Entenda a importância dos dashboards para as empresas de tecnologia

Por: opservices em 07.04.2015
dashboards para empresas de tecnologia

A avaliação de desempenho da área de tecnologia e de negócio, além da criação de novas estratégias para garantir competitividade no mercado de TI dependem de informações valiosas que as empresas podem extrair de seus sistemas de informação. Essas informações podem ser apresentadas de diferentes maneiras de acordo com o foco da ferramenta que se utilize, seja uma solução de gestão de ambientes de TI e infraestrutura, através de dashboards, que possibilitam um gerenciamento em tempo real, seja um Business Intelligence (BI), que possibilita a visualização de dados que são consolidados todos os dias.

 

Por que criar dashboards para empresas de tecnologia?

O interesse em investimentos nesse tipo de tecnologia reside na necessidade de basear decisões em dados e fatos, deixando o feeling para outros momentos, onde é impossível mensurar o que se pretende. Para ilustrar uma quantidade enorme de dados que são coletados, gerados e armazenados, as empresas podem dispor de dashboards de controle, que são ferramentas bastante eficientes quando o intuito é ter uma visão global do negócio e tomar a decisão imediatamente. Quer entender um pouco mais sobre a importância dos dashboards para as empresas de tecnologia? Então continue de olho no nosso artigo!

 

Informações organizadas permitem análises mais rápidas

As empresas concentram uma gama enorme de dados e informações de clientes, fornecedores, soluções e do mercado como um todo. Manter essas informações organizadas para que elas possam contribuir para o aumento da performance da empresa requer a utilização de ferramentas estratégicas, e uma delas é o dashboard, uma visão centralizada que concentra os dados mais importantes para facilitar a tomada de decisão.

Através de um dashboard a empresa consegue visualizar dados estratégicos em poucos segundos, ordená-los de maneira que eles façam sentido para toda a equipe e transformá-los em fontes de insights para a geração de negócios. A questão chave é para que este processo funcione é a utilização de uma ferramenta que colete estes dados de maneira proativa. Na OpServices, utilizamos o OpMon para fazer esta coleta, monitorando qualquer dispositivo ou sistema que gere dados, e apresentamos as informações de modo gráfico e intuitivo na plataforma OpMon Dashboards.

 
Dashboard VMWare Cluster

Dashboard VMWare Cluster

 

Dashboards facilitam a compreensão do cenário da empresa

Compreender o cenário, do passado até o momento atual, das empresas é fundamental para prever tendências e agir rapidamente para se manter competitivo no mercado. Promovendo uma visão geral de toda a empresa, o dashboard contribui para uma avaliação de cenários bastante completa e dá a oportunidade para que a empresa planeje o futuro com maior segurança.

 

Recursos visuais tornam a comunicação uniforme

Nem todos os membros da equipe possuem os conhecimentos necessários para realizar leituras técnicas sobre finanças, orçamentos, desenvolvimento, logística, etc. Com os dashboards a empresa desfruta de uma forma de comunicação mais efetiva, pois eles são baseados em recursos visuais dinâmicos como gráficos, infográficos, linhas de tendência, entre outros, para ilustrar o desempenho da empresa de forma mais clara e objetiva. Além disso, horizontaliza as informações e aumenta a transparência entre as áreas, o que permite uma maior integração e diálogo através de uma mesma linguagem.

 
Dashboard Financeiro

Dashboard Financeiro

 

Riscos são percebidos com maior facilidade

O gerenciamento de riscos faz parte da rotina das empresas e deve ser uma preocupação constante da equipe. Nesse sentido, os dashboards auxiliam a detectar riscos com maior facilidade, ilustrando caminhos críticos em projetos, identificando gaps de planejamento e tornando isso mais visível através dos recursos visuais mencionados anteriormente. Identificar os problemas de infraestrutura ou de negócio, no momento em que eles ocorrem, permite maior agilidade na sua resolução antes que gere prejuízos financeiros irreversíveis.

 

Visão ampla da empresa para medir resultados com maior eficácia

Os resultados devem ser acompanhados diariamente, o que pode ser feito através de dashboards que permitam tanto uma visão global quanto o aprofundamento em alguns detalhes dos indicadores e métricas de negócios. Essa informação é o que indica se a empresa está no caminho certo, portanto, deve ser tratada como prioridade, e os dashboards podem dar conta disso. Alguns dos clientes da OpServices fazem a tomada de decisão a partir de indicadores contidos nos dashboards.

 
Dashboard Transporte - Terminais SP

Dashboard de visão do negócio

 

Com dashboards, a tomada de decisão é imediata

Nada de análise de relatórios extensos, discussões, discordâncias e conflitos. Com dashboards, as informações são precisas e a tomada de decisão é feita a partir de dados e fatos, ou seja, informação comprovada.

 

Modelos de dashboards segmentados por vertical de negócio

Sua empresa utiliza dashboards para fazer a gestão de TI e dos negócios? Clique aqui para visualizar alguns exemplos de dashboards desenvolvidos por nós e por alguns de nossos clientes para agilizar a tomada de decisão.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram

JUNTE-SE À NOSSA LISTA E RECEBA
OS NOSSOS CONTEÚDOS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos