Monitoração de Processos de Negócios

Por: Pedro César Tebaldi Gomes em 26.04.2016
Monitoramento de Processos de Negócios

Podemos definir processos de negócios como um conjunto de tarefas interligadas que encontram o seu fim na entrega de um produto ou serviço a um cliente. Um processo de negócio também tem sido definido como um conjunto de atividades e tarefas que, uma vez concluído, irá realizar um objetivo organizacional.

Todos os processos devem ter claramente definidos uma entrada e uma única saída. Estas entradas são compostas de todos os fatores que contribuem (diretamente ou indiretamente) para o valor acrescentado de um serviço ou produto. Esses fatores podem ser classificados em processos de gestão, processos operacionais e processos de apoio.

Enquanto os processos de gestão regulam o funcionamento do sistema de operação de uma organização, processos operacionais constituem o core business do negócio e os processos de apoio, tais como recursos humanos e contabilidade, são postos em prática para apoiar os processos principais.

Neste artigo abordaremos a importância dos processos de negócios e explicaremos como gerenciar os indicadores desses processos, a partir de nossa experiência atuando na entrega de visualizações de dados e gestão à vista.

 

A importância dos processos de negócios

Existem pelo menos três fatores que definem a importância dos processos de negócios:

 

1. Processos tornam um negócio competitivo

Empresas com processos bem definidos são mais capazes de avaliar seus pontos fortes e fracos, além de identificar oportunidades de melhoria. Também estão mais preparadas para melhorar a qualidade de seus produtos e serviços e entregar de forma mais consistente aos seus clientes, aumentando a satisfação e a fidelização.

Estas empresas são mais capazes de lidar com o desconhecido e reagir rapidamente às mudanças no cenário competitivo. Em suma, elas são capazes de saber quando estão fazendo as coisas certas, e podem mais rapidamente mudar o curso quando algo está saindo errado.

 

Dashboard BAM - Industria

Monitoramento de um processo industrial e visualização de indicadores

 

2. Processos permitem o funcionamento da operação sem interrupções

Ao alavancar processos definidos, torna-se mais fácil entregar novos produtos e serviços de forma rápida e eficiente, sem “reinventar a roda” o tempo todo. Processos fornecem um modelo para novos funcionários e permitem treinamentos rápidos para minimizar a interrupção dos negócios em casos de doença ou rotatividades.

Se olharmos para o fator produtividade, os processos também são grandes motivadores de maior escalabilidade. Eles devem ser sempre ajustados para que o “fazer mais com menos” não seja apenas um discurso.

 

3. Processos impulsionam a lucratividade

Uma empresa com processos bem definidos pode encontrar oportunidades para melhorar a eficiência sem sacrificar a qualidade e a consistência. Ela pode identificar a duplicação de esforços e descobrir áreas negligenciadas.

Com processos bem desenhados o valor de tudo o que é feito na empresa pode ser maximizado, potencializando boas práticas e, em última análise, economizando tempo e dinheiro.

 

Monitoração de processos de negócios

Com auxílio da tecnologia é possível monitorar os processos de negócios. E isso é muito importante, pois somente via monitoração é possível fazer diagnósticos, identificar falhas e problemas e fazer correções em tempo hábil.

Também é possível, por meio monitoração de processos de negócios via soluções tecnológicas, controlar informações de níveis de produção, análise de impacto, capacidade energética, entre outros. Com isso, o dimensionamento de recursos é otimizado, viabiliza a redução de custos e a qualidade dos serviços e produtos pode ser melhorada.

É importante lembrar que a monitoração dos processos de negócios deve ser uma prática constante, que faça parte da cultura organizacional e vivenciada por todos os colaboradores.

 

Dashboard BAM - Saude

Business Value Dashboard de Processo Hospitalar

 
Para que o monitoramento de um processo de negócio possa ser realizado, é preciso que as informações da sua empresa estejam sistematizadas de alguma forma. Geralmente essa sistematização se dá em bancos de dados dos sistemas, via planilhas geradas, entre diversas outras formas. Dessa forma os sistemas de monitoramento podem ler estas informações e apresentá-las em dashboards, por exemplo.

As informações (indicadores) contidas nos dasbhboards devem ser escolhidas a dedo, pois servirão de base para análise do seu negócio. Quer saber mais sobre o assunto? Então acesse o nosso post sobre o monitoramento de processos de cada área da empresa.

 
Monitoramento de processos de negócio

 
Sua empresa já realiza a monitoração de processos de negócios? Fale com nossos especialistas e entenda como a OpServices pode ajudar a sua empresa!

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