Monitoramento de infraestrutura de TI

Este artigo tem como objetivo esclarecer alguns pontos importantes sobre o gerenciamento de infraestrutura de TI. Elencamos algumas dicas e prioridades para ajudar os profissionais que trabalham na área de administração de ambientes de TI.

Preparado para ler o artigo? Então pegue um café, ajuste sua poltrona e vamos ao que interessa!

 

Por que gerenciar sua infraestrutura de TI

Vamos encarar a verdade, o negócio de sua empresa depende totalmente da infraestrutura de TI. Hoje a tecnologia é essencial para o funcionamento de qualquer negócio. Portanto, falhas nos sistemas fazem sua empresa perder dinheiro, isso é fato.

Com isso, as dificuldades de operação e lentidão nos serviços geram prejuízos, e isso ocorre porque o gerenciamento da infraestrutura de sua TI não está bem. E é por isso que você escuta o proprietário do negócio dizer: “a TI gera muitas despesas, é uma área de alto custo”.

É possível reverter essa situação? Sim, nós acreditamos que é possível! Com algumas dicas você vai conseguir.

 

1. Saiba o que esté acontecendo

O objetivo principal de monitorar qualquer coisa é obter informações sobre seu estado. No caso da TI, o monitoramento atua para obter informações específicas sobre as tecnologias utilizadas. Além de objetivar obter seu estado (uptime ou downtime), também

Existe algum incidente na sua Infra de TI acontecendo agora? Ele está sendo tratado?

A primeira dica é monitorar tudo que é importante na sua Infra de TI: os servidores, roteadores, switches, firewalls, storages, no-breaks e, se possível, até o gerador de energia.

São tantos itens que compõem uma infraestrutura organizacional que quando um problema ocorre, a dor de cabeça pode ser muito grande até você encontrar o “vilão”. Por isso é tão importante monitorar tudo!

Acompanhe o monitoramento, identifique os incidentes e faça sua equipe tomar ações rápidas, reconhecendo os incidentes, para que as ações comecem realmente a ser realizadas. “Incidentes detectados sem uma ação imediata geram prejuízos financeiros”.

Por outro lado, se um incidente foi detectado, mas não for relevante, então ele NÃO deve ser monitorado, ou pelo menos não deve gerar alarme (falso positivo). Lembre-se de focar no que realmente é importante.

 

Está ocorrendo alguma mudança?

Para não gerar retrabalho para sua equipe, o time de monitoramento precisa saber se existem mudanças programadas. A Infraestrutura de TI é como um organismo vivo, está sempre mudando.

As mudanças programadas não geram alertas desnecessários, e quando você verificar a disponibilidade dos recursos monitorados, você saberá exatamente o tempo que foi perdido por causa do incidente em questão.

 

O que está acontecendo quando você não está na empresa?

Você deve utilizar mecanismos de notificações por dispositivos móveis para garantir que será avisado de problemas mais graves quando eles ocorrerem. “O negócio não para” e uma falha grave certamente vai comprometer os negócios da sua empresa.

Poder ser avisado de problemas fora do ambiente de trabalho é fundamental. Não espere seus clientes ou seus colegas reclamarem de que alguma coisa não está funcionando bem.

Seja proativo e, se não puder evitá-los, corrija os problemas no momento em que eles ocorrem. O acompanhamento dos problemas deve ser realizado em tempo real, com atuação proativa e mantendo todos informados sobre o que está ocorrendo.

Tamanha é a importância de uma comunicação interna eficiente entre as equipes que entre seus resultados esperados está a diminuição do MTTR (tempo médio para reparo de falhas), economizando esforços de trabalho.

 

2. Preocupe-se com o seu negócio!

O que é vital para o negócio da sua empresa?

As operações do negócio de cada empresa são suportadas por inúmeros e diversificados recursos de TI. Conhecer cada operação e quais os recursos que as sustentam é primordial para garantir a disponibilidade do negócio.

Monitore o que é importante para o negócio da sua empresa,não somente a infraestrutura de TI. Além disso, descubra quais são os recursos vitais de cada serviço para manter o negócio vivo.

 

Qual incidente tem prioridade de resolução?

Em primeiro lugar, descubra a relação de dependência entre os recursos que você está monitorando. Desta forma, quando um incidente ocorrer, você saberá o impacto que ele está gerando.


Trabalho há mais de 10 anos no mercado B2B de tecnologia e hoje atuo como líder de um time de Business Intelligence, responsável por entregar projetos que lidam com pipelines completos de dados: desde a extração e coleta até o tratamento e disponibilização para as áreas de negócio com data visualization.

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