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Por: Aldry Rocha em 26.01.2021

Como funcionam as notificações do OpMon

Como funcionam as Notificações do OpMon

As organizações estão cada vez mais dependentes da tecnologia para se manterem competitivas no mercado. Quase todos os setores, se não todos, contam com uma infraestrutura de TI por trás.

Com isso, é mais do que crucial manter toda a infraestrutura de TI disponível em tempo integral para que atividades vitais do negócio se mantenham ativas. Para que isso aconteça, é importante contar com algum tipo de monitoração para tratar de incidentes no momento de suas ocorrências e, assim, não afetar a disponibilidade da infraestrutura e de suas aplicações.

Um dos aliados mais importantes para isso são as notificações. Elas trazem alertas sobre incidentes no ambiente de TI, podendo ser encaminhadas para o responsável técnico já no momento da ocorrência. Deste modo, contribuem para solucionar problemas de maneira rápida sem grandes perdas.

 

O que são notificações?

As notificações podem ser definidas como informações em formato de alertas que visam chamar a atenção sobre a ocorrência de algo. No contexto do monitoramento de infraestrutura, são alertas sobre incidentes que ocorrem no ambiente de TI. Esses incidentes geralmente indisponibilizam sistemas, portanto devem ser rapidamente corrigidos para não impactar o negócio.

Além disso, elas servem para alertar os responsáveis sobre mudanças no status dos sistemas. Quando um item muda do status “OK” para o status “Down”, por exemplo, a plataforma pode ser configurada para enviar uma mensagem por SMS, E-mail ou aplicativo de mensageria para que o problema seja corrigido.

 

Conceitos básicos de notificações

Listamos alguns conceitos essenciais relacionados ao funcionamento do envio de notificações:

 
Contato – São as pessoas cadastradas no OpMon para quem as notificações serão enviadas. Os contatos são muito importantes para o OpMon, uma vez que são utilizados para efetuar o login na plataforma, além de permitir o envio de notificações. Dentro do OpMon você relaciona o host e serviço com qual contato irá receber suas notificações.

 
Grupos de contato – Reúne vários contatos a um único grupo para poder vinculá-los mais facilmente a hosts ou serviços. Isso significa que todos que fazem parte do grupo receberão notificações acerca daqueles elementos.

 
Hard state e Soft state – são os dois estados cruciais dentro da lógica de monitoração. São os dois estados de checagem que o OpMon analisa e, com isso, consegue diminuir bastante os falsos positivos. O soft state é quando o elemento entra no estado Não OK, ele só passará para Hard State caso a quantidade máxima de re-checagens tenha sido falhas.

 
Quando a checagem é realizada e o serviço não está tendo um retorno adequado, ele entra em estado critical (soft state). A partir daí se inicia a contagem de checagens, onde é feito a verificação algumas vezes antes da realização do envio de notificação. Caso o serviço ainda esteja com problema, ele ‘estoura’ as tentativas de checagem e entra em hard state.

 

Tipos de notificações

Como formas básicas de notificações podemos citar SMS, e-mail, Telegram, WhatApp, Microsoft Teams, entre outras plataformas de mensageria. No OpMon ainda existe a possibilidade de realizar o envio de notificações a partir de qualquer gateway de envio de mensagens.

Por exemplo, o ONC (OpServices Notification Center) é um aplicativo voltado para dispositivos móveis que permite o recebimento de notificações via PUSH relativas aos elementos do OpMon.

Para entender melhor os tipos de notificações e como configurá-las dentro da plataforma OpMon, acompanhe o vídeo:

 

 
Como ficou evidente neste artigo, as notificações são uma ferramenta poderosa para alertar problemas. Se bem configuradas podem auxiliar na rápida descoberta de incidentes e na simplificação das atividades de infraestrutura.

Como desenvolvedores do OpMon, software líder em monitoramento de TI, IOT e Negócio, recomendamos a plataforma para gerar notificações e facilitar no dia a dia da gestão de tecnologia.

Ficou interessado? Então entre em contato com nossos especialistas, estamos à disposição para sanar suas dúvidas.

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ESCRITO POR

Aldry Rocha

Gestora de Marketing e desenvolvedora web na OpServices há 4 anos. Apaixonada por tecnologia e o mundo do desenvolvimento pessoal, sempre lendo ou escrevendo sobre eles.

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