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Por: Pedro César Tebaldi em 16.08.2019

Afinal, o que é o CMDB e como ele pode ajudar a sua empresa?

CMDB - Configuration Management DataBase

Se você trabalha na área de TI, é bem provável que já tenha ouvido falar em CMDB, não é mesmo? Porém, você sabe realmente de que ele se trata, qual é a sua importância, as vantagens que proporciona e como implementá-lo? Essas dúvidas são bastante comuns e é importante buscar conhecimento sobre elas para acompanhar os processos e mudanças do setor de tecnologia da informação.

Foi pensando em esclarecê-las que desenvolvemos este post, que pretende explicar os principais questionamentos acerca desse tema. Gostou da ideia? Então, é só seguir a leitura nos tópicos a seguir!

 

O que é o CMDB e qual é a sua importância?

CMDB é uma sigla em inglês para Configuration Management Database. Trata-se de um banco de dados em que são guardadas todas as informações importantes sobre itens de configuração (ICs) utilizados pelas empresas. O termo item de configuração ou IC é a qualquer componente que necessita ser configurado com o objetivo de se entregar um serviço de TI.

O CMDB é utilizado principalmente dentro do contexto do ITIL, um conjunto de boas práticas para gerenciamento de serviços de TI. O CMDB também ajuda a organização a entender o relacionamento entre componentes de tecnologia e configurações.

A ideia é que o gestor possa ter uma visão completa de todos os componentes de hardware e software, incluindo softwares de gestão, sistemas operacionais e outros programas que são utilizados pelas companhias para a execução de suas atividades. Algumas empresas utilizam um CMDB de nível corporativo para acumular informações sobre configurações, mudanças, documentações e outros dados de diferentes fontes.

Em português a sua tradução é conhecida como banco de dados do gerenciamento de configuração (BDGC)

 

Quais são as vantagens que o CMDB proporciona para o setor de TI?

As principais vantagens que o CMDB proporciona para o setor de TI das empresas, além de proporcionar uma visão ampla, são as a seguir relacionadas. Veja!

 

Identificação de itens a serem incluídos

Se algum item da infraestrutura de TI estiver fora do mapeamento do CMDB, os gestores poderão visualizar isso com agilidade e garantir que ele seja incluído. Dessa maneira, é possível ter um controle maior sobre o ambiente de tecnologia da empresa.

 

Controle de dados

Como explicamos, o CMDB possibilita que os gestores de TI tenham controle sobre os dados presentes nos softwares das empresas. Assim, as informações só poderão ser modificadas por pessoas autorizadas, evitando fraudes e eventuais erros causados por profissionais não qualificados para a execução de determinada tarefa.

 

Manutenção de status

O uso do CMDB proporciona que o atual status de qualquer item de configuração seja atualizado e gravado constantemente. De tal forma, modificações só ocorrerão nos momentos necessários.

 

Verificação por meio de auditorias

Ao utilizar o CMDB fica mais fácil de fazer verificações dos quadros da empresa por meio de auditorias e revisões de dados. Assim, pode-se garantir que os dados estejam todos corretos.

 

Como iniciar a implementação do CMDB?

Os projetos de CMDB tem um longo processo de implementação, gerando ainda a necessidade de contar com o suporte de todos que fazem parte da organização. A ideia é que sejam realizadas mudanças na infraestrutura e também na cultura da empresa para que a tecnologia seja sempre utilizada como base para a execução das atividades.

Para iniciar a implementação é necessário fazer um levantamento de quantos sistemas a empresa usa, quais são os componentes, servidores e switches que tem etc. Porém, essa etapa não é a mais complicada!

Mais difícil do que implementar o CMDB é mantê-lo, uma vez que deve ser feita uma mudança na forma como as pessoas desenvolvem as suas atividades. O objetivo é criar uma conscientização para que velhos hábitos sejam mudados. Caso contrário, não terá valido a pena o investimento.

 
OpMon 360

 

Utilização de CMDB com o Software OpMon

O CMDB é uma base informações que torna possível o acompanhamento de todo ciclo de vida de um serviço ou IC, dentro de um contexto ITIL. Com a integração do OpMon com diferentes plataformas de Service Desk e de inventário de hardware e software, torna-se possível um acompanhamento deste nível.

Uma das integrações mais desenvolvidas é com a solução opensource OTRS, que possibilita o registro de atendimentos de tickets via e-mail ou telefone. A solução possui um banco de dados de mudanças (CMDB) integrado à plataforma, permitindo o gerenciamento completo do ciclo de vida (Life Cycle Management) de Hosts (ICs) e Serviços (AICs) de forma automática.

A qualquer momento é possível consultar no CMDB o histórico de versões deste e outros itens de configuração que estão ou foram gerenciados pelo OpMon obtendo conhecimento de informações vinculadas tais como dependências entre os próprios itens de configuração e serviços, requisições atendidas, resolução de incidentes, mudanças efetuadas, resolução de problemas, entre outras informações disponíveis.

 
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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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