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Por: Pedro César Tebaldi em 26.10.2016

Gestão de processos: dois modelos para utilizar na sua empresa!

Gerenciamento de Processos

Agilizar a tomada de decisão por meio de informações confiáveis, acompanhar se o resultado esperado está sendo atingido, antever problemas e otimizar a operação é bastante coisa, não é mesmo? E essa é apenas uma parte da rotina de um bom gestor e sua equipe analítica. Mas não é necessário entrar em desespero, é possível cobrir todas essas frentes com uma boa gestão de processos. Confira!

 

O que é gestão de processos?

Gerenciamento de Processos é uma abordagem metodológica que auxilia na identificação, planejamento, execução, monitoramento, documentação e otimização de fluxos processuais que ajudam a empresa a atingir seus objetivos.

Duas formas de obter os melhores resultados por meio da gestão de processos são a implementação do monitoramento de atividades de negócio e a gestão à vista.

 

Como funciona o monitoramento das atividades em tempo real?

Com o aumento da conectividade, o volume de informações disponíveis é cada vez maior, entretanto, mais difuso. Diferentes fontes reúnem dados processados e não processados, que podem ser úteis para os seus negócios: das planilhas do time de vendas ao sistema ERP.

Isolados, muitos desses dados parecem não ter grande importância, mas o cruzamento das informações contidas em cada é uma excelente fonte de insights e projeção de cenários. Monitorar as atividades de negócios significa essencialmente acompanhar os indicadores que podem melhorar o desempenho da empresa no curto prazo.

 

Dashboard BAM - Industria

Monitoramento de Atividades de um Processo Industrial com o OpMon.

 
Para automatizar alguns processos de uma gestão de alto nível é preciso configurar alarmes que são disparados quando as atividades de uma operação não estão atingindo os padrões mínimos exigidos pelo negócio.

Exemplos disso podem ser vendas abaixo de esperado, tempo de atendimento ao cliente acima dos níveis aceitáveis ou chamados em aberto sem resolução (acima do SLA). Toda essa automação gera dados para facilitar a tomada de decisão imediata.

A velocidade do mundo conectado não dá espaço para que decisões sejam adiadas, assim, é importante centralizar os dados consolidados e monitorar as atividades em tempo real.

Empresas passivas que esperam o problema acontecer tendem a ser eliminadas por aquelas que operam com inteligência e conseguem antever os passos do mercado ao usar métricas e indicadores a favor dos negócios.

 

O que é gestão à vista?

Muitas decisões são adiadas e problemas deixam de ser antecipados pelo simples fato de que os responsáveis não estão olhando para as métricas tanto quanto deveriam. A gestão à vista se apresenta como uma solução eficaz para evitar esses casos.

 
Dashboard Service Desk

Dashboard de Gestão à Vista – Equipe de Atendimento.

 
A ideia é que você insira uma visualização ampla e de fácil interpretação dos indicadores. O dashboard deve ficar acessível para que toda a equipe faça o acompanhamento. Os resultados alcançados e o que precisa ser melhorado estará sempre exposto e transmitidos em tempo real em telas de LCD espalhadas pela empresa.

Dessa forma, os resultados esperados pelos gestores são visualizados também pelas suas equipes, que tendem a se comprometer mais com esse tipo de gestão.

 

Devo adotar a gestão de processos em minha empresa?

Você está plenamente satisfeito com os resultados, não tem nenhum interesse em descobrir como poderia aumentar a lucratividade e não deseja reduzir custos ao longo prazo por meio de novos e otimizados fluxos?

Se você não é essa pessoa e acredita que sempre é possível evoluir para obter resultados ainda melhores dos que atinge hoje, recomendamos que comece agora a testar um sistema de gestão de processos com monitoramento em tempo real e gestão à vista.

 
Monitoramento de processos de negócio

 
Siga estas dicas e prepare-se para aproveitar as novas oportunidades que surgirão. Uma empresa orientada a dados obtém maior satisfação de colaboradores e clientes, maior qualidade e velocidade de entrega.

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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