ROI – Retorno sobre o Investimento: o que é e como calcular?

Por: opservices em 26.07.2016

Para uma gestão financeira saudável e eficaz, é fundamental criar métricas e acompanhar indicadores de desempenho, que fornecem uma visão assertiva dos resultados dos processos. Assim, o gestor pode identificar falhas, criar soluções e planos de melhorias, além de comparar os resultados obtidos com o planejamento que foi traçado.

Nesse sentido, o retorno sobre investimento (ROI) é um dos indicadores que devem ser acompanhados e que oferecem suporte à tomada de decisões. Continue com a leitura e saiba mais!

 
ROI

 

O que é e para que serve o retorno sobre investimento (ROI), afinal?

O retorno sobre investimento — também chamado de ROI, sigla em inglês — é um indicador utilizado para avaliar a relação entre o investimento realizado e os ganhos ou prejuízos obtidos em determinado período. Assim, o gestor consegue avaliar, com maior assertividade, se um aporte será ou não benéfico para a empresa.

Dessa forma, pode-se usá-lo para avaliar se vale a pena investir na compra de novos equipamentos, em um novo projeto ou mesmo em um novo sistema, por exemplo, visto que ele ajuda a identificar o potencial de retorno que o investimento pode proporcionar.

 

Por que é importante fazer o acompanhamento dessa métrica?

Além da avaliação do retorno que os aportes podem proporcionar para o negócio, isso permite que o gestor saiba quando fará boas decisões e se elas poderão contribuir para alcançar resultados aprimorados. O retorno sobre investimento também pode ser utilizado para planejar novas metas, levando em consideração o retorno que é esperado. Da mesma forma, torna-se possível avaliar se o momento é adequado, mesmo que o retorno seja positivo (caso ele ainda não seja satisfatório).

Além disso, essa métrica é uma das mais avaliadas por investidores quando as empresas buscam incentivo financeiro externo, visto que uma das informações procuradas é a de quanto esforço (trabalho) é necessário para que o aporte possa “se pagar”.

 

Como o cálculo é realizado?

O cálculo do retorno sobre investimento é simples e rápido, utilizando apenas a fórmula:

Retorno sobre investimento = (ganho conquistado – investimento inicial)/investimento inicial

Exemplificando melhor, suponhamos que será feito um investimento de R$ 1.000 e que o ganho obtido seja de R$ 4.500. Logo, para se descobrir o ROI, basta aplicar os valores na fórmula:

ROI = (4.500 – 1.000)/1.000 > ROI = 3,5

Portanto, pode-se dizer que o retorno sobre investimento desse exemplo foi de 3,5 ou 350%. Contudo, como cada projeto ou aporte possui objetivos e características diferentes, por mais que 350% de retorno seja um número agradável, dependendo do investimento ele ainda pode não ser o ideal. Sendo assim, pode haver casos em que um retorno de 50% seja muito favorável, enquanto outro de 500% não seja adequado.

O retorno sobre investimento é uma ferramenta de gestão essencial para análises e tomada de decisão, orientando o gestor a respeito das ações mais adequadas e que trarão um retorno adequado para o negócio.

 
Confira outros posts sobre ROI para entendê-lo melhor:
Como calcular o ROI em projetos de TI
Quais são as maiores dificuldades para você calcular o ROI de projetos de TI

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram

JUNTE-SE À NOSSA LISTA E RECEBA
OS NOSSOS CONTEÚDOS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos