(CMDB) Configuration Management DataBase: Gerenciamento de Mudanças

Por: opservices em 02.09.2013
(CMDB) Configuration Management DataBase

CMDB (Configuration Management DataBase)

O gerenciamento de mudanças ou CMDB (Configuration Management DataBase) é uma base informações que torna possível o acompanhamento de todo ciclo de vida de um serviço ou IC dentro de um contexto ITIL. Com a integração do OpMon com diferentes plataformas de Service Desk e de inventário de hardware e software torna-se possível um acompanhamento deste nível.

Uma das integrações mais desenvolvidas é com a solução opensource OTRS, que possibilita o registro de atendimentos de tickets via e-mail ou telefone. A solução possui um banco de dados de mudanças (CMDB) integrado á plataforma, permitindo o gerenciamento completo do ciclo de vida (Life Cycle Management) de Hosts (ICs) e Serviços (AICs) de forma automática.

A qualquer momento é possível consultar no CMDB o histórico de versões deste e outros itens de configuração que estão ou foram gerenciados pelo OpMon obtendo conhecimento de informações vinculadas tais como dependências entre os próprios itens de configuração e serviços, requisições atendidas, resolução de incidentes, mudanças efetuadas, resolução de problemas, entre outras informações disponíveis.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram

JUNTE-SE À NOSSA LISTA E RECEBA
OS NOSSOS CONTEÚDOS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos