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Por: Pedro César Tebaldi em 15.05.2015

Como gerir de maneira eficaz equipes de TI?

Gestão de Equipes de TI

O gerenciamento de equipes de TI é um desafio para qualquer empresa. Em muitos dos casos, o gestor precisa combinar habilidades técnicas e pessoais para que possa coordenar de maneira eficaz as suas equipes. Além disso, é necessário ainda a elaboração de abordagens estratégicas para o sucesso. O que acontece é que, na prática, não há um modelo de gerenciamento ideal — já que diferentes equipes, empresas e mercados necessitam de estratégias de gerenciamento específicas.

 
No caso das empresas de TI, o gestor precisa lidar com profissionais altamente qualificados, que precisam ser agrupados de acordo com as suas especializações. Por causa disso, o gerenciamento de equipes nessa área é mais complexo: exige o máximo de qualificação técnica, além da capacidade por parte do gestor de lidar simultaneamente com conflitos e demandas.

Geralmente os gestores de TI dominam uma dessas duas habilidades. O que ocorre na prática é que ou o técnico faz carreira na empresa até chegar ao cargo de gerência ou algum profissional da área de negócios é posicionado para exercer esta função. Quer saber mais algumas dicas para o gerenciamento eficaz de equipes de TI? Pois confira agora mesmo o nosso post e descubra!

 

Abordagem de gestão

Para gerir uma equipe de TI, o gestor precisa ter em mente basicamente dois tipos de abordagem. A primeira delas é a abordagem estratégica, na qual o gestor precisa pensar no grupo e na empresa de uma forma mais ampla. Isso quer dizer que, a partir dessa abordagem, será desenvolvida uma visão de longo prazo para a equipe, com metas, objetivos e condutas esperadas. Já a segunda é a abordagem tática, que envolve uma visão mais cotidiana da equipe de TI, em que o feedback ocorre de maneira mais informal no dia a dia da empresa.

Essas duas abordagens, no entanto, são complementares: o gestor deve, ao mesmo tempo, definir quais são os caminhos que sua equipe precisa percorrer a longo prazo — fazendo um planejamento a partir da abordagem estratégica —, e, no dia a dia, pode fornecer feedbacks sempre que julgar necessário — fazendo um monitoramento a partir da abordagem tática.

Além de definir qual será a abordagem ou as abordagens, é necessário comunicá-la de forma adequada. Desta forma, além de garantir o entendimento de toda a equipe, os profissionais liderados terão a confiança de que existe um caminho sendo percorrido com checkpoints de validação ou de reavalidação do processo. Incluir pontos de co-participação da equipe ou de alguns membros chaves também é importante para motivar a equipe.

 
equipes de TI

 

Processos sólidos ou metodologias ágeis?

As metodologias ágeis ternaram-se tendência para a maioria das empresas, principalmente as de desenvolvimento de software, que precisam de uma resposta mais rápida referente a feedbacks e validação de processos para evitar projetos que não atenderiam as expectativas tanto de clientes como da própria empresa desenvolvedora.

Porém… nem tudo são flores. O processo de “startupzação” das empresas não é uma realidade para a maioria das organizações com estruturas muito grandes e altamente complexas. A tendência é misturar práticas já consolidadas de organização de equipes com novas formas de melhorar a eficiência de equipes, como as metodologias ágeis: SCRUM ou a XP, por exemplo.

 

Pontos importantes na gestão de equipes de TI

Existem três pontos que todo gestor precisa ter em mente durante o gerenciamento de suas equipes. O primeiro delas é simples: ele precisa se mostrar disponível. É fundamental que a equipe saiba que pode contar com o gestor para esclarecer quaisquer dúvidas. O segundo ponto é criar uma metodologia. Após elaborar seu planejamento, o gestor deve deixar claro para cada um de sua equipe quais pontos serão avaliados, o que se espera de seu trabalho e como será feita a avaliação dos resultados. Finalmente, o terceiro ponto é que todo gestor precisa mostrar comprometimento. Assim, é fundamental que ele realize reuniões para receber feedbacks da equipe e coloque a mão na massa quando for necessário.

 

Ferramentas de gerenciamento

Por fim, um ponto muito importante em qualquer empresa de TI é a otimização do trabalho através de ferramentas que auxiliam o aumento da produtividade, organizam processos e aumentam a sinergia entre as diferentes áreas da empresa. Em nosso experiência desenvolvendo soluções para governança de TI e monitoramento de infraestruturas complexas, percebemos que a definição de indicadores para acompanhamento de resultados é um fator importantíssimo para qualquer equipe de TI.

Com o OpMon Dashboards, os nossos clientes podem compartilhar painéis visuais entre sua equipe e até com outras áreas para aumento da transparência de processos críticos ao negócio. Porém, antes desta visualização é preciso planejar quais são as métricas que contribuirão para o aumento da eficiência da TI, da comunicação com sua equipe. Tudo vindo a partir da abordagem estratégica citada anteriormente.

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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