Menu
Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 12.08.2015

7 benefícios dos dashboards em projetos da sua empresa

Benefícios dos Dashboards

No mundo corporativo, a tomada de decisões estratégicas precisa estar fundamentada em uma correta análise de dados e informações. Estes, por sua vez, devem estar reunidos e centralizados de forma segura e prática, a fim de facilitar a gestão do negócio. A dinâmica que rege as mudanças do mercado, influenciada por medidas econômicas e políticas e por novas regulamentações legais, exige que os processos internos sejam cada vez mais ágeis, sob pena de a empresa perder espaço para a concorrência.

Nesse contexto, é possível perceber que relatórios, gráficos e planilhas nem sempre são suficientes para suprir essa necessidade urgente de análises críticas e articuladas. Assim, os dashboards podem ser uma ferramenta para visualização de dados muito interessante, facilitando o monitoramento de indicadores e dos principais projetos da empresa. No post de hoje você vai conhecer alguns benefícios do uso de dashboards em projetos. Vamos lá?

 

Conheça o benefício dos dashboards

Os dashboards são painéis visuais, ou uma visão centralizada, que organizam dados a fim de permitir uma visão mais ampla de todos os aspectos que envolvem um projeto, como questões técnicas, financeiras, cronogramas e interdependências. Assim, os dashboards se transformam em uma solução importante para uma gestão eficiente, pois fornecem informações imediatas para toda a equipe. Com recursos visuais de fácil entendimento, permitem a interação e a atualização de todos os profissionais envolvidos. Se um projeto possui algum tipo de controle em qualquer tipo de sistema, ele pode ter as suas informações apresentadas em dashboards.

A adoção dos dashboards oferece uma série de benefícios à empresa, permitindo a otimização de rotinas internas, de modo a facilitar todo o gerenciamento do negócio. Veja alguns desses benefícios a seguir:

 

1. Otimização do processo de tomada de decisões

Os dashboards centralizam adequadamente todas as informações importantes sobre os projetos, como estágios planejados, recursos disponíveis, atividades previstas e prazos de entrega. Isso permite uma visão mais abrangente da situação, considerando-se as variáveis que podem influenciar no resultado final. Com base nesses dados, é possível tomar decisões de forma mais ágil e eficiente, reduzindo drasticamente a chance de erros e prejuízos.

 

2. Redução dos riscos da operação

Com os dashboards, as informações são devidamente organizadas, atualizadas e distribuídas, permitindo a detecção antecipada de riscos que ocasionalmente passam despercebidos durante a elaboração do projeto. Dessa forma, é possível definir ações para minimizar a gravidade ou o impacto desses riscos.

 

3. Participação, integração e construção colaborativa

Os dashboards facilitam muito a participação integrada das equipes de trabalho. Com esse recurso, é fácil perceber o maior envolvimento dos profissionais, que se comprometem mais com os objetivos definidos para o projeto. É uma maneira de reforçar os sensos de coletividade e de responsabilidade da empresa.

 

4. Otimização de tempo e recursos

O uso dos dashboards colabora para a otimização das rotinas diárias. Com ele, o tempo gasto com atividades manuais e complexas, como atualização de planilhas e relatórios, é reduzido, permitindo que esses recursos sejam direcionados a tarefas mais relevantes e de real importância para a empresa.

 

5. Avaliação de tendências

Através dos dados reunidos nos dashboards, é possível avaliar tendências positivas e negativas do resultado do seu projeto e de cada um dos seus indicadores. Desta forma, fica mais fácil atuar em correções necessárias e eliminar gargalos.

 

6. Alinhamento estratégico

A integração de todas as informações de um projeto e a visão clara de seu andamento propiciam condições para uma gestão mais efetiva e ágil, capaz de alinhar rapidamente estratégias, ações e decisões. Os dashboards podem simplificar todo o fluxo de dados e de processos, reduzindo burocracias e agregando valor.

 

7. Cultura com foco em resultados e participação

Essa ferramenta também reforça uma cultura organizacional com foco em desempenho e produtividade, além de facilitar a comunicação interna e promover a participação e engajamento dos colaboradores.

Quer saber mais sobre os benefícios que os dashboards podem trazer para os projetos da sua empresa? Confira também como eles podem colaborar para a tomada de decisões e suas vantagens no momento da análise de indicadores. A ferramenta desenvolvida por nós que possibilita a criação de dashboards para visualizar indicadores monitorados do negócio é o OpMon Dashboards.

Compartilhe:

ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos