Relatório de disponibilidade e capacidade

Com o avanço crescente da tecnologia, as organizações e a própria sociedade fica cada vez mais dependente da TI. Paradas em serviços de TI podem gerar graves consequências para as empresas, com um impacto financeiro severo. Um acontecimento como este faz com que dirigentes deixem de confiar nos serviços entregues pela TI. Por isso, a responsabilidade dos gestores de TI é enorme.

Para evitar estes problemas, é preciso estar atento a algumas métricas e análises, como os relatórios de disponibilidade e capacidade. Saiba neste post o que são estes relatórios, para que eles servem e como podem ajudar a sua empresa!

 

Relatório de disponibilidade e capacidade

 

O que são e para que servem os relatórios de disponibilidade e capacidade?

Estes relatórios são importantes para saber se a entrega de serviços TI está sendo feita de forma eficiente e alinhada com os objetivos do negócio. Cada um deles tem um objetivo, mas em todos os casos, é necessário monitorar, analisar e tomar decisões de acordo com os resultados.

 

Relatório de disponibilidade

Alguns setores, como os de saúde, precisam ter disponibilidade de serviços 24 horas por dia. Caso contrário, a vida de pacientes pode ser colocada em risco por uma simples falta de contingência para uma queda de energia ou falhas nos sistemas de prontuário que armazenam informações sobre o histórico de pacientes.

 

Relatorio de disponibilidade

 
O relatório de disponibilidade permite analisar situações em que problemas aconteceram, qual o período, recorrência e se existe alguma correlação que pode ser inferida através dos relatórios. Também permite identificar investimentos a serem realizados de acordo com a importância da disponibilidade para os serviços entregues, além de saber a sua viabilidade. Também auxilia os gestores a implementar e gerenciar a estrutura de TI para atender o nível de disponibilidade exigido por cada tipo de empresa, fazendo inclusive o gerenciamento de serviços terceirizados para garantir os contratos. A disponibilidade depende de itens como:

  • Complexidade da infraestrutura de TI;
  • Reação rápida e eficiente a falhas;
  • Qualidade nas manutenções preventiva e corretiva.

Por meio dessa análise, pode-se criar um plano de disponibilidade, que contenha todas as informações sobre o serviço de TI e permita que os gestores possam analisar e decidir qual a disponibilidade necessária para a empresa e qual o investimento necessário. Se isso não for possível, é preciso criar um plano de recuperação.

 

Relatório de capacidade

Este relatório permite gerenciar a capacidade da infraestrutura de TI, entre software, hardware e colaboradores, para atender a todos os processos necessários dentro do custo desejado.

Isso inclui assegurar o suprimento das necessidades atuais e dos próximos anos do negócio com um bom desempenho dos serviços de TI por meio de uma melhor utilização da atual capacidade da infraestrutura. A confiabilidade depende de itens como:

  • Componentes utilizados;
  • Manutenção preventiva;
  • Capacidade de evitar perdas em casos de falhas.

 

Relatorio de capacidade

 
Um exemplo simples de relatório de capacidade pode ser o espaço em disco disponível para armazenamento de informações de um banco de dados que seja relevante para o funcionamento de sistemas críticos para o negócio. Um relatório de disponibilidade pode informar isso, além de utilizar recursos como o de capacity planning (podem ser realizados via software) para estimar o esgotamente de recursos.

 

Quais os benefícios destes relatórios para a sua empresa?

A análise de relatórios e métricas é fundamental para gerenciar recursos e orçamento em TI. Ao acompanhar os relatórios de disponibilidade e capacidade é possível, por exemplo, gerenciar melhor os recursos, prevendo esgotamentos e relocação de serviços, fazendo um melhor uso do orçamento e reduzindo os custos com possíveis correções de falhas.

Neste post, você aprendeu o que são os relatórios de disponibilidade e capacidade, para que eles servem e como eles podem ajudar na gestão da sua empresa. Analisar relatórios é fundamental para gerenciar recursos. Por meio destes dados, você pode tomar decisões que aumentem a qualidade dos serviços prestados sem perder de vista a redução de custos.

Agora que você já sabe o que são os relatórios de disponibilidade e capacidade, descubra quais são as métricas mais importantes para a área de TI!