Menu
Contato Comercial

    Case Morefree

    Por: Pedro César Tebaldi Gomes em 04.01.2022
    case de business intelligence - morefree

    A Morefree, além de ser uma empresa especializada nos segmentos de varejo e meios de pagamento, possui uma plataforma tecnológica para gestão de crédito e serviços que concentra múltiplos serviços financeiros em um único lugar. Ela atende empresas que atuam com crédito, cartões de crédito ou qualquer tipo de meio de pagamento.

    Um dos principais diferenciais da empresa é fornecer o conhecimento em serviços financeiros, acumulado por seus fundadores ao longo dos anos, traduzido em tecnologias inovadoras que automatizam o processo de concessão de crédito e melhoram o poder de análise das transações realizadas. Isso permite que seus clientes possam mensurar as suas políticas de crédito, analisar se estas estão sendo eficazes e onde estão os maiores geradores de rentabilidade ou prejuízo para a empresa.

     

    A busca por uma consultoria de BI

    Entre os motivos que levaram a Morefree a buscar uma consultoria de BI estavam a necessidade de ajudar o dono do negócio (cliente e usuário da plataforma) a fazer gestão à vista da sua carteira de clientes; evitar que ele tenha que contratar um especialista de BI ou estatístico e fornecer “insights” sobre onde ele está ganhando ou perdendo dinheiro. Além disso, a Morefree buscava saber onde investir ou direcionar as ações comerciais com objetivo de gerar valor maior para a empresa e para seus clientes.

    A Morefree contratou a consultoria de BI da OpServices para aumentar seus investimentos em inovações aos seus clientes. Toda a implementação foi planejada com o intuito de repassar os “insights” gerados para as empresas usuárias da plataforma.

    A OpServices oferece serviços completos em consultoria, desenvolvimento, implementação e treinamento para inteligência de negócios. Um dos diferenciais do serviço é a consultoria administrativa que vai a fundo no negócio do cliente para sugerir melhorias em indicadores e gerar vantagens competitivas para a contratante. Além disso, os relatórios são construídos com um design que facilita a leitura dos dados, simplificando o entendimento das informações para todos os usuários envolvidos.

     

    O projeto de BI

    Os relatórios de BI desenvolvidos pela OpServices, em conjunto com a Morefree, passam por toda a jornada do cliente: desde a sua entrada, passando por suas características, como contrata (se é a curto prazo, longo prazo, se paga com atraso) e como se comporta em todo o ciclo (causando inadimplência ou não).

    Hoje, toda a cadeia de valor de serviços financeiros é analisada pela plataforma. Desde a entrada de uma nova proposta é possível identificar qual o perfil do cliente e se a proposta oferecida é de nível bom, médio ou ruim.

    De acordo com Marino Luís Finger, CEO da Morefree, “A grande maioria dos nossos clientes não possui um especialista de BI dentro de casa. Mas agora eles têm acesso a esse tipo de consultoria dentro da plataforma. Ou seja, qualquer negócio precisa ter indicadores que possam ser medidos ou verificados para tomar decisões com maior qualidade e agilidade. Além de olhar para o negócio e monitorá-lo, é preciso verificar onde estão os pontos de ganhos e onde estão as perdas. E hoje os nossos clientes não precisam contratar um especialista para realizar este tipo de análise, pois elas já vêm prontas”.

    Os dados sobre a qualidade da carteira de clientes dos serviços financeiros fornecem insumos para uma tomada de decisão mais embasada. Tudo isso é baseado em diversas combinações de dados, indo muito além do CPF Score tradicional que é oferecido pelo mercado. Dessa forma, o cliente entende onde está concentrada a inadimplência da sua carteira para definir a melhor estratégia.

     

    Relatório de BI para Serviços Financeiros

    Relatório de Propostas de crédito (Meramente Ilustrativo)

    Até o momento, entre entendimento de negócio, desenvolvimento e implantação, o projeto utilizou 200 horas de consultoria da OpServices e focou em três principais visões de relatórios: propostas, transações e carteira de clientes.

     

    Resultados alcançados

    Como resultado do trabalho, a Morefree está levando o conhecimento de anos de mercado de forma automatizada para os clientes da empresa com uma visão estratégica e com plataforma inovadora. Ou seja, o cliente da Morefree não precisa mais contratar um especialista em BI para analisar os dados da plataforma, pois isso já vem pronto, tornando-se um grande diferencial em relação aos concorrentes.

    Além disso, foram desenvolvidos relatórios que apresentam visões que agregam informações importantíssimas para embasar decisões. Uma delas apresenta os motivos da recusa de crédito, informando, por exemplo, se o score está abaixo do mínimo permitido, se os dados não estão congruentes, entre outros fatores de recusa.

    Relatório de BI para Serviços Financeiros

    Relatório de Motivos de não liberação de crédito (Meramente Ilustrativo)

    O desafio desse tipo de serviço financeiro é sempre aprovar o maior crédito possível com o menor risco. Para que isso possa ser realizado de maneira eficiente é preciso cruzar dados de diferentes fontes para antever se o cliente vai pagar ou não as parcelas, minimizando ao máximo o risco.

     

    Visão de futuro

    Como visão de futuro para o business intelligence implementado está o aprimoramento da informação que é repassada ao cliente, com adição de novas possibilidades de filtros e novas combinações de dados que vão aumentar ainda mais a eficiência da concessão de crédito. Outro ponto que a empresa busca é automatizar a identificação de problemas ou oportunidades a partir de machine learning.

    Para mais informações sobre a Morefree basta acessar o site www.morefree.com.br. Já para conhecer a Infox é possível acessar www.infoxnet.com.br

     

    Implementação e Consultoria em Business Intelligence - BI

    Se você deseja implementar ou aperfeiçoar um projeto de BI, conte com a gente! Temos desenvolvido projetos de implementação e consultoria de BI, utilizando o PowerBI. Caso tenha interesse, entre em contato com nossos especialistas. Estamos à disposição para te ajudar nessa missão de turbinar sua gestão por indicadores através da visualização de dados! 🚀

    Compartilhe:

    Posts Relacionados

    ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
    NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

    ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

    Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos