Diagnóstico de Nível de Maturidade em Gerenciamento de TI

Primeiro gostaríamos de saber um pouco mais sobre sua empresa:

Hoje a sua empresa monitora a disponibilidade dos principais elementos de TI, como servidores, banco de dados, links de internet, dispositivos de redes, entre outros?

Hoje sua empresa conta com uma equipe de NOC para monitoramento 24X7 do ambiente?

Quando ocorre algum incidente de TI, as equipes responsáveis recebem alertas claros a respeito do problema?

Você confia nos alertas fornecidos pela ferramenta de monitoração?

Quando ocorre um problema/incidente de TI, ele é escalado diretamente para o responsável técnico?

Sua solução de monitoração está integrada a outras plataformas para otimizar as notificações e melhorar o gerenciamento de incidentes?

Sua estrutura de monitoramento está configurada para alertar a causa raiz dos problemas? Ou seja, a partir de um incidente identificado em um sistema, por exemplo, é possível saber exatamente quem o está causando para acelerar a resolução?

Quando recebe um alerta, você sabe o impacto dele no negócio da empresa?

Além do monitoramento da disponibilidade, sua empresa monitora a performance das aplicações?

Dentro da área de TI, existe um processo de extração e análise de indicadores a partir de relatórios extraídos pelas ferramentas utilizadas?

Quais tipos de relatórios você consegue extrair da sua solução de gerenciamento? (múltipla resposta)

Há na alta direção um patrocinador da gestão de indicadores na TI?

Existe uma equipe dedicada à configuração e manutenção da monitoração e gerenciamento dos elementos de TI que suportar o negócio?

As áreas de TI (Rede, BD, Sistemas, Infraestrutura) são responsáveis pelos seus KPI, em termos de melhorias e performance?

Quantas ferramentas de gerenciamento/monitoração são utilizadas?

Na sua opinião: TI (e a monitoração) estão alinhados e participam ativamente do negócio?