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Por: Pedro César Tebaldi em 17.07.2017

Como definir os indicadores de performance ideais?

indicadores de performance

Um gestor que busca o crescimento de sua empresa precisa ter em mente o que deve ser medido e acompanhado para definir se o desempenho anda bem. Para isso servem os KPIs (indicadores de performance), que apresentam valores quantitativos e possibilitam medir o que está sendo executado.

Esses indicadores ainda possibilitam gerenciar os dados para atingir as metas da sua organização e levá-la ao sucesso. Para entender como utilizar os KPIs e melhorar seus resultados, continue a leitura!

 

Alinhe os indicadores de performance aos objetivos da sua empresa

Existem infinitos KPIs que podem ser adotados no seu negócio. Isso varia de acordo com o seu ramo de atuação e a cultura da sua empresa. Definir quais métricas estão de acordo com seus objetivos é fundamental para a análise dos dados a fim de atingir suas metas.

Procure considerar alguns KPIs como:

  • ROI (Retorno Sobre o Investimento): essa métrica calcula quantos reais sua empresa obtém de retorno por cada real investido no negócio.
  • Lifetime Value (Valor Gerado ao Longo do Tempo): indicador de performance que calcula quanto um cliente gasta durante o tempo de relacionamento com a sua empresa.

Além desses KPIs, você também poderia levar em consideração seu volume de vendas, margem de lucro, funcionários satisfeitos, entregas dentro do prazo, entre muitos outros. Aqui, o importante é você definir quais indicadores estão de acordo com a sua empresa e seus objetivos. Se um KPI não tem relação com qualquer objetivo da sua empresa, não o utilize!

 

Utilize os KPIs para tomada de decisões estratégicas

Indicadores de performance são importantes porque trazem um diagnóstico fiel da sua empresa, uma vez que apontam dados concretos e não apenas suposições. Quanto mais você souber sobre os seus números, mais fácil será para você traçar estratégias para posicionamento de mercado. Isso porque os indicadores apresentam previsibilidade e colaboram para suas tomadas de decisão.

Acompanhe seus KPIs e mantenha-se no rumo certo para os seus objetivos estratégicos.

 
Monitoramento de Varejo - Faturamento

 

Utilize métricas simples e mensuráveis

Existem duas formas de errar ao acompanhar seus KPIs: uma é ignorar completamente os indicadores de performance (e acredite, muitos empresários fazem isso!) e a outra é acompanhar dados exagerados e desnecessários. Para evitar o segundo erro, dê preferência a métricas simples, mensuráveis e de fácil compreensão. Evite fórmulas complexas e dados exagerados, pois eles podem atrapalhar o seu entendimento e tomada de decisão.

Além disso, lembre-se de que é importante ter sua equipe informada sobre o desempenho geral da empresa e de setores específicos. Por isso, é importante ter dados de fácil compreensão para que seus colaboradores consigam entender claramente suas metas e pontos em que devem concentrar a atenção. Uma das formas de se fazer isso é com a gestão à vista.

 

Gestão à vista para monitorar indicadores

O termo Gestão à vista surgiu na França, nos anos sessenta, como um documento que apresentava indicadores financeiros e não financeiros para facilitar a tomada de decisão. Hoje, é largamente utilizado por empresas que querem das visibilidade para seus indicadores.

Desta forma, todos os colaboradores têm acesso aos objetivos da empresa de forma simples e visual. Geralmente se utiliza de dashboards automatizar esse processo, pois os dados são atualizados em tempo real. Embora alguns gestores prefiram ter seus números mantidos em sigilo, lembre-se de que é importante ter toda equipe alinhada em prol de um objetivo comum.

 

Dashboard Varejo- Monitoramento das lojas

 
Empresas de todos os portes podem se beneficiar com o uso dos indicadores de performance: as pequenas empresas ou startups podem avaliar a viabilidade do seu negócio. Já as médias empresas deveriam utilizar os KPIs para calcular a velocidade de sua expansão.

Por fim, as grandes empresas têm a possibilidade de gerir seus departamentos, medir o que está sendo alcançado e quais as dificuldades para seguir no crescimento por meio dos indicadores de performance. Não perca tempo e comece agora mesmo adotar os KPIs em seus projetos!

Quer saber mais sobre indicadores de performance e outras soluções para sua empresa? Siga a OpServices no FacebookTwitterYouTubeGoogle PlusLinkedIn e fique por dentro!

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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