Conheça mais sobre a cultura DevOps e entenda a sua importância

Algumas pessoas dizem que aquilo que não é mensurável também não pode ser gerenciado. Então, como analisar elementos que envolvam o comportamento ou a mentalidade? A resposta a essa pergunta é a chave para se avaliar a importância da cultura DevOps (termo originário da junção de “desenvolvimento” e “operações”).

 

Cultura DevOps

 
Ao longo desse artigo, vamos abordar o DevOps como uma mudança cultural nas empresas em que as equipes contam com o auxílio da tecnologia para partilhar informações e integrar diferentes áreas a fim de otimizar processos. Boa leitura!

 

O que é a cultura DevOps?

Primeiramente, é importante entender o que DevOps não é. Portanto, um melhor contraste pode ser feito em torno de compreender o alcance de seus benefícios.

O conceito não pode ser reduzido para se referir, apenas, à utilização de uma ferramenta ou outra. DevOps refere-se ao comportamento e à construção do mindset adequado para otimizar os processos de uma organização.

Nesse contexto, a cultura DevOps não visa eliminar as diferenças entre os diferentes departamentos que compõem um negócio, mas sim construir uma “ponte” para fazer com que funcionem melhor enquanto continuam a seguir processos tradicionais em cada disciplina de forma independente.

O objetivo é garantir que a organização seja capaz de atender necessidades específicas de sua base de clientes e desenvolver soluções adaptadas e condizentes a uma ampla variedade de demandas.

 

Quais sãos os principais benefícios?

Um benefício tangível da cultura DevOps é a redução de custos, possibilitada nos setores de desenvolvimento e operações. Outros benefícios mensuráveis incluem: entrega rápida e eficaz de softwares, capacidade aprimorada de pesquisa e inovação e a solidificação de uma cultura voltada ao desempenho.

 

Entrega rápida e eficaz de softwares

Talvez o maior (e mais evidente) benefício de ter uma cultura DevOps é a entrega mais rápida e eficaz de softwares para seus clientes. Outra vantagem é que as complexidades podem ser gerenciadas de forma mais eficaz devido às barreiras que são eliminadas entre as operações de TI e os desenvolvedores. Portanto, é possível uma resolução mais ágil de problemas.

 

Capacidade aprimorada de pesquisa e inovação

Ao promover uma cultura de alta confiança entre os membros da equipe e o compartilhamento de riscos, os colaboradores são continuamente encorajados a buscarem soluções para aprimorar os produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa, de modo a atender às necessidades dos clientes.

Nesse contexto, uma boa ideia de métrica para acompanhar seria identificar o número de inovações aplicadas após a implantação da cultura DevOps.

 

Cultura orientada para o desempenho

DevOps, de fato, desloca a cultura corporativa, ao baseá-la, principalmente, em desempenho e performance. Isso reduz o espaço para burocracias engessantes, aumenta o moral dos colaboradores e, portanto, contribui para que sejam mais produtivos. Desse modo, a cultura DevOps tem um impacto direto no desempenho individual e coletivo, além de aumentar a retenção de talentos e o volume de negócios.

Gostou do nosso artigo sobre a cultura DevOps? Então, não perca a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e se aprimorar ainda mais: saiba agora como é possível criar uma TI de alta performance através do DevOps!