Principais tipos de DNS

Por: Aldry Rocha em 24.10.2019
Principais tipos de DNS

Conhecer os diferentes tipos de servidores DNS é essencial para os profissionais de tecnologia. A ideia é que eles sejam utilizados de acordo com as estratégias de cada organização, obtendo melhores resultados.

Para que você entenda mais sobre o tema, fizemos este artigo. Vamos explicar o que é um servidor DNS, quais são os principais tipos e os cuidados necessários. Siga conosco e confira essas informações agora mesmo!

 

O que é um servidor DNS?

O servidor DNS nada mais é do que um computador que tem um banco de dados com endereços públicos de IP cujos domínios são associados. Tratam-se de endereços que executam sistemas e se comunicam com protocolos especiais.

O DNS é o que traduz os endereços listados nos navegadores, como www.meusite.com.br. Se eles não existissem, seria necessário escrever um grande número na barra de endereços, assim como acontece quando fazemos uma ligação telefônica de longa distância.

 

Quais são os principais tipos de servidores DNS?

Existem vários tipos de servidores DNS. A seguir, explicaremos os principais deles para que você os conheça e os aplique de maneira estratégica na empresa em que atua.

CNAME

O CNAME é um DNS que direciona um endereço para outro. Dessa forma, o site www.minhaempresa.com.br também pode ser acessado quando alguém digita apenas minhaempresa.com.br, por exemplo.

DNAME

Esse tipo de registro oferece a possibilidade de fazer um mapeamento dos nomes dos DNSs para outros domínios, diferente do CNAME que mapeia apenas um único namespace.

LOC

O servidor LOC especifica dados sobre a localização de computadores pelo mundo. Ele possibilita que sejam verificadas questões como a latitude, a longitude, a altura, etc.

MX

Esse servidor é específico para e-mails. É ele que garante que uma mensagem seja entregue quando alguém preenche um formulário de contato em um site, por exemplo. Também é o MX que possibilita a criação de uma lista de prioridades para que haja alternativas para as entregas.

A

Os registros A são os mais comuns e vinculam os domínios e subdomínios dos sites a protocolos de IP para facilitar o acesso a sites.

AAAA

Esse tipo de DNS executa as mesmas funções do tipo A, porém realizando um mapeando para os chamados endereços IPv6.

AFSDB

Esse tipo de servidor faz o mapeamento de domínios para os servidores de banco de dados para que sejam utilizados em ações estratégicas de TI.

TXT

O TXT (registro de texto) fornece informações textuais que podem ser utilizadas para associar um texto arbitrário a um host, como informações sobre um servidor, rede etc. Você pode usa-lo afim de impedir spams e ataques phising.

 

Que cuidados são necessários com os servidores DNS?

Também é necessário que alguns cuidados sejam tomados quando falamos em servidores DNS. Os principais deles são os seguintes:

  • saiba como corrigir erros;
  • verifique o tamanho do DNS;
  • tome cuidados com endereços físicos como endereço de rede.

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de servidores DNS, poderá escolher a melhor configuração para o seu negócio e assim ter um melhor desempenho da sua empresa com relação ao digital.

OpMon 360

Gostou deste post? Então assine agora mesmo a nossa newsletter e receba mais conteúdos interessantes na caixa de entrada do seu e-mail.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos