Como definir os indicadores de performance ideais para sua empresa?

Por: Equipe OpServices em 17.07.2017
Indicadores de Performance

 

Entendendo a importância dos indicadores de performance ou KPIS

Um gestor que busca o crescimento de sua empresa precisa ter em mente o que deve ser medido e acompanhado para definir se o desempenho anda bem. Para isso servem os KPIs (indicadores de performance), que apresentam valores quantitativos e possibilitam medir o que está sendo executado.

Esses indicadores ainda possibilitam gerenciar os dados para atingir as metas da sua organização e levá-la ao sucesso. Para entender como utilizar os KPIs e melhorar seus resultados, continue a leitura!

 

Alinhe os indicadores de performance aos objetivos da sua empresa

Existem infinitos KPIs que podem ser adotados no seu negócio. Isso varia de acordo com o seu ramo de atuação e a cultura da sua empresa. Definir quais métricas estão de acordo com seus objetivos é fundamental para a análise dos dados a fim de atingir suas metas.

Procure considerar alguns KPIs como:

  • ROI (Retorno Sobre o Investimento): essa métrica calcula quantos reais sua empresa obtém de retorno por cada real investido no negócio.
  • Lifetime Value (Valor Gerado ao Longo do Tempo): indicador de performance que calcula quanto um cliente gasta durante o tempo de relacionamento com a sua empresa.

Além desses KPIs, você também poderia levar em consideração seu volume de vendas, margem de lucro, funcionários satisfeitos, entregas dentro do prazo, entre muitos outros. Aqui, o importante é você definir quais indicadores estão de acordo com a sua empresa e seus objetivos. Se um KPI não tem relação com qualquer objetivo da sua empresa, não o utilize!

 

Utilize os KPIs para tomada de decisões estratégicas

Indicadores de performance são importantes porque trazem um diagnóstico fiel da sua empresa, uma vez que apontam dados concretos e não apenas suposições. Quanto mais você souber sobre os seus números, mais fácil será para você traçar estratégias para posicionamento de mercado. Isso porque os indicadores apresentam previsibilidade e colaboram para suas tomadas de decisão.

Acompanhe seus KPIs e mantenha-se no rumo certo para os seus objetivos estratégicos.

 
Monitoramento de Varejo - Faturamento

 

Utilize métricas simples e mensuráveis

Existem duas formas de errar ao acompanhar seus KPIs: uma é ignorar completamente os indicadores de performance (e acredite, muitos empresários fazem isso!) e a outra é acompanhar dados exagerados e desnecessários. Para evitar o segundo erro, dê preferência a métricas simples, mensuráveis e de fácil compreensão. Evite fórmulas complexas e dados exagerados, pois eles podem atrapalhar o seu entendimento e tomada de decisão.

Além disso, lembre-se de que é importante ter sua equipe informada sobre o desempenho geral da empresa e de setores específicos. Por isso, é importante ter dados de fácil compreensão para que seus colaboradores consigam entender claramente suas metas e pontos em que devem concentrar a atenção. Uma das formas de se fazer isso é com a gestão à vista.

 

Gestão à vista para monitorar indicadores

O termo Gestão à vista surgiu na França, nos anos sessenta, como um documento que apresentava indicadores financeiros e não financeiros para facilitar a tomada de decisão. Hoje, é largamente utilizado por empresas que querem das visibilidade para seus indicadores.

Desta forma, todos os colaboradores têm acesso aos objetivos da empresa de forma simples e visual. Geralmente se utiliza de dashboards automatizar esse processo, pois os dados são atualizados em tempo real. Embora alguns gestores prefiram ter seus números mantidos em sigilo, lembre-se de que é importante ter toda equipe alinhada em prol de um objetivo comum.

 

Dashboard Varejo- Monitoramento das lojas

 
Empresas de todos os portes podem se beneficiar com o uso dos indicadores de performance: as pequenas empresas ou startups podem avaliar a viabilidade do seu negócio. Já as médias empresas deveriam utilizar os KPIs para calcular a velocidade de sua expansão.

Por fim, as grandes empresas têm a possibilidade de gerir seus departamentos, medir o que está sendo alcançado e quais as dificuldades para seguir no crescimento por meio dos indicadores de performance. Não perca tempo e comece agora mesmo adotar os KPIs em seus projetos!

Quer saber mais sobre indicadores de performance e outras soluções para sua empresa? Siga a OpServices no FacebookTwitterYouTubeGoogle PlusLinkedIn e fique por dentro!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram

JUNTE-SE À NOSSA LISTA E RECEBA
OS NOSSOS CONTEÚDOS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos