Menu

CAPEX e OPEX: Conheça as diferenças

Por: Aldry Rocha em 15.05.2021
Capex vs Opex

Hoje, mais do que nunca, é imprescindível para qualquer empresa conseguir identificar oportunidades para reduzir custos e aumentar rentabilidade do seu negócio. Oportunidades essas, que permitem que empresas se mantenham competitivas para oferecer o menor preço ou o melhor produto/serviço para seu consumidor.

Existem dois termos, muito conhecidos pela área administrativa/financeira, que basicamente compreendem maneiras distintas de contratar e adquirir produtos e serviços, denominados CAPEX (Capital Expenditure) e o OPEX (Operational Expenditure). Eles são fundamentais para o controle e o monitoramento dos gastos.

É importante que os gestores de TI também conheçam os dois termos (CAPEX e OPEX) para aplicar a melhor forma de contratação possível para a saúde financeira da sua empresa. Continue acompanhando o nosso artigo para entender mais sobre o assunto.

 

O que é CAPEX e OPEX?

Tanto o CAPEX quanto o OPEX= se encaixam como modalidades de despesas nas organizações, complementando-se na forma de gerar estímulo ao desempenho da empresa, mantendo ou melhorando seus ativos.

O CAPEX refere-se aos investimentos em capital, quando a empresa precisa adquirir bens, como investir em máquinas, equipamentos e instalações com o intuito de melhorar a qualidade de sua produção. Esse tipo de investimento deve contar com capital para as aquisições e visar benefícios futuros, passando a ser parte do capital da empresa. É necessário que o investimento seja coberto com lucro dentro de um espaço de tempo, podendo ser mensurado por meio do cálculo de ROI.

Já o OPEX se relaciona às despesas com custos operacionais, como manutenção, salários dos colaboradores, contratações de serviços e despesas relacionadas ao consumo. Se enquadra como um gasto contínuo que visa reduzir ao máximo os custos e aumentar a produtividade da empresa, podendo vir a refletir nos lucros empresariais.

O valor desembolsado no CAPEX é no ato da compra e tem seus descontos de tributação conforme a depreciação dos bens adquiridos. Já no OPEX, o pagamento é mensal ou anual, variando conforme o tempo que a empresa necessita do serviço e também pode ser deduzido no IR.

Na área de TI, por ser um setor que muda com muita frequência, o OPEX se enquadra como a melhor solução na maioria dos investimentos, uma vez que possibilita a atualização constante e se adapta às necessidades da empresa.

 

Vantagens e desvantagens entre CAPEX e OPEX

Como vantagens do CAPEX, podemos citar que a aquisição de bens é vista como um investimento, trazendo retorno a longo prazo e maior previsibilidade. Entretanto, como desvantagens há a depreciação dos bens ao longo prazo e, por envolver valores altos, pode haver dificuldade na aprovação de verba e alto custo no curto prazo.

Nas despesas operacionais (OPEX), se destacam os benefícios de dedução na tributação do ano corrente, fácil aprovação de gastos devido a flexibilização de custos e a simplicidade de adaptação às mudanças de mercado. Como desvantagens, podemos citar o fato de que na maioria dos casos são vistas como despesas e não investimentos, sendo que ao longo prazo podem gerar altos custos.

 

Implementação e Consultoria em Business Intelligence - BI

 
Aqui na OpServices temos desenvolvido diversos projetos na área de BI, principalmente focados no acompanhamento de indicadores estratégicos, sejam administrativos, financeiros, comerciais ou de qualquer área que precise profissionalizar a gestão de indicadores. Possuímos profissionais especializados em administração para apoiar na construção dos indicadores e uma equipe dedicada ao design de dashboards e relatórios, pois sabemos que uma boa experiência visual ajuda na adoção desse tipo de ferramenta por parte dos colaboradores. Caso tenha interesse em implementar uma solução de BI para monitorar seus OKRs, entre em contato com nossos especialistas!

Compartilhe:

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos