Como prevenir a sua empresa dos golpes de phishing

Por: opservices em 13.03.2015

Pense como seria péssimo se alguém mal intencionado tivesse acesso às contas bancárias ou outras informações confidenciais importantes da sua empresa. Isso é exatamente o que pode acontecer se você cair no golpe de phishing! Quer saber como esse golpe funciona e como você pode evitar cair nesse ataque virtual? Então confira o post de hoje e saiba tudo sobre essa fraude cibernética:

 

O que é o golpe de phishing?

O golpe de phishing acontece quando uma pessoa mal intencionada induz você a revelar informações pessoais como números de contas bancárias, senhas e outras informações confidenciais. Esse golpe pode ser feito através de sites falsificados, e-mails, mensagens de texto, mensagens instantâneas ou chamadas telefônicas em que um cybercriminoso se passa por uma empresa que você conhece ou por um banco. Veja quais são as principais formas de evitar cair nesse golpe:

 

Boas Práticas de Segurança

A primeira forma de evitar cair nesse golpe é conscientizar você e seus funcionários a tomar ações preventivas contra esse tipo de fraude através de uma consultoria. Portanto, confira o que fazer para evitar esse golpe:

Compare o endereço de e-mail: Veja se o endereço do remetente de e-mail coincide com o verdadeiro endereço contido no site da empresa.

Cuidado com títulos genéricos: E-mails enviados a você com um título genérico, como “prezado cliente” são indícios de fraude. Tenha cuidados com e-mails que não usam ou indicam seu nome.

Procure erros de ortografia e gramática: Um e-mail cheio de erros de português pode ser indício de falsidade.

Verifique a URL dos links: Coloque a seta do mouse sobre os links do e-mail para verificar se endereço do site está escrito corretamente. Hackers costumam falsificar sites usando endereços frequentemente grafados incorretamente.

Fique atento a sites que peçam informações demais: Suspeite de qualquer site que peça informações demais, muito além das necessárias, ou nome do usuário e senha.

Procure um símbolo de segurança: Em sites que precisar digitar dados confidenciais, procure um símbolo de cadeado na janela do seu navegador e veja se a URL do site começa com “https”.

Nunca preencha formulários dentro de e-mails: Evite preencher formulários em e-mails ou anexos.

Não digite informações de pagamentos em sites não seguros: Não digite dados bancários ou de cartão de crédito sobre pagamentos, acesso ou outros dados confidenciais em um site, a menos que você saiba que as informações são criptografadas.

 

Gerenciadores de e-mail

A maioria dos gerenciadores de e-mails vem com detecção antiphishing. O objetivo dessa detecção é evitar que mensagens de e-mail suspeitas cheguem até você. Esses programas detectam e excluem mensagens suspeitas, transferindo-as para pasta de lixo eletrônico e avisando o usuário sobre a possível ameaça.

 

Antivírus

Alguns programas de segurança antivírus mais abrangentes estão sempre atualizados sobre as ameaças virtuais mais comuns na rede, detectando rapidamente as mensagens de e-mail que sejam suspeitas ou fraudulentas.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram

JUNTE-SE À NOSSA LISTA E RECEBA
OS NOSSOS CONTEÚDOS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos