Case AES Sul: redução de incidentes de TI e monitoração do ambiente

Por: Equipe OpServices em 01.04.2014
Case AES Sul - Redução de Incidentes de TI

A AES Sul reduziu pela metade o número de incidentes de TI através da aquisição de tecnologia para monitoramento. Com a ajuda da solução OpMon, desenvolvida pela OpServices, a empresa passou a monitorar seus serviços de TI.

Entre os benefícios trazidos, a ferramenta tornou mais fácil e efetiva a comunicação entre as áreas, alinhando TI ao negócio. Após a adoção do OpMon, a companhia reduziu pela metade o número de incidentes registrados por mês. Quer saber mais? Então acompanhe o case completo abaixo!

 

Case AES Sul com monitoração de ambiente de TI

Com o objetivo de levar para dentro da empresa o processo de monitoramento das aplicações, aumentar o controle do ambiente de TI e identificar a percepção dos clientes sobre a disponibilidade dos seus serviços, a distribuidora gaúcha de energia AES Sul adquiriu a solução OpMon. A tecnologia monitora a disponibilidade dos serviços da empresa.

A solução, da fabricante brasileira OpServices, viabiliza ainda uma maior proatividade e agilidade no serviço, além de redução de problemas. A AES Sul faz parte do Grupo AES Brasil, que atende um terço dos consumidores do Rio Grande do Sul, contemplando 118 municípios e 1.208.550 unidades consumidoras.

Com o OpMon, foram instalados “robôs” que simulam incidentes e verificam o tempo de resposta e disponibilidade para cada processo. De acordo com Samuel Flores, gerente de TI da AES Sul:

“Precisávamos de uma solução que nos atendesse em duas frentes, tanto no monitoramento da nossa infraestrutura – já que toda nossa área de TI é terceirizada – como no gerenciamento dos nossos serviços, que nos permitisse maior proatividade e também monitorar nossa performance com mais precisão”.

O projeto teve início em novembro de 2011, sendo realizado em duas etapas. A primeira etapa incluiu o mapeamento dos serviços e a monitoração de infraestrutura. Já na segunda fase, foram monitorados os processos de maior complexidade, como tempo de resposta dos sistemas combinados com indicadores do negócio da empresa.

 

Ações preditivas e mobilidade

O monitoramento dos serviços da empresa foi fundamental para as análises do negócio e crescimento da empresa. Ainda segundo Samuel Flores:

“Com a solução criamos um novo processo interno, para acompanhamento das solicitações dos clientes. Assim temos uma visão amplificada da infraestrutura e do negócio e usamos estas informações para o planejamento. É possível análises do histórico de incidentes e previsões futuras, com as melhorias que a solução ajuda a sinalizar”.

Através do OpMon, a empresa conseguiu reduzir em 50% o número de incidentes mensais registrados. Para Flores, a monitoração dos sistemas detecta com mais rapidez onde estão os problemas, tornando a comunicação com o negócio mais fácil.

“Agora a comunicação ficou mais rápida, assim como a agilidade em resolver os problemas e ser mais assertivo. Além disso, temos uma maior confiabilidade das informações”, diz.

Em busca de mobilidade, a empresa pretende adquirir ainda em 2013 o OpMon Mobile, com aplicação direta para celulares e tablets, permitindo o monitoramento das informações da empresa a qualquer hora e em qualquer lugar.

 
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