O que é a gestão de ativos de TI e como ela pode te ajudar?

Por: Pedro César Tebaldi Gomes em 09.08.2019
Gestão de Ativos de TI

Em um futuro próximo, todas as grandes organizações serão do ramo de tecnologia, cada uma ao seu modo. Afinal, estamos na era da Transformação Digital. Isso significa que muitas empresas estão abandonando as obsoletas práticas analógicas para entrar de vez na era digital. É justamente por isso que a gestão de ativos de TI é tão importante!

A pergunta que resta é a seguinte: como gerir de maneira eficiente todos esses recursos? Você descobre essa e outras respostas no post de hoje. Confira!

 

Afinal, o que é a gestão de ativos de TI?

A gestão de ativos de TI tem como objetivo cuidar de todos os componentes de tecnologia da sua organização, sejam eles virtuais ou físicos. Com a prática, você reduz desperdícios, economiza tempo e dinheiro do negócio. Vamos ver exemplos práticos?

Podemos falar sobre o caso de algum equipamento que seja utilizado internamente. Um dos objetivos da gestão de ativos é descobrir o tempo de uso dele e determinar sua vida útil. Determinar o valor dos ativos, bem como sua depreciação, também é outra prática da gestão de ativos em TI. Logo abaixo, você confere alguns exemplos de ativos:

  • softwares utilizados (SOs, antivirus, backup, entre outros);
  • hardware (servidores, roteadores, impressoras, por exemplo);
  • insumos variados.

Além disso, dentro da gestão de ativos ainda existem outras possibilidades, como identificação de software instalado em cada máquina, assim como a sua versão disponível. Plataformas de gestão de ativos podem inclusive gerenciar múltiplas atualizações de sistemas operacionais e antivirus, permitindo uma melhor governança corporativa.

 

Quais os impactos no seu negócio?

Apenas pela descrição proposta por nós anteriormente, já é possível perceber que essa é uma prática fundamental, certo? Logo abaixo, trouxemos os principais benefícios:

 

Otimiza os recursos da TI

O primeiro grande impacto desse tipo de gestão é a otimização dos recursos da empresa. É dessa forma que você consegue manejá-los da maneira mais apropriada possível, reduzindo desperdícios que, infelizmente, são muitos comuns nesse departamento. Muitas empresas possuem ativos de hardware, por exemplo, perdidos pela empresa. E como consequência natural disso, muitas vezes são solicitadas compras que não seriam realmente necessárias.

 

Reforça a segurança da empresa

A gestão de ativos também é uma tarefa indispensável para manter a segurança de toda a infraestrutura de TI, uma vez que você também acompanhará o desempenho de firewalls, por exemplo. Assim, você protege os dados do seu negócio. Como citado anteriormente, a gestão de sistemas de antivírus também pode ser realizada por ferramentas especializadas.

 

Reduz os custos com infraestrutura

A gestão de ativos é uma prática que ajuda a reduzir custos em todos os departamentos. Conhecer bem quais são os seus recursos é a melhor maneira para saber exatamente onde pode haver cortes e o que realmente é necessário adquirir. Além disso, novos investimentos podem ser feitos com maior precisão e justificados via relatórios detalhados.

 

Melhora o controle financeiro e contábil

Outro grande benefício da gestão de ativos é o fato de que você pode melhorar o controle financeiro e contábil. Ter a mão informações precisas sobre ativos de hardware, por exemplo, pode ser um grande diferencial para as áreas de TI que precisam prestar contas à área financeira da empresa.

 
OpMon 360

 
Em resumo, a gestão de ativos de TI é indispensável para que a sua organização mantenha o nível de desempenho e eficiência necessários num cenário de alta competitividade, visto que esse departamento assume um caráter estratégico para as organizações na atualidade.

Por isso, você deve destinar toda a atenção necessária para o assunto para que a sua empresa possa decolar e atingir resultados cada vez melhores. Com a evolução da tecnologia IOT, a gestão de ativos de TI ganhará cada vez maior importância nas organizações.

Gostou do nosso post de hoje? Então confira um outro material que produzimos com dicas para otimizar o gerenciamento de projetos de TI do seu negócio e siga nossa página no LinkedIn!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos