Gerenciando Projetos de TI com a metodologia SCRUM

Gerenciar projetos é um desafio a ser superado todos os dias, tendo-se em vista que são muitos elementos envolvidos para que o produto final seja de qualidade e atenda aos requisitos definidos no escopo do projeto, prezando ainda pelo prazo e custos definidos inicialmente.

Para melhorar a gestão de projetos foram desenvolvidas as metodologias ágeis, que são conjuntos de melhores práticas de gestão de projetos para otimizar todo o processo que leva a empresa a manter sua competitividade no mercado. Uma dessas metodologias ágeis é o Scrum, amplamente utilizado pelas empresas de desenvolvimento de software. Quer saber um pouco mais sobre esse recurso? Então continue acompanhando o nosso artigo!

 

O que é o Scrum

Scrum é uma metodologia que visa potencializar o trabalho da equipe de projetos e controlar o desenvolvimento do produto de maneira eficaz, prezando pela qualidade e o cumprimento de prazos. Sua metodologia é composta por atividades programadas dentro de períodos de tempo previamente definidos, com planejamento das atividades e data de início e fim previamente definidas. Essas sequências de atividades são denominadas SPRINTS.

 
SCRUM

 

Conceitos utilizados no Scrum

Para desenvolver um projeto com a metodologia Scrum é preciso conhecer alguns dos termos pertinentes a este método. Confira:

  • Product Backlog: registro das áreas a serem desenvolvidas no projeto;
  • Release Backlog: requisitos que serão trabalhados no product backlog;
  • Sprint Backlog: espaço de tempo em que se dará o desenvolvimento de uma tarefa do projeto;
  • Product Owner: dono do projeto;
  • Scrum Master: ponto de ligação entre o product owner e a equipe do projeto;
  • Equipe: quem desenvolve o produto.

 

Funcionamento dos SPRINTS no SCRUM

Todas as atividades, no SCRUM, são realizadas dentro de sprints, que são ciclo de até um mês. A duração de cada sprint depende do tipo de projeto realizado, mas não pode perder a característica de ciclos de curta duração. O resultado de cada sprint deve ser a entrega de algo tangível para o cliente do projeto ou usuário. Uma das características importantes é a definição de data de início e fim de cada um desses timeboxed (blocos de tempo com duração previamente definida).

Todos os dias trabalhados de um sprint devem preceder de uma reunião pela manhã, chamada Daily SCRUM, para passar o conhecimento das atividades do dia anterior para todos envolvidos neste projeto e identificar impeditivos e problemas.

Outra parte do processo do SCRUM é a SPRINT Review Meeting, onde a equipe apresenta todas as funcionalidades implementadas. A parte final que liga uma etapa a outra é a SPRINT Retrospective, em que a equipe, a partir dos aprendizados e do que foi feito anteriormente, faz o planejamento do próximo SPRINT.

 

Quando usar o Scrum

Existem diversas metodologias ágeis para gerenciamento de projetos e cabe a cada empresa definir qual delas é a mais adequada para si. O tipo de negócio influencia diretamente na escolha da metodologia ágil a ser implementada, e pode ser um dos fatores para o sucesso ou o fracasso da iniciativa.

É importante ressaltar que a metodologia Scrum é bastante flexível e pode ser adaptada a vários tipos de negócios. Depende apenas de um bom profissional da área para determinar como dar seguimento à estratégia de negócio com o auxílio do Scrum.

 

Sinergia entre a equipe

É de extrema importância que a equipe do projeto esteja bem integrada e alinhada com relação aos objetivos do projeto e da organização, visando manter o foco na solução ideal para as necessidades levantadas no escopo do projeto. Sem sinergia a equipe trabalha desvencilhada de seus objetivos maiores, prejudicando o andamento do projeto e até mesmo o resultado final.

 

Qualidade

A qualidade do produto final jamais pode ser perdida de vista no desenvolvimento de projetos cujo gerenciamento esteja baseado no Scrum. Os três pilares do gerenciamento de projetos (escopo, tempo e qualidade) devem ser seguidos à risca, buscando sempre entregar o que há de melhor em questão de tecnologia e serviços.

 

Certificação Scrum Master

Para os profissionais que pretendem especializar-se em metodologias ágeis e mais especificamente em Scrum, é essencial obter a Certificação Scrum Master para dar maior credibilidade aos trabalhos desenvolvidos e assim obter melhores oportunidades no mercado de trabalho.

O gerenciamento de projetos é uma das profissões com mais futuro para os próximos anos, tendo em vista a quantidade de projetos sendo desenvolvidos pelas empresas e governos. Cabe ao profissional de projetos especializar-se cada vez mais e obter o máximo de certificações possíveis para dar passos mais largos na profissão e assim conquistar seu lugar de destaque.