Menu
Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 22.04.2014

Como o monitoramento de TI pode ajudar a sua empresa

Monitoramento de TI

Nos dias atuais, é bem comum o funcionamento de uma empresa depender de maneira direta de tecnologias. Por isso, é essencial que os sistemas não tenham quedas ou sofram instabilidades ou quedas de performance. Agir de maneira preventiva, detectando possíveis quedas antes que estas aconteçam, garante que o fornecimento dos serviços de maneira eficiente e consistente aos usuários finais. E isso é possível com o monitoramento de TI.

Pensando nisso, ao longo deste post você irá conhecer as vantagens de fazer uso do monitoramento de TI, entender como ele pode ajudar na sua empresa e conhecer o software OpMon para monitorar sua infraestrutura.

 

Como o monitoramento de TI pode ajudar sua organização?

O monitoramento de TI é vital para todas as organizações que precisam assumir o controle da sua infraestrutura e dar sustentação aos seus sistemas. Através do gerenciamento do ambiente de TI, que é composto por hardware e aplicações, é possível medir disponibilidade dos seus dispositivos, gerar relatórios de capacidade, SLA (Service Level Agreement), SLM (Service Level Management), performance, entre outros indicadores indispensáveis.

Entre os diversos benefícios trazidos pelo monitoramento de TI, é possível resolver alguns problemas enfrentados pela maioria dos gestores de TI como:

  • Falhas nos sistemas que possam vir a imobilizar recursos;
  • Dificuldade em medir indicadores de forma qualitativa;
  • Sistemas que estão lentos sem que o gestor tenha o conhecimento do motivo;
  • Usuários percebem os problemas antes da área de TI;
  • Ou ainda, a TI não está alinhada ao negócio da empresa.

Com o intuito de sanar esses problemas, nós da OpServices desenvolvemos o OpMon, software para monitoramento de infraestrutura de TI. A plataforma é totalmente flexível, com usabilidade intuitiva e que permite ir muito além do monitoramento básico de infraestrutura.

A solução possibilita o gerenciamento de indicadores de processos de negócios. Os gestores podem ter uma visão, em tempo real, do desempenho de suas aplicações sob o ponto de vista de quem realmente utiliza estas aplicações: seus usuários.

Preocupação com a satisfação dos usuários

Com certeza todos tem essa preocupação e vivenciam isso no seu dia-a-dia. Na ponta do negócio, o setor de produção, vendas, logística ou atendimento, por exemplo, só querem saber se suas aplicações estão disponíveis e com um bom tempo de resposta.

Todo bom gestor de TI precisa ter uma visão detalhada de todos os elementos de TI que compõem e suportam determinado serviço para poder entregar esse resultado para toda a equipe. A partir da transformação digital que as empresas têm passado, o usuário está cada vez mais exigente quanto à experiência proporcionada pelas tecnologias das empresas.

 

Relatórios

Os relatórios continuam sendo muito importantes para melhorar a gestão de TI. Porém, para um gerenciamento eficiente é preciso gerar informações que transmitam a visão do negócio e que sirva como subsídio para a tomada de decisão. Ou seja, os relatórios precisam apresentar dados relevantes para que os decisores possam se antecipar aos problemas e resolver eles antes que impactem no negócio.

 

Integrações e funcionalidades avançadas

Em uma visão mais detalhada, é possível prever quando um determinado Hard Disk ficará sem espaço disponível e, baseado nesta informação, tomar uma ação antes do problema ocorrer. O OpMon ainda possui a capacidade de integrar-se com os principais sistemas de Service Desk, automatizando o alerta com a abertura do incidente. Ou seja, ITIL na prática.

O OpMon agrega ainda várias outras funcionalidades como a análise de tráfego de rede qualitativo, integração de logs de diversas plataformas de TI, controle de SLA e SLM, catálogos de serviços de TI, módulo de correlação de eventos e outras funcionalidades que tornam nossa plataforma uma das mais completas do mercado.

Certamente a visão que mais chama a atenção dos gestores dentro do OpMon são os dashboards. Com uma ferramenta de criação e edição de dashboards nativa no OpMon é possível aos usuários da plataforma terem uma ampla visibilidade do estado dos serviços de TI através de telões de LCD.

Essas informações em formato gestão à vista podem ser facilmente entendidas pelos gestores de outras áreas e, desta forma, facilitam o fluxo de informações estratégicas para o negócio dentro das empresas.

Qual o valor de painéis de controle com indicadores baseados em itens monitorados da infraestrutura de TI ou processos de negócios para tomar decisões em tempo real? Conforme relato de nossos clientes, isso representa um grande diferencial competitivo.

Quer saber mais sobre o OpMon? Estamos a disposição de todas as empresas que querem melhorar a relevância dos relatórios para a tomada de decisão e desejam aplicar as melhores práticas de gestão de TI no seu negócio. Para solicitar uma proposta clique no banner abaixo!

Compartilhe:

ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos