Menu
Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 28.06.2016

O que é a certificação ITIL Foundation e quais seus benefícios?

Certificação ITIL Foundation

A Certificação ITIL Foundation é de grande importância para profissionais de TI que desejam dominar as melhores práticas de gerenciamento de serviços. Organizações que trabalham de acordo com ITIL usam esta certificação como um dos requisitos básicos para recrutamento de profissionais por uma série de razões.

 
E é exatamente sobre isso que falaremos neste artigo. Você verá porque é tão importante ter esta certificação, bem como os benefícios que ela traz aos profissionais e às empresas de tecnologia. Também saberá quais são os outros níveis de certificação ITIL que podem ser obtidos. Acompanhe!

 

O que é ITIL Foundation?

Quando mencionamos o ITIL Foundation estamos falando de uma parte do programa Certified Integrator, que é um dos pré-requisitos para alcançar o título “EXIN Integrator Agile Certified Service Projects”.

Esta certificação é aberta ao público e não exige a realização de um curso prévio. Para obtê-la basta realizar um exame de uma hora de duração e ser aprovado em 65% das questões — são 40 perguntas de múltipla escolha, sendo apenas uma alternativa correta. O grau de dificuldade, afirmam diversos especialistas, é de baixo para médio.

Os conhecimentos testados nesta certificação são basicamente: práticas de gerenciamento de serviços, ciclo de vida de um serviço no ITIL, conceitos de definições genéricas, processos selecionados, modelos e princípios chave, tecnologia e arquitetura e competências e treinamento.

 

A importância da certificação ITIL Foundation

Com esta certificação, o profissional de TI, gerente de negócios ou responsável pelos processos de negócios de uma organização, está apto para operar de acordo com as melhores práticas internacionais que garantem a qualidade nos processos de TI — práticas amplamente testadas e listadas na Information Technology Infrastructure Library (biblioteca ITIL).

 

Níveis de certificação ITIL

Além do ITIL Foundation, existem outros quatro níveis de certificação ITIL:

 
ITIL Intermediate: O nível intermediário é dividido em duas áreas – service lifecycle e service capability. O primeiro é um detalhamento do ciclo de vida de um serviço enquanto a segunda refere-se ao estudo dos processos e papéis (funções) dentro de uma organização.

 
Managing Across the Lifecycle: Voltada para gerentes de serviços, aborda temas como Gestão de Negócio, Mudanças Estratégicas, Gerenciamento de Riscos e Projeto de Ciclo de Vida.

 
ITIL Expert: Para conquistar a certificação expert é necessário acumular créditos por meio dos módulos das qualificações anteriores. O profissional com certficação ITIL professional possui um conhecimento avançado em todos os elementos das melhores práticas ITIL.

 
ITIL Master: O maior nível de certificação. Voltado para os profissionais com profundo conhecimento das práticas da ITIL (consultores, gerentes ou executivos seniors) e, no mínimo, 5 anos de experiência prática. Além da necessidade de possuir o ITIL Expert é preciso elaborar uma proposta de adoção ITIL em uma situaçao real para uma banca de aprovação.

 

As vantagens da certificação ITIL

Em resumo, as certificações ITIL podem melhorar a vantagem competitiva dos gerentes de TI, administradores, analistas de negócios e consultores. Ela mostra aos atuais e futuros empregadores um forte nível de compromisso para o sucesso pessoal e a capacidade de estar à frente da concorrência na indústria de TI.

Ao completar a certificação ITIL Foundation, por exemplo, os profissionais ganham uma abordagem sistêmica e profissionalmente valorizada para o uso das melhores práticas, o que os ajuda a falar a mesma língua que outros profissionais ITIL em todo o mundo e serem capazes de interagir com um grupo de elite de profissionais em uma variedade de disciplinas de TI.

Caso queira saber mais sobre o assunto, acesse nosso artigo sobre certificações de TI. Para ficar atualizado com as novidades sobre tecnologia e gestão, siga nossa página no LinkedIn.

Compartilhe:

ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos