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Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 05.02.2016

BAM – Monitoramento das atividades de negócio

BAM – Monitoramento das atividades de negócio

De acordo com o Gartner, o Business Activity Monitoring (BAM), monitoramento das Atividades de Negócio descreve os processos e as tecnologias que melhoram a percepção de situação e permitem a análise de indicadores críticos de desempenho de negócios de uma empresa com base em dados em tempo real. O BAM é usado para melhorar a velocidade e a eficácia das operações de negócios, mantendo o controle do que está acontecendo e tornando os problemas visíveis.

Seu conceito pode ser implementado através de diversos tipos de ferramentas de software. Neste artigo mostraremos como pode ser feita essa implementação através do FiveMetrics, com dashboards de gestão à vista, e o que as empresas devem esperar ou como devem preparar para absorver essa tecnologia.

 
monitoramento das atividades de negócio

Acompanhamento de indicadores de vendas com dados de múltiplas fontes em tempo real

 
O Monitoramento de atividades de negócios (BAM) é o termo que define como podemos fornecer acesso em tempo real aos indicadores críticos de desempenho de negócios para aumentar a velocidade e a eficácia das operações de negócios.

Ao contrário de monitoramento em tempo real tradicional, o BAM vai buscar a informação em múltiplos sistemas de aplicação e também em outras fontes internas e externas, permitindo uma visão mais ampla e mais rica das atividades empresariais. Como tal, tende a ser uma extensão natural dos investimentos que as empresas estão fazendo na integração de aplicações em termos de visualização de dados.

Até agora, BAM é uma pequena parte da história da integração de aplicativos. O Gartner estima que um percentual muito pequeno do faturamento dos integradores pode ser efetivamente relacionado ao BAM, mesmo com seu crescimento acentuado nos últimos anos. Muitos deles ainda não possuem uma estratégia relacionada a isso.

O cenário do BAM até o final da última década é muito parecido com o do BPM no final dos anos 90, que passou da obscuridade para se tornar um dos pilares da integração de aplicativos, fusões, aquisições e novos desenvolvimentos no processo de condução do negócio, além, é claro, do seu foco em automação de processos.

O BAM nos próximos anos irá crescer exponencialmente para direcionar toda a integração de aplicações. Fornecedores dependerão destes sistemas para mostrar diferencial competitivo e, de acordo com o Gartner, o BAM é a próxima grande coisa que os fornecedores de integração de aplicações querem e precisam.

Apesar do seu grande potencial na integração de aplicativos, o BAM também abrange inteligência de negócios, rede e sistemas de gestão, visualização de dados e áreas afins, fortemente apoiado no lado de negócios da empresa.

 
Dashboard de varejo - vendas acumuladas

Dashboard vendas acumuladas por produto

 
Para a OpServices, o gerenciamento das atividades de negócios deve atuar como solução integradora de diferentes ecossistemas como: monitoramento de infraestrutura, enterprise resource planning (ERP), Business Proccess Management e Business Intelligence (BI), ferramenta que tradicionalmente serve às necessidades de informação da gestão.

Essa integração de diferentes ecossistemas se dará em forma de visualizações executivas para a tomada de decisões e notificações e alertas para acompanhamento de métricas ou identificação de causa-raiz de problemas. Entre os seus benefícios estão:

  • Apresentar indicadores de processos através de visão intuitiva;
  • Integrar informações sobre diversos sistemas e aplicações através de dashboards;
  • Reduzir custos operacionais;
  • Melhorar os desempenhos dos processos;
  • Reduzir a latência na tomada de decisão;
  • Fornecer embasamento para decisões operacionais e estratégicas.

 

Analisando as métricas certas!

Para criar um ambiente BAM eficaz não é necessário apenas ter a tecnologia e monitorar os processos certos. As empresas devem definir o conjunto correto de métricas, o que impedirá a sobrecarga de informação e reação exagerada para relatórios que não devem ser tratados como prioridade.

 

Desafios do BAM

Um dos grandes desafios do BAM é a integração entre os colaboradores da área de tecnologia e da área de negócios. Tradicionalmente, esses dois públicos sempre falaram “linguagens” diferentes. E mais, além disso, o conhecimento do negócio sempre esteve disperso entre os setores (recursos humanos, financeiro, administrativo, tecnologia, comercial e marketing, etc.). Portanto, criar uma linguagem visual e um framework para processos que permitam integrar diferentes aplicações de diferentes setores é uma tarefa que exige um esforço tanto dos fornecedores BAM como dos clientes que devem assumir a bandeira da monitoração de métricas de qualidade.

 
Dahsboard de Recursos Humanos

Dashboard com indicadores de RH com múltiplas fontes de dados

 

O mercado BAM

Existe uma sobreposição de mercados quando nos referimos ao monitoramento das atividades de negócio: Business Intelligence (BI) ou sistemas de visualização de dados, Gerenciamento de Sistemas de Rede (NSM) e Integração de Aplicações e Middleware (AIM). As empresas que se propõe a executar o Business Activity Monitoring devem desenvolver métodos para medir continuamente os resultados do negócio. Sem um foco contínuo, o projeto pode não justificar os investimentos realizados ou até cair em desuso pelos gestores e colaboradores das empresas.

As pequenas e médias empresas (SMBs) geralmente não têm a expertise in-house ou os recursos necessários para implementar adequadamente um projeto de BAM e são mais propensas a terceirizar esse tipo de operação. As grandes empresas normalmente têm os recursos, mas estão ainda mais abertas à ajuda externa por acharem que esse tipo de desenvolvimento tecnológico e conhecimento não está dentro das suas atividades-chave ou do seu core business. Logo, os prestadores de serviços externos são muitas vezes a escolha mais sábia para a maioria das empresas.

 

Visão centralizada do ecossistema de tecnologia

Com o aumento da complexidade das empresas e a sua busca por aumento de produtividade, elas necessitam cada vez mais sistematizar a automatizar seus processos através de softwares de gestão, business intelligence, enterprise resource planning (ERP), business process management (BPM), monitoramento de redes e sistemas, entre diversas outras aplicações.

O problema com o aumento progressivo da quantidade de sistemas é que eles geralmente funcionam de forma isolada, gerando informações que não são combinadas e analisadas em paralelo dentro deste ecossistema. A capacidade de integração de diferentes aplicações e apresentação das informações em dashboards pode ser uma grande vantagem para subsidiar a tomada de decisões.

 
Dashboard de ERP - Sistema SAP

Dashboard com a visão de indicadores do sistema SAP

 

Detecção de comportamentos inesperados ou fora dos limites estabelecidos

Uma das grandes vantagens de análise em tempo real das atividades de negócio é a possibilidade de configuração de limites esperados para que um processo seja executado de forma eficiente ou para que uma meta de uma área sejam atingida. A configuração de limtes, a partir dos objetivos organizacionais permitem a configuração de alarmes para que os rumos de um negócio sejam corrigidos no momento em que os problemas ocorrem e não através de uma visualização do passado, como é feito na maioria dos casos.

 

Automatização de Alertas SMS, E-mail, Abertura de chamados

A partir dos limites estabelecidos em um processo de negócio, é de boa prática automatizar a geração de alarmes para resolução de problemas ou ajuste de decisões estratégicas. Essa automação pode significar um envio de SMS, e-mail, abertura de chamados ou diversos outros tipos de notificações para agilizar as operações e ajustes de rumos nas estratégias das empresas.

 

Resumindo

O BAM oferece subsídios para tomadas de decisões em tempo real baseado em três pilares: (1) visualização de dados, (2) monitoramento de sistemas e (3) integração entre aplicações. O FiveMetrics, é claro, poderá contribuir dentro destes três pilares.

Monitoramento de processos de negócio

 
VEJA EXEMPLOS: DASHBOARDS COM O MONITORAMENTO DAS ATIVIDADES DE NEGÓCIO

A visualização de dados pode ser criada a partir dos dashboards customizáveis da solução. Os dados a serem apresentados são coletados pelo monitoramento de sistemas proativo, realizando checagens em tempo real. Já a integração de sistemas e aplicações pode ser alcançada pela flexibilidade e capacidade da plataforma de monitorar qualquer tipo de dispositivo ou aplicação que gere algum tipo de dado. Se é possível chegar à informação de alguma forma, é possível monitorar e apresentar ela em formato de tomada de decisões por meio de dashboards.

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atua há 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Também é responsável pela área de Business Intelligence da OpServices, que presta consultoria para médias e grandes empresas em todo o Brasil.

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