A análise de redes e otimização da banda sempre foi um desafio para os profissionais da área, mas a partir do aparecimento da tecnologia Netflow, parece que as coisas estão mudando. Este recurso foi desenvolvido pela Cisco para monitorar o tráfego de rede e identificar quais são os principais fluxos de dados que passam por ela, visando compreender o que gera o tráfego e quais são os principais utilizadores da banda. Quer entender um pouco mais sobre a tecnologia NetFlow? Continue acompanhando o nosso artigo!

 

Como funciona o NetFlow

A partir de sua instalação no roteador Cisco, o NetFlow passa a identificar os pacotes de dados não mais isoladamente, como outras tecnologias, mas como fluxos, com início, meio e fim. Quando os fluxos são identificados, eles são armazenados no NetFlow Cache para caracterização e compreensão do tráfego da rede. Após 30 minutos são apagados da memória.

 
O que é Netflow

 

Os benefícios da tecnologia NetFlow

Parece um tanto quanto difusa a funcionalidade do NetFlow, mas existem diversos benefícios para os gestores de redes ao implementar um recurso destes:

 
1. Identificação das aplicações na rede
Pode-se saber quais são as aplicações que estão utilizando a rede e identificá-las, visando otimizar o fluxo de informações para que os processos mais importantes recebam maior banda.

 
2. Detecção de anomalias
Muitas anomalias nas redes comprometem a velocidade de operação e, consequentemente, o trabalho do usuário. Com o NetFlow é possível detectar essas anomalias e reduzir sua ação, melhorando o fluxo de dados e a velocidade da rede.

 
3. Verificação de instabilidades
As instabilidades da rede também são causas de atrasos em processos internos, deixando os usuários ociosos ou improdutivos. Ao instalar a tecnologia NetFlow nos roteadores, a equipe de TI pode verificar tais instabilidades e mitigar as causas, melhorando a qualidade do serviço.

 
4. Leitura do uso dos recursos na rede
O NetFlow é eficaz na identificação do uso dos recursos na rede, segmentando as aplicações que mais consomem sua velocidade. Tendo essa informação em mãos, fica mais fácil adequar os processos e direcionar o fluxo de dados de acordo com a necessidade, tornando a rede mais estável e segura.

 
5. Identificação de impactos na rede
Causas estranhas que impactam na rede podem ser descobertas através do NetFlow com facilidade, permitindo que a equipe de TI atue em cima do problema para que seja solucionado o mais rápido possível.

 
6. Redução de vulnerabilidades
Com a identificação do tráfego que passa pela rede, caracterização das aplicações e fluxo de dados, é possível reduzir as vulnerabilidades da rede e evitar a entrada de agentes estranhos que possam impactar na banda ou na própria rede.

 
O NetFlow traz benefícios percebidos pela área de segurança da informação e também para a operacionalização dos processos internos, com um serviço de melhor qualidade e controle interno mais apurado.

 

Monitoramento de rede via NetFlow e sFlow

Para monitoramento das informações trafegadas na rede, disponibilizamos para os nossos clientes o OpMon Traffic Analyzer, solução que utiliza os protocolos NetFlow e sFlow para enxergar o que passa na rede da sua empresa. Para saber mais sobre o produto clique aqui.