios organizacionais enfrentados por ele. O CIO não quer saber quais são as funcionalidades das soluções oferecidas ou os diferenciais do fornecedor. Ele quer saber como o fornecedor vai resolver o problema dele. Ele tem uma demanda de serviços muito grande e precisa de parceiros que ajudem a supri-la sem a necessidade de aumentar os custos fixos com mais estrutura e sem perder qualidade.

 
dashboards e indicadores - CIOs

 
Outra grande preocupação é a manutenção da equipe do início ao fim do projeto. A área de TI sofre de escassez de mão de obra e é muito comum a rotatividade de profissionais. Uma política de retenção de talentos é primordial para uma relação de confiança entre cliente e fornecedor. Um projeto com muita rotatividade de profissionais envolvidos gera a terceira grande reclamação dos CIOs que são os atrasos nos projetos.

Um projeto bem executado e dentro do prazo gera benefícios para os dois lados. Tanto o cliente deve dar ferramentas suficientes para a sua execução como o fornecedor deve cumprir o escopo do projeto acordado. E, pelo que se nota no mercado, as duas partes apresentam dificuldades em cumprir estes requisitos.

Na OpServices, dentro dos nossos dez anos de experiência no desenvolvimento de soluções de tecnologia para a governança de TI nas empresas, notamos que para nos tornarmos competitivos é preciso fazer muito mais do que os clientes esperam. O fornecedor de tecnologia deve surpreender o cliente. É preciso catequizar o mercado sobre a importância de utilizar métricas de controle que mostrem transparência da área de TI para os outros setores. É preciso que os indicadores de negócio sejam visíveis para os decisores que não tem mais tempo de analisar relatórios intermináveis.

Os fornecedores devem, através da sua experiência em diferentes verticais, contribuir com sua expertise no mapeamento de KPIs do negócio do cliente para oferecer caminhos que resolvam o problema de forma efetiva e rápida. É um direcionamento da OpServices sempre buscar alternativas criativas para problemas mesmo que isso signifique seguir por um caminho diferente e que seja necessário sair da nossa zona de conforto.