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Por: Pedro César Tebaldi em 31.08.2016

O que é Governança de TI? Entenda aqui!

O que é Governança de TI

Otimizar a gestão a partir de um conjunto de práticas seguro e simples é o sonho de qualquer CIO e a governança de TI promete os instrumentos para que isso se torne realidade. Alinhando recursos, administrando riscos e garantindo a manutenção dos processos essenciais para que o negócio opere, os frameworks pretendem indicar estratégias vantajosas para que seu departamento de tecnologia se torne parceiro do crescimento.

Neste artigo, você entendará melhor o que é Governança de TI e como ela ajuda a atingir resultados cada vez melhores em seu negócio. Confira!

 

O que é Governança de TI?

Governança de TI é definida como o conjunto de processos e metodologias utilizados para salvaguardar a integridade das operações tecnológicas em curso em uma empresa. É uma administração mais eficiente utilizando apenas os recursos disponíveis.

Este conjunto de estratégias é idealmente baseado em apenas um ou múltiplos frameworks de trabalho, que definem conjuntos de iniciativas capazes de monitorar o desempenho e qualificar a atuação da sua TI. Definir o que funciona para cada empresa é papel do CIO e as organizações tendem a se beneficiar da adoção de mais de um deles em conjunto.

CobiT, ITIL e PMBOK são alguns deles e cada um prioriza um aspecto fundamental da gestão. Administrar serviços, auditorar processos, agendar e implementar manutenções de infraestrutura e gerir projetos são algumas das atividades que podem obter vantagens destes frameworks.

 

Para que serve governança de TI?

Atualmente, Governança de TI é antes de tudo um fator competitivo capaz de qualificar os ganhos de sua empresa. Melhorando a eficácia na utilização de tecnologia em suas operações, ela garante uma gestão hermética de recursos e orienta sua TI em direção a um padrão de qualidade.

A melhora nos processos e operações torna a obtenção de resultados um desafio menor e aumenta a produtividade da equipe. Acima de tudo, governança é o diferencial entre uma TI que gera lucro e aquela que dá prejuízo.

 

Quais são os principais benefícios da Governança de TI?

O foco da Governança de TI está direcionado a cinco áreas principais de seu negócio e trará vantagens às empresas que conseguirem implementar frameworks condizentes com suas necessidades do momento. Confira quais são elas e como governança faz a diferença:

 

Alinhamento de estratégia

É a parte da gestão que garante o alinhamento dos processos de negócio e da tecnologia para que eles trabalhem em sincronia no crescimento de sua empresa. Com a Governança de TI, sua empresa tem as ferramentas necessárias para assegurar que o departamento trabalha em sincronia com o foco de sua atuação.

 

Geração de valor

Sua tecnologia precisa ser eficiente o bastante para gerar uma melhor utilização dos recursos humanos e de infraestrutura. A Governança de TI definirá estratégias para que o departamento custe menos à organização, encontrando formas para que atue na geração de valor.

 

Administração de riscos

Antecipe riscos e minimize seus efeitos operacionais através da adoção de protocolos de governança eficientes. Eles vão orientar manutenções, atualizações e outros processos de rotina para evitar perdas no futuro.

 

Controle de recursos

Gerir recursos para maximizar a obtenção de valor e otimizar a obtenção de resultados: este é o principal objetivo da Governança de TI. Protocolos que avaliam o desempenho, estrutura e flexibilidade de sua TI vão orientar a aplicação de recursos em sua empresa para que ela seja também parceira da estratégia.

 

Avaliação de performance

Define e avalia os indicadores relevantes para seu negócio muito além do ponto de vista financeiro, proporcionando uma avaliação complexa dos resultados de sua empresa. Com governança de TI, políticas e métricas auditáveis são implementados para garantir a eficiência da gestão.

 

Soluções que contribuem para a melhoria na governança de TI

Para ter um controle sobre seu ambiente de TI, primeiramente, é necessário realizar o monitoramento de toda infraestrutura, desde servidores, equipamentos de redes e sistemas até dispositivos essenciais para o seu negócio, como máquinas POS, por exemplo. Além da disponibilidade e do desempenho destes equipamentos é essencial receber relatórios de forma automática.

Tudo isso pode ser feito com o OpMon, software de gerenciamento de TI desenvolvido pela OpServices. Com o OpMon também é possível monitorar processos de negócios e realizar a gestão à vista por meio de dashboards com indicadores críticos. Para saber mais clique aqui

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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