Menu
Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 13.01.2015

O que é NetFlow e como funciona essa tecnologia?

O que é Netflow

A análise de redes e otimização da banda sempre foi um desafio para os profissionais da área, mas a partir do aparecimento da tecnologia Netflow, parece que as coisas estão mudando. Este recurso foi desenvolvido pela Cisco para monitorar o tráfego de rede e identificar quais são os principais fluxos de dados que passam por ela, visando compreender o que gera o tráfego e quais são os principais utilizadores da banda. Quer entender um pouco mais sobre a tecnologia NetFlow? Continue acompanhando o nosso artigo!

 

Como funciona o NetFlow

A partir de sua instalação no roteador Cisco, o NetFlow passa a identificar os pacotes de dados não mais isoladamente, como outras tecnologias, mas como fluxos, com início, meio e fim. Quando os fluxos são identificados, eles são armazenados no NetFlow Cache para caracterização e compreensão do tráfego da rede. Após 30 minutos são apagados da memória.

 

Os benefícios da tecnologia NetFlow

Parece um tanto quanto difusa a funcionalidade do NetFlow, mas existem diversos benefícios para os gestores de redes ao implementar um recurso destes:

 
1. Identificação das aplicações na rede
Pode-se saber quais são as aplicações que estão utilizando a rede e identificá-las, visando otimizar o fluxo de informações para que os processos mais importantes recebam maior banda.

 
2. Detecção de anomalias
Muitas anomalias nas redes comprometem a velocidade de operação e, consequentemente, o trabalho do usuário. Com o NetFlow é possível detectar essas anomalias e reduzir sua ação, melhorando o fluxo de dados e a velocidade da rede.

 
3. Verificação de instabilidades
As instabilidades da rede também são causas de atrasos em processos internos, deixando os usuários ociosos ou improdutivos. Ao instalar a tecnologia NetFlow nos roteadores, a equipe de TI pode verificar tais instabilidades e mitigar as causas, melhorando a qualidade do serviço.

 
4. Leitura do uso dos recursos na rede
O NetFlow é eficaz na identificação do uso dos recursos na rede, segmentando as aplicações que mais consomem sua velocidade. Tendo essa informação em mãos, fica mais fácil adequar os processos e direcionar o fluxo de dados de acordo com a necessidade, tornando a rede mais estável e segura.

 
5. Identificação de impactos na rede
Causas estranhas que impactam na rede podem ser descobertas através do NetFlow com facilidade, permitindo que a equipe de TI atue em cima do problema para que seja solucionado o mais rápido possível.

 
6. Redução de vulnerabilidades
Com a identificação do tráfego que passa pela rede, caracterização das aplicações e fluxo de dados, é possível reduzir as vulnerabilidades da rede e evitar a entrada de agentes estranhos que possam impactar na banda ou na própria rede.

 
O NetFlow traz benefícios percebidos pela área de segurança da informação e também para a operacionalização dos processos internos, com um serviço de melhor qualidade e controle interno mais apurado.

 
OpMon Traffic Analyzer - Monitoramento do tráfego de rede

 

Monitoramento de rede via NetFlow e sFlow

Para monitoramento das informações trafegadas na rede, disponibilizamos para os nossos clientes o OpMon Traffic Analyzer, solução que utiliza os protocolos NetFlow e sFlow para enxergar o que passa na rede da sua empresa. Para saber mais sobre o produto clique aqui.

Compartilhe:

ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos