Quando a Governança de TI salva seu dinheiro!

Por: opservices em 03.10.2013

A OpServices é uma empresa focada em soluções de Governança de TI, monitoração de processos de negócios e de infra-estrutura. Oferecemos serviços e produtos para o controle de disponibilidade, desempenho e segurança de todos os elementos que informatizam (TI) e dão sustentação a esses processos, como redes de comunicação, energia, bancos de dados, ar condicionado, etc. Tendo como principal produto a plataforma OpMon.  Por isso, somos conscientes de todos os grandes benefícios que nossos clientes podem alcançar com uma solução de monitoramento e governança de TI configurada corretamente e usado proativamente.

 
Uma abordagem proativa de Monitoramento e Governança
A solução de monitoramento e governança de TI deve ser vista como uma plataforma que pode e recomenda-se, seja usada proativamente. Visando identificar a cada dia e em tempo real, as pequenas interrupções e incidentes na infraestrutura de rede, sistemas e seus serviços. Desta forma podendo corrigí-los antes que transforme-se em problemas, cresçam e comecem a causar indisponibilidades que afetem as operações de seus negócios.

 

Governanca de TI

 
Ou uma abordagem de seguro
A solução também pode ser vista como um seguro, tipo destes que você faz para seu carro, algo que é bom quando algo ruim aconteceu, assim auxilia a minimizar o impacto dos danos. Desta forma a solução permite que possamos avaliar o que deu errado e onde devemos agir para corrigir o problema rapidamente.

 
Mas como economizar seu dinheiro?
Provavelmente, ambas abordagens devem ajudar a sua empresa a economizar dinheiro. A abordagem pró-ativa é de longe a melhor, uma vez que não só garante que sua infraestrutura, sistemas de TI e seus serviços estão funcionando sem problemas, não causando custo de indisponibilidade, a não ser devido à uma falha inesperada do sistema. De certa forma pode ser difícil medir quanto conseguimos poupar, uma vez que o potencial de economizar é enorme comparando os grandes eventos que de indisponibilidade que nunca aconteceram devido ao trabalho proativo.

Assim sendo, a melhor maneira é medir o antes e o depois do cenário, quando usamos uma implementação de monitoramento com uma estratégia proativa, pois vai mostrar as economias agregadas de todas as pequenas interrupções e a economia de tempo de que muitos departamentos de TI estão presos hoje, comumente conhecido como “correndo e apagando incêndios”.

A abordagem de seguro também irá poupar dinheiro, desde quando o problema ocorra, seja identificado, localizado e corrigido muito mais rápido do que antes, através do  monitoramento proativo. Frequentemente, podemos dizer que é relativamente fácil determinar quanto custa por hora um serviço, sistema ou rede quando está indisponível.

Então a chave para obter um bom retorno sobre o investimento (ROI) para o sistema de monitoramento de TI é, naturalmente, combinar as duas abordagens, trabalhando proativamente para aumentar a disponibilidade do sistema e qualidade dos serviços e utilizar os recursos de investigação da causa raiz para resolver rapidamente problemas futuros.

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