Klabin passa a monitorar sua infraestrutura de TI com o OpMon

Por: Pedro César Tebaldi Gomes em 02.09.2018
Case Klabin

A Klabin S/A é hoje a maior empresa exportadora de papéis do Brasil. Seu foco é na produção de celulose, embalagens de papelão e sacos industriais, além de comercializar madeira em toras. Conta com 18 unidades industriais, sendo 17 no Brasil, distribuídas por oito estados, e uma na Argentina.

Em 2014, a Klabin procurou alternativas para evoluir sua plataforma de monitoramento, buscando maior poder de automatização e notificação da monitoração, análise de impacto e visão centralizada dos indicadores de infraestrutura.

A plataforma que atingia todos os requisitou era o OpMon. Além disso, um dos diferenciais para bater o martelo na definição do projeto foi o know-how trazido pela OpServices, desenvolvedora da plataforma e que possuía uma grande experiência em projetos de monitoração para empresas de grande porte e infraestruturas complexas.

 

Requisitos do projeto:

  • Console Gráfica para administração da ferramenta;
  • Alertas de incidentes e notificações automáticas;
  • Gerenciamento de disponibilidade;
  • Análise de impacto;
  • Disponibilidade do ambiente em tempo real;
  • Visão Centralizada dos Indicadores de Infraestrutura;
  • Gerenciamento de capacidade (Capacity Planning);
  • Suporte local e em português.

 

Implementação

O processo de implementação durou cerca de três meses e envolveu a preparação do ambiente em datacenter HP, instalação e configuração da plataforma, migração e implantação do ambiente e o treinamento para as equipes de infraestrutura e NOC. Ao todo foram inseridos mais de 700 dispositivos ao monitoramento.

Após essa fase inicial, ocorreu a parametrização e ajustes de thresholds do ambiente e a criação de dashboards de topologia MPLS, links internet, causa raiz do serviço de TI faturamento, monitoramento SRP e monitoramento da infraestrutura em si.

 

 
Um dos diferenciais do projeto foi a monitoração da infraestrutura das antenas de rádio (Lithus), que são responsáveis pela comunicação e transferência de dados entre as unidades. Isso possibilitou que as equipes da Klabin pudessem atuar com maior agilidade na resolução dos problemas e garantir maior resiliência a problemas na comunicação das áreas florestais.

 

Resultados e Benefícios

Como resultados do projeto de monitoração a Klabin citou a maior facilidade para incluir um hosts/serviços no monitoramento em relação à ferramenta anterior, a eliminação dos falsos positivos, a notificação de alarmes por e-mail de forma automatizada, a identificação dos maiores geradores de incidentes do ambiente e o agendamento e envio automático de relatórios gerenciais por e-mail. Todo esse resultado é visualizado em dashboards que monitoram serviços de TI e infraestrutura.

Além disso, outros dois benefícios importantes foram a possibilidade de realizar o planejamento de capacidade com previsão futura de esgotamento de recursos e o monitoramento da experiência do usuário, com o desenvolvimento de robôs para simular o acesso aos sistemas da Klabin por usuários reais.

Recentemente foram agregados outros 600 dispositivos à monitoração, totalizando 1300 atualmente. E a Klabin está em vias de ter um novo OpMon para monitorar a fábrica do Paraná, que incluiria mais 1.200 hosts, entre eles elementos de IOT.

Cases de Sucesso

Conheça nossos estudos de casos de sucesso de monitoração de TI e de processos de negócio.

Conheça nossos Cases

Compartilhe:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos