Qual a importância do monitoramento 8×5 e 24×7 e qual dos dois é mais adequado para o seu negócio?

A maioria das empresas precisa de algum tipo de monitoramento da sua infraestrutura. A medida que a empresa cresce surge a necessidade de um maior controle sobre a camada que sustenta todos os processos e sistemas da organização. O monitoramento proativo permite a antecipação dos problemas, tomando as ações no exato momento em que elas ocorrem. Para este tipo de monitoramento, trabalhamos de duas formas: 8×5 ou 24×7 horas. Neste caso, não existe opção melhor ou pior, pois tudo depende de como funciona a operação da TI.

 
O monitoramento 8×5 é o mais adequado para a maior parte das organizações, pois cobre todo o horário comercial. É adequado para equipes de TI que não trabalham em regime de plantão. A cobertura do horário fora do expediente é feita através de alertas para elementos críticos ao negócio. Esses alertas podem ser desde um e-mail até um SMS ou até mesmo uma ligação com mensagem automático para o responsável pela área. Além de definir o encarregado por cada sistema ou infraestrutura é possível criar catálogos de serviço, com as informações dos usuários afetados. Este tipo de monitoramento quando bem feito permite alta eficiência operacional, otimizando muito os recursos físicos e de pessoas.

 
O monitoramento 24×7 é mais indicado para organizações em que a infraestrutura de TI é extremamente crítica ao negócio e qualquer parada pode significar perda de milhões em faturamento. Geralmente o setor industrial demanda muito este tipo de monitoramento, pois qualquer parada gera diminuição na produção e pode ocasionar um grande dano para os equipamentos. Empresas que prestam serviço de NOC também utilizam bastante este tipo de serviço, pois precisam garantir a disponibilidade alta de uma operação de TI. Clique aqui para solicitar uma proposta.