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Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 25.09.2014

TNG aumenta a produtividade da gestão de TI com o OpMon

Case de Sucesso TNG

Neste artigo falaremos sobre o Case de Sucesso TNG e explicaremos como a empresa aumentou a produtividade da gestão de TI por meio da redução de mais de 50% dos incidentes que aconteciam na estrutura de comunicação de todas as suas lojas.

Continue acompanhando!

 

Case de Sucesso TNG

Em 2010, a partir de uma necessidade de gerenciamento proativo de incidentes do seu ambiente de TI, a TNG buscou a plataforma OpMon, da desenvolvedora brasileira OpServices, para reduzir os períodos de indisponibilidade não programada dos seus sistemas críticos e da estrutura de comunicação das 174 lojas espalhadas por todo Brasil.

Antes da utilização do OpMon, a TNG operava com o Zabbix, uma ferramenta opensource, para a monitoração. Uma das necessidades que impulsionaram a aquisição do OpMon foi a possibilidade de alinhar o negócio com a TI, através da visualização de indicadores que suportam os principais sistemas, em uma visão centralizada.

Neste artigo apresentaremos o case de gestão de TI da TNG. Você também pode assistir a gravação do webinar com a explicação detalhada:

 

O início do projeto

O gerenciamento de toda a infraestrutura incluindo redes, servidores e storages, além dos processos críticos ao negócio (aplicações das lojas, SITEF, entre outros) foi fundamental para a definição da solução. Outro fator crítico foi a visão em tempo real, apresentada em dashboards (painéis visuais), da integridade do CPD e da estrutura de comunicação de todas as 174 lojas. Isso possibilitaria uma rápida identificação de qualquer anomalia, com significativa redução no tempo de atendimento dos incidentes pela equipe de TI.

A implantação ficou a cargo da empresa Aquilatech, solutions partner da OpServices, e que é responsável por manter o gerenciamento de todo ambiente de TI e processos de monitoração atualizados, garantindo que todas as mudanças ocorridas no ambiente de TI estivessem sincronizadas com o OpMon. Esse serviço permite que os recursos humanos da equipe de TI da TNG estejam disponíveis para se concentrar no que realmente importa: as atividades estratégicas do dia a dia da empresa.

O processo de implantação contemplou 5 fases: planejamento, documentação, instalação, aplicações e métricas e conclusão (encerramento). Todas as etapas foram realizadas em 20 dias, em conjunto com as equipes da TNG, OpServices e Aquilatech.

Dashboard Sitef - Case de Sucesso TNG

Dashboard de disponibilidade de sistemas de pagamento

 

Principais benefícios da Governança de TI

Dentre os benefícios percebidos com a implantação do OpMon podemos mencionar a rápida identificação de problemas nas lojas e nos sistemas que afetam o negócio, a facilidade na troca de informações relacionadas à TI para desenvolver projetos, budgets, auditorias e novas demandas do negócio, bem como a criação de indicadores de TI para negociação com clientes internos e fornecedores. Além disso, o nível de confiança das áreas de negócio com relação a TI aumentaram significativamente, pois hoje não existem mais dúvidas sobre qual é o problema ou quem seria o responsável por ele. Na maioria dos casos, há uma comunicação sobre os incidentes/problemas com antecedência aos usuários de TI.

De acordo com Daniel Gallo, gerente de TI da TNG:

“A plataforma auxilia na governança de TI, permitindo de forma clara e objetiva gerir todos os ativos e serviços, facilitando as tomadas de decisão e o controle”.

Para os clientes, o principal benefício percebido foi a velocidade nas respostas da TI para as necessidades do negócio que, após a implantação do OpMon, aumentou sensivelmente. A equipe de TI deixou de perder tanto tempo tentando identificar os problemas, o que possibilitou a melhora da produtividade e o direcionamento do foco para as questões estratégicas, pois foram criadas notificações 24×7 de qualquer problema, acabando com as surpresas e as imprevisibilidades sem controle que ocorriam no ambiente.

Dashboard de Servidores - TNG

 

Aumento da maturidade de TI

Nos últimos anos, a TI da TNG atingiu um nível de maturidade que possibilitou a melhoria de diversos processos operacionais, tais como a definição de métricas e de indicadores que permitem a gestão estratégica da TI e a criação de relatórios mensais no OpMon que possibilitam o controle de contratos e de fornecedores.

No cenário atual do ambiente de TI, todos os recursos são utilizados de forma planejada, pois existe a informação de quando e onde se deve investir, com base em relatórios do OpMon. Isso gera, além da redução de custos, um aumento na produtividade com a melhoria do desempenho das aplicações, uma redução do tempo de identificação e maior rapidez na solução dos problemas, possibilitando produzir mais com a mesma quantidade de recursos da equipe de TI.

 

Aumento da Produtividade

Ainda sobre a questão da produtividade, o número de ocorrências na estrutura de comunicação das lojas apresentou uma redução de mais de 50%. Também foi criada uma rotina de manutenções preventivas, com base nos indicadores definidos pela equipe, que, em alguns casos, tornam-se manutenções corretivas, evitando problemas futuros, tudo isso graças às informações disponibilizadas pelo OpMon.

Dashboard Datacenter - TNG

Dashboard de disponibilidade do Datacenter

 

Visão de Futuro

Sobre a visão de futuro do gerenciamento de TI da TNG, os próximos passos serão na direção de um aprimoramento do mapeamento dos processos críticos do negócio. A TI da TNG vive em um ambiente de mudanças constantes, seja disponibilizando novos sistemas ou novas aplicações e, para isso, necessita de um monitoramento constante de toda a sua infraestrutura.

 

Sobre a TNG

A TNG foi fundada em São Paulo no ano de 1984, com o slogan “Saia do Comum”. A marca de roupas surgiu com a proposta de mudar a ideia do guarda-roupa masculino. Após 15 anos de mercado e conceitualmente consolidada, surgiu uma nova necessidade e um desafio: comercializar a linha feminina em suas principais lojas. A TNG existe há 25 anos e possui um total de 174 lojas.

 

Sobre a OpServices

Desde 2003 no mercado de TI, a OpServices é uma empresa brasileira especializada em governança de TI e processos de negócios. A empresa é fabricante do OpMon, software de monitoramento de indicadores de infraestrutura de TI & Telecom. A solução é utilizada por centenas de empresas tanto no Brasil quanto no exterior.

 

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Catálogo de Dashboards

Através da nossa experiência com mapeamento de indicadores de negócio dos nossos clientes, construímos um catálogo com modelos de KPIs que podem ser gerenciados com o OpMon Dashboards. Clique para acessar o catálogo de dashboards.

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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