7 dicas que vão aumentar a aprovação dos seus projetos de TI

Por: opservices em 06.05.2014

Guia para maximizar a aprovação de projetos de TI junto a diretoria da sua empresa

A área de tecnologia das organizações vem tendo um aumento de visibilidade significativa nos últimos anos. A TI tem impacto em todas as áreas das organizações, pois dá sustentação a todos os seus sistemas.

 

 
Embora a importância da TI seja inegável, na maioria dos casos existe uma dificuldade enorme para aprovação de projetos que necessitam de novos investimentos. O maior problema é que a equipe de TI não consegue transmitir o real valor de seus projetos. Para resolver este problema criamos uma lista com dicas importantes para facilitar a aprovação dos projetos de TI:

 

1. Buscar alinhamento de linguagem

Cada organização possui suas próprias métricas e uma conversa com os decisores, principalmente o CFO ou o gerente financeiro, é crucial para alinhar as métricas do novo projeto com o sistema de avaliação da empresa.

 

2. Alinhamento do novo projeto com os KPIs existentes

Todas as empresas possuem indicadores de performance diferentes (key performance indicators) que servem para medir o desempenho dos principais processos. Os projetos que contribuem para a melhoria destes processos-chaves tem uma taxa consideravelmente mais alta de aprovação.

 

3. Estabelecer objetivos claros

Um dos principais problemas na aprovação de novos investimentos é a falta de clareza nos objetivos. Projetos sem um objetivo claro dificilmente são levados adiante. Uma das dicas é a utilização de algum tipo de framework para auxiliar nesta visualização.

 

4. Buscar aliados internos

A apresentação de ideias é um processo bem complicado para profissionais que não possuem boas habilidades de convencimento e de comunicação. Uma dica muito útil para profissionais com este perfil é apresentar previamente as ideias do projeto, individualmente, para formadores de opinião internos da organização. Esses aliados serão fundamentais, pois o auxiliarão no processos de aprovação.

 

5. Identificação de Riscos

Todos os projetos possuem riscos como falhas de execução, não cumprimento de acordos por parte de fornecedores, mudanças abruptas de prioridades das organizações, imobilização de recursos oriundos de falhas, etc. Identificar todos esses riscos e possíveis cenários adversos é essencial para dar credibilidade ao seu projeto.

 

6. Criação e gerenciamento de Road Map

A criação de um Road Map com metas e objetivos por etapa é fundamental para o sucesso. Além de possibilitar uma visão do futuro de cada etapa, garante entregas menores que diminuem a frustação de expectativas e delimita um caminho claro a ser percorrido.

 

7. Benchmarks

Após superar os principais obstáculos e garantir a aprovação de um novo projeto de TI, é hora de lançar mão da cartada final: mostrar onde projetos com o escopo semelhante obtiveram sucesso.

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