Por que fazer gerenciamento do banco de dados MySQL?

Por: opservices em 07.11.2016

Banco de Dados MySQL | Por que fazer o seu gerenciamento?

No mundo corporativo, a informação é um bem que se torna mais valioso a cada dia. Informação representa poder — no sentido de vantagem competitiva — e as empresas que detém o know-how para organizar os dados e extrair indicadores específicos estão sempre muito à frente de seus concorrentes.

 

Gerenciamento do Banco de Dados Mysql

 
Independentemente do tamanho ou complexidade dos repositórios, e até mesmo da plataforma utilizada, realizar um efetivo gerenciamento de banco de dados é um item de governança de TI tão importante quanto obter as informações e relatórios gerenciais e estatísticos.

O MySQL é um dos sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBD) mais utilizados no mundo, tanto por sua relativa simplicidade quanto pelo fato de ser uma ferramenta open source. Neste artigo, listaremos as vantagens de utilizar o banco de dados MySQL bem como os motivos pelos quais é essencial realizar o gerenciamento e ajuste fino de um banco de dados.

 

Eliminação de informações duplicadas

A redundância é um dos fatores críticos quando se começa a armazenar informações de forma desestruturada. Manter o mesmo dado em lugares diferentes aumenta consideravelmente o trabalho para deixá-la atualizada, além de não garantir a integridade do que está armazenado. A utilização de um SGBD, desde que bem planejada, acabará com esse problema.

 

Segurança

Segurança da informação é um assunto que sempre preocupa as organizações. Aqui estamos falando tanto no controle de acesso quanto em backups das informações guardadas. Um sistema de gerenciamento de banco de dados MySQL oferece recursos robustos para conceder e revogar autorizações, com diversos e escalonados níveis de acesso, bem como permite e realização de cópias de segurança dos dados armazenados. Com isso, é possível recuperar o banco em caso de alguma falha e ainda realizar auditorias de acesso às atividades realizadas por cada usuário.

 

Integridade de dados

O MySQL oferece recursos avançados de controle de integridade dos dados, garantindo que não existam informações sem sentido dentro das tabelas. Assim, por exemplo, não é permitida a exclusão de um registro que seja chave de uma outra tabela. Como o banco de dados faz isso de forma automática, é reduzida a necessidade dos desenvolvedores se preocuparem diretamente com esse aspecto.

 

Código aberto

Apesar de ser propriedade da gigante Oracle, o MySQL é um banco de dados open source, motivo que levou à sua popularização e bom posicionamento no mercado. A ferramenta evoluiu bastante desde seu lançamento, muito devido à contribuição de desenvolvedores espalhados por todo o mundo.

 

Gerenciamento do MySQL

Naturalmente, não basta ter uma instância do MySQL rodando nos servidores da empresa para alcançar os resultados. É preciso realizar o gerenciamento do banco de dados, analisando indicadores e executando tarefas que traduzem em maior rapidez de processamento e confiabilidade. Com a realização periódica desse tuning, o banco de dados apresentará mais eficiência no armazenamento e recuperação de dados.

Por meio do comando “SHOW VARIABLES”, aplicado em um ambiente MySQL, é possível obter informações sobre as variáveis do sistema. Adicionalmente o comando “SHOW STATUS” permite verificar algumas estatísticas e indicadores de status do servidor MySQL. Com base nesses dados, se pode obter um perfil do comportamento do banco de dados e, caso necessário, traçar estratégias para otimização de sua performance.

 
Plataforma de monitoramento de banco de dados: Com o OpMon, software de monitoramento de infraestrutura de TI desenvolvido pela OpServices, também é possível monitorar métricas de qualquer banco de dados. Inclusive o MySQL.

 

Artigos relacionados

Quais as principais diferenças entre banco de dados?
Indicadores Gerenciados de Banco de Dados
Monitoramento de banco de dados Oracle
A importância do gerenciamento de banco de dados

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram

JUNTE-SE À NOSSA LISTA E RECEBA
OS NOSSOS CONTEÚDOS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos