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Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 04.06.2019

Como integrar o setor de TI ao negócio da empresa

Setor de TI - Como integrar a TI ao Negócio da Empresa

Nas duas últimas décadas, as tecnologias de internet e de dispositivos móveis avançaram tanto que permitiram a formação de estruturas comerciais totalmente virtualizadas. Isso fez com que o setor de TI ganhasse um papel ainda mais relevante no negócio das organizações.

Se a sua empresa depende de alguma tecnologia para funcionar, o post de hoje é para você. Descubra por que as empresas precisam considerar a integração da TI a outros departamentos.

Conheça as principais vantagens dessa estratégia!

 

Por que é necessário pensar em integração?

O perfil do consumidor mudou. Hoje, ele está mais exigente e possui necessidades cada vez específicas, devido ao alto volume de informações que possui. Isso obrigou as empresas a se adaptarem. Se não atenderem as novas demandas com rapidez, elas poderão perder força competitiva e, assim, estarão fadadas ao fracasso.

Uma forma encontrada para lidar com a questão foi integrar o setor de TI a todos os outros departamentos. Como a tecnologia está presente em praticamente todos eles, o alinhamento da TI ao negócio da empresa permite agilizar as análises de dados, idealizar a formação de estratégias em conjunto, executar processos de forma automatizada e muito mais.

Um exemplo disso é o setor de marketing. Essa área depende dos dados das equipes de vendas para desenvolver campanhas mais focadas nos reais interesses do seu público. Com a integração, os profissionais utilizam e consomem os dados disponíveis e ajustam a estratégia, agilizando os insights e melhorando a relação custo-benefício dos investimentos.

 

Vantagens de integrar o setor de TI aos outros departamentos

A estratégia de integrar o departamento de TI aos outros setores proporciona muitas vantagens à empresa. Nós separamos as principais delas para você se aprofundar. Confira!

 

Maiores oportunidades de inovação

Com a integração, a empresa pode adotar uma infraestrutura operacional com processos de monitoramento e controle mais centralizados. Isso é possível graças aos métodos de virtualização e hospedagem de dados e sistemas na nuvem.

Essa é uma grande oportunidade de inovação, pois moderniza as operações e deixa o negócio mais alinhado com as necessidades de disponibilidade online, facilitando a vida dos gestores e dos clientes.

Além disso, setores integrados tendem a contribuir mais uns com os outros, compartilhando informações que podem acelerar o ciclo de inovações, tornando a empresa uma referência no segmento de atuação.

 
Dashboards para Gestão à Vista

 

Automação e padronização de processos

A integração também permite ao setor de TI conhecer melhor as necessidades de cada departamento, desenvolvendo ferramentas para automatizar tarefas consideradas repetitivas e outras mais complexas. Como resultado, a empresa agrega um alto nível de padronização às operações.

De modo geral, a automação e padronização reduz o número de atividades desempenhadas manualmente, libera profissionais para atuarem em áreas mais críticas do negócio, elimina erros humanos dos processos, acaba com o desperdício de recursos, acelera a produtividade e melhora a qualidade final dos produtos e serviços oferecidos.

 

Compartilhamento de tecnologias de Gestão

Por padrão, as áreas de TI são responsáveis por administrar tecnologias, sistemas e bancos de dados das organizações. É muito importante que o os responsáveis pela tecnologia da empresa disponibilizem dados para serem consumidos por difirentes profissionais.

Uma forma de fazer isso é por meio da Gestão à Vista. Por meio de dashboards gerenciais, os gestores podem gerenciar seus indicadores de modo transparente. Isso é possível com o apoio da TI ou de empresas de tecnologia que se tornem parceiros para fornecimento de software.

Abaixo você pode visualizar um dashboard de acompanhamento de indicadores real-time, criado na plataforma OpMon para exemplificar um modelo de gestão à vista.

 

Dashboard Estratégico - OKR

Dashboard Estratégico – OKR

 

Rapidez na resolução de problemas

Como o nível de informações comerciais melhora dentro da empresa, principalmente devido a uma gestão mais centralizada e compartilhada, fica mais fácil identificar padrões de falhas, bem como encontrar as melhores soluções para combatê-las na raiz. Isso vai deixando o banco de dados cada vez mais rico, com informações operacionais de alto valor estratégico, o que eleva a capacidade dos gestores em resolver problemas.

Para concluir, a alta relevância dos serviços de tecnologia gera sobrecarga no setor de TI. Então, para a estratégia de integração dar certo, você deve otimizá-lo antes. Isso inclui a adoção de ferramentas e métodos que permitam que os profissionais realizem o monitoramento e controle dos servidores, redes, códigos e outros recursos com maior rapidez e eficiência. A parceria com um especialista no assunto pode ser decisiva para o sucesso aqui.

Quer saber mais sobre o assunto? Entenda melhor como fazer o monitoramento de processos de TI na sua empresa!

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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