Conheça a Google Cloud Platform (GCP) e suas funcionalidades

Por: opservices em 22.03.2018
Google Cloud Platform - GCP

Você já utiliza as soluções Google Cloud Platform para suportar sua infraestrutura de TI em nuvem? Pois saiba que os recursos e as ferramentas disponíveis nessa plataforma podem trazer inúmeros benefícios à eficiência de suas operações.

Pensando nisso, neste post, vamos explicar ao leitor as principais características da plataforma em nuvem da Google. Preparado? Vamos lá!

 

Funcionalidades

É seguro dizer que a tecnologia Cloud Computing já é um forte concorrente para a Amazon Web Services em termos de computação em nuvem. Como alternativa a AWS (Amazon) e Azure (Microsoft), abre possibilidades para melhorar o desempenho das ferramentas corporativas digitais com o modelo de IAAS (Infrastructure as a Service).

A Google Cloud Platform é uma das soluções mais robustas e versáteis quando se fala em infraestrutura de computação nas nuvens, oferecendo as seguintes funcionalidades:

  • máquinas virtuais e plataformas de desenvolvimento integradas;
  • sistema robusto e seguro de armazenamento na nuvem;
  • ferramentas inteligentes de IoT;
  • serviços de Machine Learning;
  • registro, monitoramento e diagnósticos em excelentes ferramentas de gerenciamento;
  • diversas e completas ferramentas para desenvolvedores;
  • controle rígido do acesso e total segurança para seus bancos de dados e sistemas na nuvem.

 

Benefícios do uso empresarial

Companhias que fazem uso da Google Cloud Platform terão enormes ganhos em competitividade com maior organização e agilidade em seus processos. Vejamos quais são os principais benefícios da nuvem da Google para sua empresa.

 

Redução de custos

Em médio e longo prazo, as soluções em nuvem da plataforma Google trarão grande economia para suas operações, principalmente, por possibilitarem o acesso escalável à estrutura gigantesca de servidores e data centers da Google espalhados pelo globo.

Com a Cloud Platform, você disporá de todo esse poder computacional da Google em nuvem e poderá diminuir despesas com infraestrutura de hardware.

Além disso, você tem, nessa solução, um serviço sob medida, ajustado para atender às demandas reais de seu negócio, possibilitando que você só pague pelos recursos computacionais que efetivamente precisa usar.

 

Escalabilidade

Com uma maior escalabilidade, os serviços Google Cloud Platform possibilitam um melhor gerenciamento da infraestrutura de Cloud Computing, permitindo implementações rápidas quando houver necessidade de ampliação do poder computacional nessa área.

 

Economia de tempo

Com um direcionamento otimizado da rotina no que se refere às atividades do TI, a empresa poderá economizar tempo com tarefas corriqueiras e produzir muito mais.

Isso porque, com as ferramentas da plataforma, os gestores de TI não precisarão mais dedicar tempo e recursos ao desenvolvimento e à otimização da infraestrutura de computação nas nuvens ou sequer se preocuparem com a configuração de backups e o gerenciamento de redes.

Dessa forma, a atenção da equipe se concentra nos processos críticos, ou naqueles projetos que realmente promovem inovação ou potencializam a competitividade da empresa.

 

Rápida resposta às mudanças no mercado

Com a alta escalabilidade das soluções Google Cloud Platform, você também sentirá uma redução no tempo de adaptação de sua empresa às novidades e mudanças de mercado.

 

Google Cloud Platform x AWS x Azure

Quanto aos três maiores provedores de nuvem, o que os diferencia? Podemos dizer que encontramos funcionalidades e ferramentas bastante semelhantes em todos. Isso faz com que o principal elemento que os distingue seja mesmo o legado dessas grandes empresas, que pode ser percebido de maneira peculiar nesses seus produtos.

A Amazon, criadora da AWS, tem grande expertise em agregar volumes gigantescos de dados, possuindo uma maior gama de micro serviços e APIs, o que acaba sendo mais vantajoso para empresas de desenvolvimento de software que querem acelerar a sua estratégia de go-to-market. Conheça os principais serviços da AWS!

Já a Google tem como ponto forte sua metodologia analítica revolucionária, com diversas ferramentas para Big Data. Enquanto isso, a Microsoft tem uma estrutura mais voltada para plataformas, fornecendo, por exemplo, um sistema de BaaS (Block Chain as a Services).

Por isso, talvez a melhor opção para algumas empresas envolva o uso de não apenas um desses provedores de nuvem, pois já existe a tendência da multi-cloud, onde as empresas estão utilizando os serviços em nuvem de acordo com a necessidade e custo.

E então, leitor, gostou dessas informações fresquinhas sobre a Google Cloud Platform? Siga nossa página no LinkedIN para ficar por dentro das novidades sobre tecnologia da informação.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram

JUNTE-SE À NOSSA LISTA E RECEBA
OS NOSSOS CONTEÚDOS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos