BI – Business Intelligence

A gestão de PMEs está cada vez mais desafiadora. Equilibrar o orçamento, manter a competitividade, atrair e reter talentos e manter o foco no cliente são apenas algumas das preocupações diárias de uma pequena empresa. Por essa razão, quanto mais recursos tecnológicos a PME tiver à sua disposição para facilitar esse dia a dia turbulento e contribuir para melhores decisões, mais amparada ela estará ao longo da sua vida.

Um dos recursos que têm contribuído e muito para melhorar a gestão das pequenas empresas é o business intelligence, que pode ser definido como um conjunto de ferramentas, aplicações e infraestruturas para análise de dados, transformando-os em informações relevantes que sirvam de insumo para aprimorar a performance da pequena empresa no mercado. Mas será que é realmente necessário adotar essa tecnologia? Por que sua PME deve considerar essa opção? Continue acompanhando e entenda mais!

 

 

Gestão facilitada através da análise intuitiva de dados

Os sistemas de gestão emitem relatórios que muitas vezes são incompreensíveis para a maioria dos profissionais que atuam nas pequenas empresas, contudo, com os dashboards de business intelligence, as organizações desfrutam de recursos visuais e intuitivos para demonstrar resultados, avaliar desempenho e identificar oportunidades de negócios com muito mais facilidade. Mostrar só o que é relevante para a tomada de decisão em uma primeira visão com o detalhamento de informações em camadas mais profundas é essencial.

 

Evolução dos negócios em apenas algumas imagens e gráficos

Aproveitando o recurso de visão centralizada presente em soluções de business intelligence, o decisor e sua equipe visualizam a evolução dos negócios em gráficos e imagens que comunicam muito mais do que relatórios extensos de dados numéricos (planilhas) e pouco representativos. Com informações relevantes à vista, é muito mais fácil se antecipar aos problemas ou encontrar oportunidades de negócio.

 

Gestão em tempo real

Esperar um trimestre inteiro para ter acesso a dados de desempenho pode comprometer não apenas o orçamento da PME, mas também toda a sua estratégia. Com a adoção do business intelligence e a utilização do dashboard como ferramenta de apoio à gestão, é possível acompanhar o desempenho da empresa dia a dia, tornando-a mais consciente da sua evolução e preparando-a para atuar proativamente, e não reativamente.

 

Decisões mais rápidas e pautadas em dados

O feeling é importante nos negócios, mas tomar decisões a partir de dados e fatos permite que a PME controle com maior cuidado os riscos inerentes à sua atividade. Nesse sentido, o dashboard de business intelligence contribui para a identificação desses riscos e para a tomada de decisão consciente.

 

Planejamento do futuro com maior segurança

As PMEs vivem o presente, aprendem com o passado e projetam o futuro a partir da identificação de tendências e cenários de negócios. Para identificar essas tendências, nada melhor do que ter todas as informações da empresa concentradas em um único painel informativo, ou seja, em um dashboard que traz análise interna e externa em quadros comparativos e bem estruturados.

A utilização do business intelligence nas PMEs ainda é incipiente, mas como você pode ver, essencial para aqueles empreendedores que estão antenados com as possibilidades que a tecnologia traz para melhorar a gestão e o desempenho das pequenas empresas. O uso de dashboards de business intelligence pode reduzir em até 70% o tempo de análise de um cenário, permitindo à PME uma resposta rápida e coerente de acordo com o contexto em que ela está inserida.

 

Aproveitando o melhor do BI para gerar dados online em tempo real

Uma das soluções desenvolvidas pela OpServices é o OpMon Dashboards, que a partir do monitoramento da infraestrutura permite gerar dados e gráficos em tempo real a partir de informações coletadas em qualquer dispositivo ou sistema que gere dados. O OpMon não é um BI, porém mostra dados e indicadores em tempo real. Neste quesito é possível gerar inteligência de negócios a partir de uma solução de monitoramento de infraestrutura. Para visualizar alguns exemplos, acesse a página do produto.

BI – Business Intelligence

The management of SMEs is increasingly challenging. Balancing the budget, maintaining competitiveness, attracting and retaining talents and keeping the focus on the client are just a few of the daily concerns of a small company. For this reason, the more technological resources SMEs has at its disposal to make this turbulent day easier and contribute to making better decisions, more supported it will be throughout its service life.

One of the features that have contributed a lot to the improvement of the management of small businesses is Business Intelligence that can be defined as a set of tools, applications, and infrastructures for data analysis, transforming them into relevant information that serve as input to improve the performance of small companies on the market. But is it really necessary to adopt this technology? Why should your SME consider this option? Keep reading to learn more!

 

 

Easier management through intuitive data analysis

Management systems send reports that are often incomprehensible to most professionals who work in small businesses, however, with the business intelligence dashboards, organizations enjoy visual and intuitive resources to show results, evaluate performances and identify business opportunities a lot easier. Show only what’s relevant for decision-making in a first view with detailing information on deeper layers is essential.

 

Evolution of business in just a few images and graphics

By leveraging the centralized view feature, present in business intelligence solutions, the decision maker and his team visualize business developments in graphics and images that communicate much more than extensive reports of numeric data (spreadsheets) and with little representative value.

 

Real-time Management

Waiting a whole quarter to access performance data can jeopardize not only the SMES budget, but also its entire strategy. With the adoption of business intelligence and dashboard’s use as a tool for management support, you can track the performance of the company daily, making it more aware of its evolution and preparing it to act proactively, not reactively.

 

Faster decisions based on data

Feeling is important in business, but making decisions from data and facts allows SMES to control risks inherent in its activity with utmost caution. This way, business intelligence dashboard contributes to the identification of these risks and to conscious decision-making.

 

Planning the future with safer practices

SMEs live the present, learn from the past and design the future from the identification of trends and business scenarios. In order to identify these trends, there’s nothing better than having all the information of the company concentrated on a single informative panel, i.e. in a dashboard that brings internal and external analysis in comparative and well structured tables.

The use of business intelligence in SMEs is still incipient, but as you can see, essential for those entrepreneurs who are aware of the possibilities that technology brings to improve management and performance of small businesses. The use of business intelligence dashboards can reduce the analysis of a scenario by as much as 70%, allowing a rapid and coherent SME according to the context in which it is inserted.

 

Leveraging the best of BI to generate real-time online data

One of the solutions developed by OpServices is OpMon Dashboards, which from the infrastructure monitoring allows you to generate real-time graphics and data from information collected on any device or system that manages data. In this regard you can generate business intelligence from an infrastructure monitoring solution. To check some examples, please visit the product page.