OpCEM | Monitoramento da experiência do usuário através de robôs
A real experiência do usuário através de robôs: Com o objetivo de agregar alto valor tecnológico ao ambiente de negócios, a OpServices desenvolveu o OpCEM (Customer Experience Management), software de criação e edição de robôs que simulam a experiência do usuário.
Através de um usuário virtual, a solução é configurada para fazer todo o caminho necessário para realizar uma atividade como, por exemplo: fazer o login em uma área restrita, realizar um cadastro, fazer uma compra em uma loja virtual, etc.
Com o OpCEM é possível descobrir links quebrados, se o site está fora do ar, travamento de software, lentidão no sistema e em que situações esses problemas ocorrem. Permite ao gestor qualificar, constantemente, o serviço oferecido ao consumidor.
Evite usuário insatisfeitos!
As empresas que não monitoram as suas lojas virtuais, através da simulação do usuário por robôs, correm o risco de receber ligações de clientes insatisfeitos, antes que a equipe de TI descubra o problema. Além de perder dinheiro com vendas não concretizadas, deixam os usuários insatisfeitos e podem perder a sua fidelidade. Ou seja, os usuários experimentam a concorrência neste período de indisponibilidade.
Como funciona?
Através de um editor fácil e intuitivo, são criados caminhos pelos quais o usuário percorre e que os robôs do OpCEM simularão. Esse caminho é dividido em passos e são coletadas informações sobre tempo de resposta, disponibilidade, performance. O acesso do aplicativo é via web não necessita de nenhuma permissão especial, apenas reproduz o acesso de um usuário comum.
Essas informações pode ser enviadas para outras ferramentas de análise de dados ou softwares de gerenciamento de TI como o OpMon, Nagios, Zabbix, etc. Não é necessário a utilização de nenhum agente intrusivo, o que garante a segurança do ambiente de TI. O OpCEM é instalado em um desktop do cliente e a partir daí acessa o sistema a ser monitorado.
Teste de software
Uma das possibilidades de uso é o teste de software. Com a definição das principais rotinas, é possível monitorar sua execução constantemente. Qualquer alteração com lançamento de nova versão ou correção de bugs pode significar erros nos processos e com o OpCEM é possível identificar essas falhas.
Automatização de processos
Gerar relatórios mensais e enviar aos responsáveis por e-mail pode significar um processos crítico da empresa. Essa tarefa pode ser executada através de robôs.
Monitoramento de loja virtual
Lojas virtuais não podem correr o risco de perder vendas por causa de falhas ou infraestrutura mal dimensionada. Quando um formulário de compra ou o processos de colocar um produto no carrinho apresenta uma falha ou indisponibilidade é preciso tomar uma ação imediata para não perder vendas, ou o que é pior: a fidelidade do cliente. Receber alertas com a localização do erro pode agilizar muito o trabalho da área de tecnologia e significar uma diminuição significativa em perda de faturamento.
Principais problemas que podem ser resolvidos com o OpCEM
- Usuários insatisfeitos;
- Perda de faturamento em sua loja virtual;
- Descumprimento de SLAs;
- Não atingimento de metas de qualidade
- Alta taxa de churn (perda de clientes) devido à indisponibilidade de serviços;
- Congestionamento de linhas telefônicas por causa de usuários reclamando de serviços indisponíveis.
O que a simulação verifica?
- Velocidade;
- Disponibilidade de links e serviços;
- Situações em que erros ocorrem;
- Real dimensão do problema;
- Impacto.
Requisitos mínimos para instalação e configuração
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