O que são processos de negócio e como monitorá-los?

Por: opservices em 26.04.2016

Entenda como você pode melhorar os processos críticos para seus negócios

Podemos definir processos de negócios como um conjunto de tarefas interligadas que encontram o seu fim na entrega de um produto ou serviço a um cliente. Um processo de negócio também tem sido definido como um conjunto de atividades e tarefas que, uma vez concluído, irá realizar um objetivo organizacional.

Todos os processos devem ter claramente definidos uma entrada e uma única saída. Estas entradas são compostas de todos os fatores que contribuem (quer diretamente ou indiretamente) para o valor acrescentado de um serviço ou produto. Esses fatores podem ser classificados em processos de gestão, processos operacionais e processos de apoio.

 

Dashboard Monitoramento de Processos de Negócios

Business Value Dashboard de Processo Financeiro

 
Processos de gestão regulam o funcionamento do sistema de operação de uma organização. Processos operacionais constituem o core business. Processos de apoio, tais como recursos humanos e contabilidade, são postos em prática para apoiar os processos principais.

 

A importância dos processos de negócios

Existem pelo menos três fatores que definem a importância dos processos de negócios:

 
1. Processos tornam um negócio competitivo: empresas com processos bem definidos são mais capazes de avaliar seus pontos fortes e fracos e identificar oportunidades de melhoria. Além disso, podem melhorar a qualidade de seus produtos e serviços e entregar de forma mais consistente aos seus clientes, aumentando a satisfação e a fidelização.

Estas empresas são mais capazes de lidar com o desconhecido e reagir rapidamente às mudanças no cenário competitivo. Em suma, elas são capazes de saber quando estão fazendo as coisas certas, e podem mais rapidamente mudar o curso quando algo está saindo errado.

 

Dashboard BAM - Industria

Business Value Dashboard de Processo Industrial

 
2. Processos permitem o funcionamento da operação sem interrupções e impulsionam o crescimento: ao alavancar processos definidos, torna-se mais fácil entregar novos produtos e serviços de forma rápida e eficiente, sem “reinventar a roda” o tempo todo. Processos fornecem um modelo para novos funcionários, e permitem treinamentos rápidos para minimizar a interrupção dos negócios em casos de doença ou rotatividades.

Se olharmos para o fator produtividade, os processos também são grandes motivadores de maior escalabilidade. Eles devem ser sempre ajustados para que o “fazer mais com menos” não seja apenas um discurso.

 
3. Processos impulsionam a lucratividade: uma empresa com processos bem definidos pode encontrar oportunidades para melhorar a eficiência sem sacrificar a qualidade e a consistência. Ela pode identificar a duplicação de esforços e descobrir áreas que estão sendo negligenciadas.

Com processos bem desenhados o valor de tudo o que é feito na empresa é maximizado, garantindo que pode ser aproveitado em outro lugar; em última análise, economizando tempo e dinheiro.

 

Indicadores de Performance & Modelos de Dashboard por área da empresa

 

A importância de monitorar esses processos de negócios

Com auxílio da tecnologia é possível monitorar os processos de negócios. E isso é muito importante, pois somente monitorando é possível fazer diagnósticos, identificar falhas e problemas e fazer correções em tempo hábil.

É possível, por meio de indicadores monitorados com soluções tecnológicas, controlar informações de níveis de produção, análise de impacto, capacidade energética etc. Com isso, otimiza-se o dimensionamento de recursos, faz-se redução de custos e melhora-se a qualidade dos serviços e produtos. É importante lembrar que o monitoramento dos processos de negócios deve ser uma prática constante, que faça parte da cultura organizacional.

 

Dashboard BAM - Saude

Business Value Dashboard de Processo Hospitalar

 
Para que o monitoramento de um processo de negócio possa ser realizado é preciso que as informações da sua empresa estejam sistematizadas de alguma forma, geralmente guardando dados em um banco de dados. Dessa forma os sistemas de monitoramento podem ler estas informações e apresentá-las em dashboards, por exemplo. As informações (indicadores) contidas nos dasbhboards devem ser escolhidas a dedo, pois servirão de base para análise do seu negócio. Quer saber mais sobre o assunto? Então acesse o nosso post sobre o monitoramento de processos de cada área da empresa.

Sua empresa já monitora processos de negócios? Veja como a OpServices pode te ajudar, clique aqui! Você também pode fazer contato conosco!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram

JUNTE-SE À NOSSA LISTA E RECEBA
OS NOSSOS CONTEÚDOS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos