Como monitorar a Google Cloud com o Google StackDriver

Por: Pedro César Tebaldi Gomes em 04.04.2019
Monitoramento com o Google StackDriver

A Cloud Computing vem mudando gradativamente a realidade de hospedagem de servidores. Entre os serviços mais populares do ramo podemos citar a Google Cloud Platform, o da Amazon Web Services e a Microsoft Azure. Contudo, o que deve ser feito para monitorar esses serviços? Uma das soluções da Google é o StackDriver.

Trata-se de uma ferramenta que permite o gerenciamento da nuvem em diversas plataformas, até mesmo em um ambiente híbrido. Ela é capaz de agregar métricas, registros e eventos de infraestrutura e oferecer um conjunto avançado de observações que agilizam a análise e reduzem o tempo para resolução.

O objetivo deste artigo é apresentar algumas dicas sobre como é possível monitorar a Google Cloud utilizando a ferramenta Google StackDriver para isso. Continue acompanhando o post para saber mais sobre o tema. Boa leitura!

 

Análise de métricas

O sistema auxilia na obtenção de dados e métricas relacionados ao desempenho, capacidade e estabilidade de aplicativos e outros serviços. A Google foi pioneira em organizar índices a serem monitorados e desenvolver o seu trabalho em torno disso.

Com isso, essa ferramenta é capaz de mensurar tanto os dados em bom funcionamento quanto os que necessitam de intervenção imediata. Essa prévia detecção facilita as decisões sobre as ações para correção do distúrbio e aprimoramento de índices.

 

Detecção de problemas

O usuário pode contar com a facilidade dos painéis flexíveis e ferramentas avançadas de visualização que têm a função de auxiliar na identificação de problemas. Entre os mais comuns, podemos citar:

  • contenção de hosts;
  • limitação do provedor de nuvem;
  • desgaste do hardware.

O acompanhamento e relatórios gerados permitem o detalhamento de dados e análise aprofundada do problema, o que proporciona decisões mais urgentes e acertadas. Além disso, o Google StackDriver pode ser integrado a serviços como o PagerDuty ou o Slack. Essas integrações agilizam a resposta a esses possíveis incidentes.

O serviço também tem a função de gerar relatórios de anomalias, detectar padrões e realizar previsão de esgotamento. É capaz de fornecer também informações sobre tendências de longo prazo que necessitem de uma maior atenção e enviar e-mail ou SMS de alerta caso algo aconteça a um módulo.

 

Integração do Google StackDriver com outras ferramentas

O Google StackDriver foi desenvolvido especialmente para atender a uma ampla gama de aplicativos em nuvem. Intuitiva e de rápida aprendizagem, funciona tanto nas principais plataformas do mercado quanto em infraestruturas locais e até mesmo nos populares ambientes híbridos.

Ele se integra nativamente com ferramentas de dados do Google Cloud: BigQuery, Cloud Pub/Sub, Cloud Storage e Cloud Database. Também proporciona integração imediata com outros componentes do aplicativo (Blue Medora, BMC, Netskope, OpsGenie, Splunk Enterprise, entre outros).

O bom desenvolvimento de uma organização necessita de uma gestão eficiente da TI, e o Google StackDriver auxilia e muito nessa missão. É uma boa opção para monitorar principalmente sua infraestrutura na Google Cloud.

Caso deseje monitorar infraestruturas mais complexas, recomendamos o OpMon, a plataforma brasileira líder em monitoramento. Monitoramos mais de 300 mil indicadores em clientes de grande porte em todo o país!

 
Monitoramento de infraestrutura em Cloud

A OpServices é uma empresa referência no ramo de soluções para monitoramento da infraestrutura de TI e do negócio. Gostaria de conhecer melhor os nossos serviços? Basta entrar em contato com nossos atendentes.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos