Gestão de processos: dois modelos para utilizar na sua empresa!

Por: opservices em 26.10.2016

Agilizar a tomada de decisão por meio de informações confiáveis, acompanhar se o resultado esperado está sendo atingido, antever problemas e otimizar a operação é bastante coisa, não é mesmo? E essa é apenas uma parte da rotina de um bom gestor e sua equipe analítica. Mas não é necessário entrar em desespero, é possível cobrir todas essas frentes com uma boa gestão de processos. Confira!

 

 

O que é gestão de processos?

Gerenciamento de Processos é uma abordagem metodológica que auxilia na identificação, planejamento, execução, monitoramento, documentação e otimização de fluxos processuais que ajudam a empresa a atingir seus objetivos. Duas formas de obter os melhores resultados por meio dela são a implementação do monitoramento das atividades em tempo real e da gestão à vista.

 

Como funciona o monitoramento das atividades em tempo real?

Com o aumento da conectividade, o volume de informações disponíveis é cada vez maior, entretanto, mais difuso. Diferentes fontes reúnem dados processados e não processados, que podem ser úteis para os seus negócios: das planilhas do time de vendas ao sistema ERP. Isolados muitos desses dados parecem não ter grande importância, mas o cruzamento das informações contidas em cada é uma excelente fonte de insights e projeção de cenários. Monitorar as atividades de negócios significa essencialmente acompanhar os indicadores que podem melhorar o desempenho da empresa no curto prazo.

 

Dashboard BAM - Industria

Monitoramento de Atividades de um Processo Industrial.

 
Para automatizar alguns processos de uma gestão de alto nível é preciso configurar alarmes que são disparados quando as atividades de uma operação não estão atingindo os padrões mínimos exigidos pelo negócio. Exemplos disso podem ser vendas abaixo de esperado, tempo de atendiamento ao cliente acima dos níveis aceitáveis ou chamados em aberto sem resolução acima do SLA. Toda essa automação gera dados para facilitar a tomada de decisão imediata.

A velocidade do mundo conectado não dá espaço para que decisões sejam adiadas, assim, é importante centralizar os dados consolidados e monitorar as atividades em tempo real. Empresas passivas que esperam o problema acontecer tendem a ser eliminadas por aquelas que operam com inteligência e conseguem antever os passos do mercado ao usar métricas e indicadores a favor dos negócios.

 

O que é gestão à vista?

Muitas decisões são adiadas e problemas deixam de ser antecipados pelo simples fato de que os responsáveis não estão olhando para as métricas tanto quanto deveriam. A gestão à vista se apresenta como uma solução eficaz para evitar esses casos.

 

Dashboard de Atendimento

Dashboard de Gestão à Vista – Equipe de Atendimento.

 
A ideia é que você insira uma visualização ampla e de fácil interpretação dos indicadores que fique acessível para a toda a equipe. Dessa forma, os resultados alcançados e o que precisa ser melhorado estará sempre exposto por meio, por exemplo, de dashboards transmitidos em tempo real em telas de LCD. Dessa forma, os resultados esperados pelos gestores são visualizados também pelas suas equipes, que tendem a se comprometer mais com esse tipo de gestão.

 

Devo adotar a gestão de processos em minha empresa?

Você está plenamente satisfeito com os resultados, não tem nenhum interesse em descobrir como poderia aumentar a lucratividade e não deseja reduzir custos ao longo prazo por meio de novos e otimizados fluxos? Se você não é essa pessoa e acredita que sempre é possível evoluir para obter resultados ainda melhores, recomendamos que comece agora a testar um sistema de gestão de processos com monitoramento em tempo real e gestão à vista.

Siga estas dicas e prepare-se para aproveitar as novas oportunidades que surgirão. Uma empresa focada na experiência dos clientes obtém maior satisfação e melhor qualidade e velocidade na entrega. Uma solução que contempla tanto a monitoração de atividades de negócios como a gestão é vista é o FiveMetrics.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram

JUNTE-SE À NOSSA LISTA E RECEBA
OS NOSSOS CONTEÚDOS.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos