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Por: Pedro César Tebaldi em 21.06.2014

Dashboards: uma visão de indicadores de TI e Negócio

Benefícios dos dashboards de negócios

Com o volume de informações a que estamos expostos, é vital saber filtrar o que é mais importante para a tomada de decisão. Hoje é possível descobrir informações em tempo real e de qualquer parte do mundo, gerar relatórios sobre a performance da sua empresa ou até mesmo dos seus concorrentes. Mas os decisores têm tempo para absorver todas essas informações? Na maioria das vezes a resposta é não. Porém, com o conceito dos dashboards (ver gestão à vista) é possível minimizar esse problema.

As informações mais relevantes sobre a infraestrutura ou KPIs de processos de negócios podem ser visualizadas em monitores espalhados pela empresa.

Quer saber mais? Então continue acompanhando nosso post?

 

A visão do seu negócio em tempo real através de dashboards!

Os gestores determinam quais KPIs desejam monitorar e com quem desejam compartilhar. Essas informações resumem a situação de determinada área da empresa através de um status (crítico, alerta e ok) ou valor numérico. O resultado é que as decisões se tornam mais embasadas, mais rápidas e com menor risco de erros.

Pensando nesse mercado com grande potencial, a OpServices desenvolveu o módulo de dashboards do OpMon. A solução possibilita a criação e a edição de dashboards executivos, de forma fácil e intuitiva.

 

Dashboards BAM - Industria

Business Value Dashboards de Processo Industrial.

Isso que permite aos usuários do OpMon terem uma ampla visibilidade do estado dos processos de negócios e dos Serviços de TI através de monitores, que podem ser facilmente entendidos pelos gestores de outras áreas e, desta forma, facilitam o fluxo de informações estratégicas para o negócio dentro da empresa.

Qual o valor de dashboards com indicadores baseados em itens monitorados da infraestrutura de TI ou processos de negócios para tomar decisões em tempo real? Para os nossos clientes isso representa um grande diferencial competitivo.

 

Funcionalidades do OpMon Dashboards

  • Visualização e edição de dashboards;
  • Monitoramento de KPIs;
  • Interface intuitiva com sistema drag-and-drop;
  • Ampla biblioteca de elementos e gráficos;
  • Visualização via web;
  • Os dashboards podem ser compartilhados através de URLs e iframes e podem ser visualizados sem estar logado na interface;
  • Indicadores apresentados nos painéis em real time.

Os dashboards com indicadores de TI e do negócio podem ser visualizados em tablets e smartphones.

Dashboards de Operação por região

Dashboards de Operações por Região.

 

Indicadores para visualizar em dashboards

Listamos abaixo alguns exemplos de indicadores que, em mais de 15 anos de experiência nesse ramo, vemos como os mais comuns de serem monitorados e visualizados em diferentes verticais de mercado. Acompanhe!

 

Serviços Financeiros

Dashboards transacionais, monitoramento comportamental de transações, autorizador de cartões, monitoramento dos serviços dos bancos (transações confirmadas, negadas e desfazimentos).

 

Indústria

Indicadores do BSC (Balanced Scorecard), linha de produção, componentes industriais, comportamentos anômalos, cortes de tempo em horários específicos do setor.

 

Infraestrutura

Disponibilidade de links de internet e dos sistemas críticos como sala de servidores e banco de dados das aplicações, além do tempo de resposta para o usuário da infraestrutura que suporta a aplicação.

 

Varejo

Monitoramento de Nota Fiscal Eletrônica (NFe), Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFCe), SiTEF, transações em tempo real, bandeira de cartões, desempenho das lojas, métricas de PCI.

 

Saúde

Disponibilidade de leitos (visão do paciente e gerencial), faturamento, autorização de consultas, exames (on-line x manuais), pagamento de conveniados.

 

Educação

Visualização de novas matrículas em tempo real, SLA de atendimento aos alunos e professores da equipe de HelpDesk, gerenciamento das catracas eletrônicas.

 

Governo

Transparência pública via visualização de dados de forma compreensível, contabilidade administrativa, fatores de governança e cumprimento de metas governamentais.

 

Serviços de TI e Telecom

Gerenciamento de metas de equipes de HelpDesk / Service Desk, monitoramento de links de internet, catálogo de serviços com possibilidade de mapear todas as dependências lógicas para a entrega de um serviço. As dependências podem ser organizadas de forma hierárquica, serial, contingente/paralela e, inclusive, com interdependências entre serviços para a descoberta da causa-raiz dos problemas, do impacto do incidente e dos usuários afetados.

pagina site dashboards

 

Pré-requisitos

Para utilizar os dashboards do OpMon é necessário adquirir a licença do software de monitoramento de infraestrutura de TI e Telecom e processos de negócios OpMon.

 

Catálogo de dashboards

Clique para acessar nosso catálogo de dashboards com alguns exemplos reais criados para alguns de nossos clientes.

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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