sala com servidores

Os servidores são o coração da sua rede corporativa, é por eles que trafegam todos os dados, informações e inteligência competitiva da sua empresa, por isso é importante que você tenha alguns cuidados na hora de estruturar o seu centro de dados.

 

Confira algumas dicas para estruturar a sua sala com servidores

Criar um ambiente em que as máquinas estejam bem-acondicionadas e a equipe de TI possa trabalhar sempre que necessário é a premissa básica para manter sua sala de servidores protegida de danos materiais ou virtuais, no caso de uma invasão, por exemplo.

Por isso trouxemos para você um passo a passo para estruturar a sua sala de servidores de maneira profissional, segura e acessível. Vamos lá?

 

Defina a sala

O ambiente em que serão alocados os servidores deve ter o tamanho adequado para todos os equipamentos, fios, cabos e também para a sua equipe de TI poder se movimentar quando precisar fazer algum ajuste ou manutenção. O pé direito da sala deve ter entre 3,5 e 5,5 metros de altura, proporcionando um bom fluxo de ar na sala.

 

Crie a estrutura

Para deixar o seu centro de dados organizado e bem cuidado, compre prateleiras e armários de metal, os famosos racks, para instalar as máquinas físicas. É interessante que você eleve o piso para poder passar o cabeamento por baixo e também proporcionar uma melhor ventilação no ambiente. O piso ideal para uma sala de servidores é o emborrachado, pois evita a criação de estática, que pode ser passada para os equipamentos.

O ar refrigerado é indispensável em uma sala de servidores, pois o calor em excesso pode levar as máquinas ao superaquecimento. Uma temperatura média de 21 ºC é o ideal, e você pode controlar isso por meio de um termômetro simples.

Em locais muito úmidos, colocar um desumidificador na sala contribui para manter as máquinas secas e livres de fungos, que podem prejudicar os servidores. Preocupe-se também com uma instalação elétrica potente, destinando uma tomada para cada equipamento, sem compartilhamentos.

 

Crie procedimentos de acesso

A sala de servidores é o centro de armazenamento da inteligência da sua empresa, portanto não deve ser acessada por qualquer pessoa. Criar procedimentos de segurança e acesso à sala de servidores é uma garantia a mais para o seu negócio, pois somente pessoas autorizadas e qualificadas para interagir com as máquinas terão esse privilégio. Um exemplo clássico de danos é com os funcionários responsáveis pela limpeza, geralmente terceirizados, que quase nunca recebem um treinamento adequado para fazer a limpeza adequada do local.

Instalar uma porta com tranca biométrica é ainda a melhor solução para manter a sua sala de servidores segura, pois você saberá exatamente quem a acessou. Chaves, mesmo que tetra, podem ser facilmente roubadas, assim com as trancas podem ser arrombadas, deixando sua empresa vulnerável.

Quanto mais cuidados você tiver na hora de estruturar a sua sala com servidores, menores os riscos de seus equipamentos sofrerem danos, sejam causados por descuido ou por acidentes naturais, portanto invista em uma estrutura de qualidade, que seja segura e não precise de alterações ao longo do tempo. Lembre-se ainda que é possível que a quantidade de servidores precise ser ampliada, portanto, deixe um espaço a mais para futuras expansões da sua rede.

 

Acompanhe seus indicadores

Após montado o seu pequeno datacenter, ou sala com servidores, é importante monitorar os indicadores dos equipamentos, bem como a temperatura da sala. Existem diversas ferramentas para se fazer isso. Uma delas é o OpMon, software para gerenciamento de infraestrutura de TI. Veja um exemplo de dashboard criado na solução:

 
Sala com servidores - Dashboard Datacenter
 
Este exemplo é utilizado pela OpServices para monitoramento da infraestrutura interna. Permite a visualização rápida de toda a organização dos equipamentos e a disponibilidade e capacidade de todos os recursos. Também monitora temperatura e umidade, pois caso estes indicadores estejam fora dos limites adequados, pode afetar a integridade dos equipamentos.

 

Relatórios do OpMon

 

Quer saber mais sobre o assunto?

Depois de montar a sua sala com servidores para prevenção de danos é hora de gerenciar estes equipamentos. Para saber mais sobre o assunto acesse nossos artigos sobre o monitoramento de servidores: dicas para monitorar um servidor de forma mais eficiente e por que o gerenciamento de servidores deve ser uma das prioridades da TI?

Ou siga nossa página no LinkedIN